|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 11:02 pm Assunto: Diminuição de folhas |
|
|
Algum amigo ou amiga pode me ajudar ??????????
Quais as técnicas normais (???) sobre diminuição de folhas em bonsai ??
Há diferenciação ???
Sei que há tipos de calliandras que ao cortarmos as folhas ao meio, as que nascem, são menores. Disto tenho certeza e prática. São as calliandras rosas. As vermelhas... nem tentar. Mas e as outras plantas???
Gostaria da ajuda dos e das amigas foristas.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 2:31 pm Assunto: Re: Diminuição de folhas |
|
|
Olá amiga Angela,
Acredito que varie um pouco de planta para planta a diminuição de folhas, mas geralemente ela pode ser feita atraves da desfolha parcial ou total da planta. Minha Pitangueiras e Shefleras respondem muito bem à desfolha. Nas Pitangueiras faço desfolha total e nas Shefleras parcial. Os Acer tambem respondem muito bem à desfolha. Vamos aguardar mais respostas de nossos amigos, este é um assunto que interessa a muita gente aqui. T+ amigona.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Ago 01, 2005 12:21 am Assunto: |
|
|
Angela, pra diminuir o tamanho das folhas, eu costumo desfolhar minhas plantas, mantê-las ao sol (segundo eu li, as plantas na sombra tendem a ter folhas maiores) e usar um adubo mais pobre em Nitrogênio (tipo 04-14-08.
Eu tenho usado o Osmocote, mas já me disseram que ele tem uma percentagem de Hidrogênio mais alta (algo como 20-20-20), outra informação que eu li e gostaria que alguém que possua algo de mais concreto e técnico possa nos ajudar, é que o adubo Foliar da Biofert tb é carregado no Nitrogênio, favorecendo o crescimento da planta, bem como o crescimento das suas folhas, o que não seria interessante no nosso caso que é bonsai....
Beijos. |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Ago 01, 2005 8:00 pm Assunto: eu sei sim |
|
|
Oi gente Marcão-ilex-e Angela (meu vc é muito figura mesma vou rir muito no dia que te conhecer, tenho certeza) eu faço como a maioria faz mas tenho em mente o seguinte que se é pra diminuir o tamanho das folhas o certo é não adubar após a desfolha ( vale para caducas e coniferas tambem) Angela lembra do ipê amarelo que eu tinha lhe falado, pois é o danado ta com alguns botoes que se abrirem eu fotografo e se for o caso de não querer ficar sem adubar, faça então uma adubação com quimico ( pois o efeito passa mais rapido) dez dias antes de desfolhar depois como o marcos falou sol neles.  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|