FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sementes de Pthecollobium
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2005 12:50 am    Assunto: Sementes de Pthecollobium Responder com citação

Estou com várias sementes de Pthecollobium, alguém sabe qual a manheira certa de plantá-las?
Recentemente fiz uma experiência plantando umas 14 sementes e nenhuma germinou, depois plantei mais 16, dando uns cortes na casca, com o Alicate de corte lateral (Côncavo) e germinaram 2 sementes, uma está só um fiapinho e a outra já está com algumas folhinhas, com certeza essa pegou bem.
Mas essa média está muito baixa, gostaria de uma ajuda.
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 01, 2005 10:16 am    Assunto: Re: Sementes de Pthecollobium Responder com citação

Olá Marco,

É realmente esta muito baixa mesmo essa germinação, o jeito que eu plantei os meus nao teve muito segredo nao, eu so fiz a sementeira e afundei um pouco as sementes com os dedos, e em seguida joguei uma fina camada de substrato por cima delas. Germinou cerca de 90% das sementes. Agora nao sei a variedade da sua, mas a maioria é de facil germinação, a minha em especial é o Pithecolobium dulce ou Acácia Mineira (um dos varios nomes comuns). Mas quem realmente poderá te dar mais explicações é quem ja tem mais experiencia, pois a minha é muito pouca.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2005 12:42 pm    Assunto: Re: Sementes de Pthecollobium Responder com citação

Marco Nascimento escreveu:
Estou com várias sementes de Pthecollobium, alguém sabe qual a manheira certa de plantá-las?
Recentemente fiz uma experiência plantando umas 14 sementes e nenhuma germinou, depois plantei mais 16, dando uns cortes na casca, com o Alicate de corte lateral (Côncavo) e germinaram 2 sementes, uma está só um fiapinho e a outra já está com algumas folhinhas, com certeza essa pegou bem.
Mas essa média está muito baixa, gostaria de uma ajuda.
Um abração.

Oi Marco,

Aparentemente você fez tudo certinho.

No caso do Pithecolobium tortum, mais conhecido como "tataré", faço o seguinte:

1. Faço uma seleção das sementes colocando-as dentro de uma vasilha com água: as que boiarem eu descarto pois dificilmente germinarão.
2. Deixo as sementes de molho na água (pode ser a mesma utilizada anteriormente) por 24 horas.
3. Com um alicate para unhas dou um pequeno corte na casca. Isto ajuda muito no processo de germinação.
4. Encho a sementeira com um bom substrato (utilizo o Plantmax); faço pequenas covas com a ponta do dedo; coloco as sementes; cubro-as levemente e depois borrifo tudo com água.
5. A sementeira deve ficar em local protegido da luz solar direta e o substrato não deve ficar encharcado para não apodreecer as sementes.

Em poucos dias as sementes começarão a germinar (não se espante se isto ocorrer após 24 horas).

Um abraço,

Sergivaldo
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2005 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Ilex e Sergivaldo, tenho mais 2 dúvidas, as sementes têm que estar bem soltas dentro da casca que elas vêm? Essa época do ano seria boa pra plantá-las?
Um abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
SAMI KHOZAM
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 7:37 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marco, tudo bem?
Ouvi certa vez que o ideal é colher e plantar a semente
ainda verde. Tenho a impressão que foi com o Ronaldo de
Niteroi. De um alo pra ele.
Abraços
Sami
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 06, 2005 8:51 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marco,

No meu caso isso nao foi preciso nao. Aproveitando o topico, vou falar de uma experiencia que vi com arroz no Canal Rural. Nao sei se daria para aplicar à Arte Bonsai mas acredito que tudo deriva da experiencia ne? É o seguinte, para que o arroz germine mais rapido, cerca de 7 a 8 dias antes de colheitas rivais, eles utilizam o seguinte sistema.

Eles deixam o arroz de molho por volta de 32 a 36 horas dentro de agua comum. Após isso eles pegam tudo e colocam em um plastico preto, e fecham como se fosse tapete mas fechando todas as estremidades. O calor la dentro vai formar, tipo uma super estufa, mas que nao danificará as sementes, e em seguida depois de umas 42 horas por ai (varia, voce pode ir olhando), eles tiram as sementes e o que acontece? Elas estao Pré-Germinadas, depois é só jogar no solo e em um tempo muitoooo mais curto do que a concorrencia eles germinarão.

O que vocês acharam pessoal preciso da opnião de voces, será que seria possivel aplicar essa tecnica à Arte do Bonsai, acredito que para sementes que tem a germinação demorada se desse certo seria ótimo. Bem aguardo a resposta de vocês amigo. T+ povao.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2005 10:29 pm    Assunto: Responder com citação

Marco Nascimento escreveu:
Obrigado Ilex e Sergivaldo, tenho mais 2 dúvidas, as sementes têm que estar bem soltas dentro da casca que elas vêm? Essa época do ano seria boa pra plantá-las?
Um abração.

Olá Marco,

Não entendi muito bem o fato de "as sementes têm que estar bem soltas...".

Poderia explicar melhor?

Quanto à época, desde que as sementes estejam sadias, não vejo problema algum em semeá-las agora.

Um abração,

Sergivaldo
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2005 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Illex escreveu:
Olá Marco,

No meu caso isso nao foi preciso nao. Aproveitando o topico, vou falar de uma experiencia que vi com arroz no Canal Rural. Nao sei se daria para aplicar à Arte Bonsai mas acredito que tudo deriva da experiencia ne? É o seguinte, para que o arroz germine mais rapido, cerca de 7 a 8 dias antes de colheitas rivais, eles utilizam o seguinte sistema.

Eles deixam o arroz de molho por volta de 32 a 36 horas dentro de agua comum. Após isso eles pegam tudo e colocam em um plastico preto, e fecham como se fosse tapete mas fechando todas as estremidades. O calor la dentro vai formar, tipo uma super estufa, mas que nao danificará as sementes, e em seguida depois de umas 42 horas por ai (varia, voce pode ir olhando), eles tiram as sementes e o que acontece? Elas estao Pré-Germinadas, depois é só jogar no solo e em um tempo muitoooo mais curto do que a concorrencia eles germinarão.

O que vocês acharam pessoal preciso da opnião de voces, será que seria possivel aplicar essa tecnica à Arte do Bonsai, acredito que para sementes que tem a germinação demorada se desse certo seria ótimo. Bem aguardo a resposta de vocês amigo. T+ povao.

Abraços:

Illex

Illex,

Eu já procedi de modo muito parecido com o que você citou. A diferença é que não utilizei um plástico preto mas sim, uma sacola plástica totalmente transparente envolvendo a sementeira. Neste caso, sopro a boca da sacola de modo a formar um balão e depois a amarro.

Posso de garantir que, para muitas espécies, funciona muito bem.

Um abração,

SErgivaldo
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2005 8:09 am    Assunto: Responder com citação

passe as sementes de pitheco numa lixa de unha, depois coloque -as na água da noite pro dia, é assim que eu faço.

ao passar a lixa na semente, permite que entre água dentro dela, com isso inicia o processo de germinação.

abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: