|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 11:28 pm Assunto: Buganville - Yamadory - Projeção |
|
|
Este é um yamadory de uma buganville realizado a aproximadamente um mes. a planta já apresenta varios brotos, apesar de estarmos entrando na estação fria aqui no RS.
O substrato é terra preta pura (eu sei q não é o mais correto), mas pretendo mudar o substrato já na primavera.
Como não tinha bacia nem vaso o grande o suficiente, usei a parte de cima de um som antigo, usei pedaços de acrilico para aprofundar o substrato.
O que vc faria com essa planta?
Eu havia pensado em cortar o tronco na primeira linha vermelha, usando o gallho q sai pela esquerda como tronco novo ( corte na segunda linha), e usando um dos brotos do galho para dar o movimento final (Linhas pretas)!
Ficando com um movimento mais ou menos como esse! (paint brush tosco)
detalhe da brotação! existe uma boa porção do tronco que está podre no topo. Estou evitando molhar o local e pretendo tratala com calda sulfocálcica após a poda (ou pasta selante?)
Obrigado |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 41 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 11:37 am Assunto: |
|
|
É mesmo um bom material. Parabéns...
E a sua idéia, é ótima, segue por esse caminho que vai ficar mto bom...
Mas agora, vc diz que fez o yamadori a um mês, esse tempo é mto curto p/confirmar se pegou ou não...tinha bastante raíz?
Não faça a troca de substrato na primavera, deixe ela se recuperar bem... Só se o seu "vaso" estiver mto capenga, vc tenta colocá-la em um bacia bem furada sem mexer no torrão...mas isso se tiver necessidade, senão deixe onde está...
A Bouganvillea tem raízes meio delicadas, às vezes a gente vê a brotação farta e acha que ela pegou bem, quando vai mexer põe tudo a perder por comprometer as frágeis raízes...
Paciência amigo, paciência...
Recomendo que tu arrume uma boa pasta selante, pois a cicatrização da primavera é uma M.... e ela tem a tendência de apodrecer a madeira mto rápido... Procure tb deixa a cicatriz da poda atrás pois a cicatrização não é boa...ou cogite a possibilidade de um shari ou urô p/disfarçar...
Mas parabéns, boa conicidade, porte e nebari...quem me dera eu com uma dessas... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
Markus,
Projeções são sempre válidas, mas nunca se pode contar com um galho que não existe. As projeções feitas em cima daquilo que já existe tem mais probalbilidade de se concretizar, então minha opinião é que você espere a brotação que virá, a aí sim começar a traçar os planos. Sua idéia é absolutamente válida, a única questão é que você esta contando com galhos que ainda não existem, mas vá em frente, aguarde a brotação. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 4:58 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus!
Vc tem nessa planta uma coisa muito importante e que está perfeito: Nebari!
Veja, para um moyogi, Shakan, vc deverá inclinar a planta, estragando o posicionamento desse belo nebari.
Tronco reto só serve para Chakkan ou Hokidachi.
Assim, se vc tirar totalmente no galho esquerdo e deixar somento o todo, poderá fazer um belíssimo Hokidachi.
Pelos menos eu faria assim, só que cada um é cada um, e as visões artísticas e gostos são diferentes.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 5:05 pm Assunto: |
|
|
Oi Markus
material de respeito este, parabéns
O melhor você já tem quase pronto, então agora é paciência e esperar a total recuperação da planta  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 8:56 pm Assunto: |
|
|
Pra falar a verdade, essa buganville tava planta no meio cacos de telha e ajulejos quebrados, não sei como ela cresceu tanto.
Ela tinha poucas raizes finas, tinha uma raiz grossa longa, que provavelmente se desenvolveu em algum lugar mais longe com maior suprimento de materia organica.
O bom disso é q fou facil tirar a planta, tirei algums cacos mais pesados e cortei a raiz grossa. Bastou puxar a muda do local!
Realmente pode ser que eu deva esperar mais um pouco para fazer o trasplante, pois a planta pode brotar, mas usando a "força do tronco" e acabar morrendo depois.
Foi pelo fato da planta estar num ambiente tão desfavoável que eu a coloquei na terra pura, pensando em ela ganhar alguma força com as
parcas raizes que esta dispunha!
PEnsei no moyogi pos poderia aproveitar o galho da esquerda para dar o movimento, e ja existe um broto da qual eu poderia me valer para fazer o novo ápice (voltando o tronco para a direita).
Será que eu não consigo estimular uma brotação no lado direito do tronco posicionando a planta de um modo que o sol atinja mais este lado (estimulando um fototropismo)?
Para um moyogi eu teria que inclinar a planta para a direita, podendo perder um pouco da beleza do nebari. Mas nãos ei se um tronco reto seria uma boa opção, pois a parte apodrecida do tronco desce do lado direito até a altura do galho da esquerda o mais para baixo.
Um chakan não ficaria meio sem graça????
Obrigado pessoal pelas dicas (cuidar no transplante cuidar com projeção com galhos q ainda não tenho)
Acho que vou coloca-la com o lado direito virado para o sol, tentando estimular a botação daquele lado (agora ela está na sombra ainda).
Se conseguir um galho alí........ moyogi, se não....... chakan!!!
Acho que era isso!
Abs |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 9:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Markus!
Vejo que vc faz boa análise da planta. Isso é bom pois se não analisarmos bem o que temos em mão, podemos fazer besteira e nos arrepender.
Já fiz muitas vezes isso. Hoje sou mais paciente. às vezes uma planta fica até 6 meses comigo até eu decidir o que fazer. De repente vem o Click!
Quando disse que tronco reto só serve para Chokkan e Hokidachi não quis dizer que Chokkan é a melhor opção. A melhor para planta como o Bougainvillea, com tronco reto, é Hokidachi. Chokkan só se fosse uma planta bem maior.
Esclarecido isso, e vc analisando bem, faça o que mais te agradar. Acima de qualquer regra técnica o que vale é o gosto pessoal.
Tenho planta que se colocar no fórum serei xingado (rsrsrsrs!) Mas, e daí, é o meu gosto!
Vai fundo e seja feliz!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Caro Eloi
Eu sou completamente aberto a sugestões e críticas!
Nào tenho muita esperiencia com a buganvile, talvez um chokan + shari seria uma opção viavel!
Vo botar mais umas fotos com a parte morta pra vc me dar mais sugestões!
obrigado! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 11:51 am Assunto: |
|
|
Markus!
Imagens falam melhor que palavras.
Busquei na Net 3 exemplos: Chokkan, Hokidachi e Moyogi.
Boa sorte!
abraço
CHOKKAN
HOKIDACHI
MOYOGI
 _________________ Elio
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 1:02 pm Assunto: |
|
|
De qualquer modo, um chokkan vai ficar dificil pq a parte de cima da planta está podre, portanto iria ficar com algum movimento lateral no tronco.
Acho q viavel é um hokidashi ou um informal mesmo!
Ou ainda uma madeira morta, quem sabe eu abro um rombo na lateral com a furadeira e micro retifica!
Quando possível envio as atualizações! |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 4:35 pm Assunto: QUE PLANTA |
|
|
ESSA PLANTA É MUITO LINDA,,,,O NEBARI ENTÃO NEM SE FALA....NA MINHA HUMILDE OPINIÃO,,,HOKIDASHI _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Sex Maio 08, 2009 6:28 pm Assunto: |
|
|
Markus, belo material, muito bom. Gosto muito de trabalhar com primaveras, o nebari desta planta ja esta pronto, se inclinar a planta
poderá ofuscar um pouco a beleza deste nebari, porisso sugiro também o hokidachi valeu!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 1:39 am Assunto: |
|
|
Beleza de material Markus, e muito boa tua análise.
Eu fico com a sgestão do Elio - Hokidashi. A árvore tá no 2º exmplo postado pelo Elio.
Outra coisa que feho com o Eio - deixa ela quieta e uma hora tu achas o caminho.
Dica: sabe aquelaraiz grossa que tu deixou por lá? Busca por a bouganville brota de raiz. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Ricardo: A raiz deve ter crescido por debaixo da casa, tinha espessura semelhante a um cano de meia polegada. A planta estava numa floreira cheia de cacos (tipico da minha vó), não tem como tirar a raiz!
Com a seca aqui no RS as flores das buganviles estão durando bastante!
Dá uma olhada nessa planta!
Abraços! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 11:17 pm Assunto: |
|
|
Que pena Markus... bem as folhas desta planta sumiram???????????
É so flor, parabens. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|