Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
dusantos 1.o PASSO

Registrado: 10/03/07 Mensagens: 132 Localização: Belo Horizonte - MG
|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 1:29 pm Assunto: Umê |
|
|
Comprei esse Umê da Nipon Bonsai agora no inicio do ano.
Gostaria de sugestões?
Havia pensado em cortar logo acima da bifurcação e criar um novo ápice, já que conseguiria mais movimento.
 _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 2:30 pm Assunto: |
|
|
Sua idéia é boa...
Tomando como frente a penúltima foto, corte acima do primeiro galho à esquerda...
arame o primeiro galho da direita, o mais grosso, dê movimentos sinuosos a ele (esse será o primeiro galho, o mais grosso)....
Retire esses dois galhos mais finos primeiros à esquerda e arame o terceiro galho a esquerda (esse será o segundo galho)...
Escolhe um galho fino como novo ápice e corte o restante, a parte mais grossa que sobe à esquerda...
Logo terás um moyogi.
Consegui passar minha idéia?
Abraços |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 2:45 pm Assunto: |
|
|
Entendi sua idéia.
Será que tem alguém que consiga fazer uma projeção?
Será que é possível fazer alporquia no galho da direita que vai ser retirado? _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 2:48 pm Assunto: |
|
|
Desenhando acho que fica melhor... segue:
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 2:54 pm Assunto: |
|
|
Não conheço a espécie, se for o caso, creio que a alporquia seja uma boa, aproveitará a estrutura superior para uma nova planta!!! |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 2:57 pm Assunto: |
|
|
Na direita há dois galhos mais grossos, um que fica mais pra trás e mais pra baixo (foto 3), e aquele que você sugeriu (penúltima foto).
Retiro tb esse galho de trás?
E a alporquia é possível? _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 3:11 pm Assunto: |
|
|
A alltura do primeiro galho é fundamental para determinar a altura final da sua planta. É ele que irá determinar boa parte da estrutura da planta...
Você pode deixar o primeiro galho, o mais grosso, como de fundo... mas daí tem que ver com o pessoal mais experiente... por que não sei se o primeiro galho pode ser um galho de fundo...
Algo que poderia ser feito, é dar uma girada na planta, à partir da segunda foto, daí esse primeiro galho mais grosso da direita, o mais baixo, ficaria como o primeiro galho do bonsai, mas daí ele pode ficar muito baixo e comprometer o aspecto visual do conjunto...
Existe uma relação em porcentagem que os galhos devem ser posicionados em relação à altura da planta e a altura do galho anterior, não me lembro onde ví isso, mas lembro que é algo bem interessante... mas não me lembro onde ví essa matéria para poder postar aqui...
Vamos deixar essas críticas para os mais experientes... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 3:22 pm Assunto: |
|
|
Umê é uma espécie chata para trabalhar, lembro que o Hidaka fez uma demonstração na nipon falando especificamente da poda do umê...
E nem era muito a épocas e sim a maneira de cortar... é bom esperar que alguém com experiência com a espécie te dê algumas dicas antes de vc podar...
Talvez até perguntando para o próprio Tomio da Nipon.
Podando da maneira correta (que eu não me lembro com total certeza qual é), vai super-bem, se podar errado, tchau p/galho...
Espere um pouco... veja se alguém com experiência te dá algum toque... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
dusantos 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 3:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica FrK_leal, vou aguardar. Mesmo pq não estamos na época ideal para a poda e estilização. _________________ DuSantos - Bonsai Do |
|
|
 |
|