FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

RAIZ SOBRE PEDRA
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 10:54 pm    Assunto: RAIZ SOBRE PEDRA Responder com citação

Estas são duas tentativas que estou fa\endo já a alguns anos... Um ficus e uma primavera. Acho que teria de enterrar num vaso maior por um ano para que "colem" mais na pedra ...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Realmente, acho que precisam de mais um tempo em baixo da terra..
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Sergio,
belas plantas!!
Com relação à planta da direita:

1 - Nesse estilo sobre rocha, dificilmente se vê uma planta com tronco reto, porque é natural que ela sofreu a ação do vento, falta de nutrientes, etc... Não sei se ainda é possível, mas poderia imprimir algum movimento (mesmo que levemente) sinuoso ao tronco.
2 - Nesse estilo as raízes precisam estar agarradas à rocha, como as raízes de uma orquìdea se agarra à arvore. Você pode então passar uma borracha em volta delas.

Com relação à planta da esquerda; parece um Ficus benjamina variegata:

1 - A menos que pretenda um misto de raiz sobre rocha + varrido pelo vento (o que também ficaria muito bom a meu ver), poderia modelar como nesta modesta projeção:

Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

muito obrigado Edson , é exatamente isso que preciso . Voces são os primeiros a verem minhas plantas e sei que estão cheias de defeitos .. Com os conselhos de vcs espero conseguir melhora-las muito . Tempo e paciencia é o que não me falta , me falta exatamente isso .. conselhos e convivencia com outros .. muito obrigado .
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio, siga a dica da borracha que o Edson falou.
Complementando, eu aproveitava que ainda não está muito frio e colocava elas numa bacia no mínimo o dobro do espaço destes vasos, SEM podar raízes.
No estado em que as raízes estão acho que não precisam ser mais enterradas, apenas "apertadas" na rocha. Com o espaço maior para as raízes crescerem, em pouco tempo estarão bem "pegadas" na rocha.

Quanto as plantas o projeto para o Ficus está ótimo já a bouganville, eu deixaria aquele galho mais fino, baixo, a esquerda crescer livre e muito, conduzindo-o para baixo, ficaria um penjing bem maneiro.
Dá uma olhada, é mais ou menos isso:

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 9:19 am    Assunto: Responder com citação

No sub-forum Materias aqui no fórum tem uma matéria bem legal sobre como curvar troncos grossos dá uma olhada lá.
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Tiras de câmeras de pneu, muito BEM apertadas, use seu feeling para não esmagar, mas só assim para deixar mais firme e justas sem deixar asfixiado, mas tbm pode usar filme pvc, daqueles de cozinha, dá até para pôr um musgo ou areia entre o embrulho para aumentar a umidade e estimular mais raízes.

Bom trabalho até aqui, parabéns amigo, tenho observado suas plantas e seus trabalhos e vejo que é bem apaixonado, isso não é tudo mas é quase isso! Wink Confused

Abração,
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

SERGIO BONSAI
Gosto muito desse estilo. Suas plantas estão muito bonitas e se conseguir acertar os detalhes indicados pelo amigo edson0605 elas ficarão perfeitas.
Grande abraço
Rogério.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 20, 2009 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos , tentei seguir os conselhos dados e ficou assim .. que acham ..????
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 20, 2009 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 20, 2009 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho que ficou ótima Sergio, agora só dar tempo ao tempo!
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 12:57 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom Sérgio, aprovite para dar movimento no ápice. Parabéns.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 8:58 am    Assunto: ficus Responder com citação

ficou muito bom futuramente vai ficar lindo parabéns pelo trabalho
Marcos Takigawa

MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 5:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Sérgio show de bola tuas plantas, amigo seguinte estou começando agora nesta arte do bonsai e notei que estamos na mesma região e gostaria de te perguntar onde vc costuma adquirir suas mudas, tenho procurado e adquiri algumas no ceasa, mas há poucas opções lá...se puder me dar umas dicas agradeço muito!
Abraços!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2009 6:00 pm    Assunto: Responder com citação

Enviada: Ter Abr 21, 2009 5:36 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Olá, Sérgio show de bola tuas plantas, amigo seguinte estou começando agora nesta arte do bonsai e notei que estamos na mesma região e gostaria de te perguntar onde vc costuma adquirir suas mudas, tenho procurado e adquiri algumas no ceasa, mas há poucas opções lá...se puder me dar umas dicas agradeço muito!
Abraços!

Olá Marcos , prazer. Olha esse negócio de mudas é um problema , sempre que vou a sua cidade { 3 ou 4 vezes por mes} ando pelos viveiros e floriculturas a procura de alguma coisa , a maioria dos atendentes nem conhece a arte e me olha com desconfiança .. rssr.. :- Esse maluco fica olhando as raizes , os galhos , como se procurasse alguma coisa ... rsrsrs nem ligo e só compro quando me agrada . O problema maior é que só encontramos material muito jovem , com troncos finos { a não ser os buxinhos em forma de bola , que tem que ser destruidos para se começar um projeto ..} O que nos deixa sem opção ... No Vitória Regia em frente ao prudenshooping tem alguma coisa { mas o atendimento é pessimo .. minha impressão } .. tem que procurar agulha em palheiro ... As vezes compro arvores de ficus com 2..3 metros e corto com 20 cm de altura ...Os mais faceis de trabalhar no inicio são os ficus e os buxinhos .. Com o tempo passei a procurar em montes de entulhos na frente das casas, quando as possoas fazem podas nos jardins ou reforma nas casas , fique sempre de olho .. Nas casas de parentes tb sempre aparece alguma planta que esta no vaso a 20 anos ... com jeito ganhamos ou fazemos trocas por orquideas ... coisas assim ... Agora estou procurando tb na beira das estradas e margens dos rios ... onde tem uma moita estou de olho e quanto mais velha{ tronco grosso } melhor .. ... mas cuidado .. isso vicia ...mostre o que já tem ... e vamos manter contato...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: