FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus mamê
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 31, 2009 4:35 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Felipe, a quantidade de substrato não interfere na relação de crescimento/engrossamento/desenvolvimento da planta. O que ocorre é que a falta de adubação ou a adubação reduzida é quem prejudica esse processo. Shocked

Tenho em meu viveiro ótimos mame de ficus, em que a quantidade de substrato é minima, mas em compensação, a adubação é intensa, visando favorecer a brotação com força total. Algo que pode ajudar ainda mais é proteger o tachiagari com um saco plastico, tomando antes a precaução de envolver essa parte da planta com musgo esfagno previamente umedecido com hormonio enraizante. Ao colocar o plástico, cria-se uma micro clima de estufa, que irá propiciar o desenvolvimento de raízes aereas, que são justamente o grande atrativo de um ficus, tenha ele o tamanho que for. Very Happy

Um adubo excelente que recentemente tive a oportunidade de conhecer e adotar, principalmente para uso em plantas shohin, mame e mini, é o Fosway. Ele é incolor e inodoro, sendo que costumo diluir uma tampinha para cada 10 litros de agua, e depois aplicar essa mistura com um borrifador diretamente no tronco, galhos e folhas. Despejo, tambem, meio copo da mistura no próprio solo do bonsai, sendo que todo esse processo só será necessário repetir após 90 dias. Very Happy

A vantagem desse adubo é que não causa mau cheiro ou odor forte, como outros orgânicos difundidos aqui no forum, costumam fazer. Very Happy

Eis o frasco de 500 ml:

E o site que o comercializa:

https://agrosul.lojapronta.net/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=marca&codigo_marca=19

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 31, 2009 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Nick....sempre olhei para este adubo, mas nunca me atrevi a usa-lo, acho que foi pelo fato de nunca conhecer alguem que já o usou....na verdade tomei uma ré em minhha plantas....deve tyer sido pelo BioFish...estava usando ele junto com a dobradinha TM + FO aliada a cinza de madeira. Antigamente utilizava o BioFert Plus e minhas plantas sempre estavam saudaveis....vou tentar utilizar este recomendado pelo amigo.

valeu.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 01, 2009 8:29 am    Assunto: Responder com citação

ficou muito legal seu ficus , com as devidas mudanças , estara bem adiantado e vc podera voltar pra aquele outro vaso .

parabens.
LG
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jun 13, 2009 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Para mim está perfeito este mame. Como se trata de um ficus em pouco tempo voce consegue o resultado que quiser, pois é uma planta que responde muito bem e rapido. O primeiro vaso era bem mais bonito, mas se acha que a troca era necessaria então fez bem.

Gostei muito da sua planta, coincidentemente há poucas horas comprei um também (ficus) que espero deixar no menor tamanho possivel.

Abraçs!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: