FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Areia certa ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio M.M. Torres

MensagemEnviada: Sex Maio 25, 2007 11:36 pm    Assunto: Areia certa ? Responder com citação

Estou repetindo a pergunta pq a anterior parece que ñ foi registrada.Estou usando areia lavada de embosso para fazer a mistura do substrato.Acontece que noto que a areia de embosso, dessas de obras, tem uma espécie de argila misturada a ela que ao ser lavada com água,sai um líquido esbranquiçado dela e parece fazer o substrato mais duro e impermeável. Misturo à terra vegetal e pedrisco, mas tenho dúvidas sobre a areia.Conheço um lugar aqui no Estado do Rio, Itaipuaçu, que tem uma areia mto boa apesar de ser de mar por que é fácil de ser lavada pois os seus grãos são grandes e são de sílica quase pura.Poderia ser usada tb ? Grande abraço !
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 7:33 am    Assunto: Responder com citação

Se você retirar toda essa argila que vem com a areia de embosso poderá usar sem problemas. Areia do mar não sei o que te dizer.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 8:52 am    Assunto: Responder com citação

Salve amigos,

eu estou utilizando areia de cachoeira, o legal dela é que não preciso colocar matéria orgânica, piis já vem junto.
areia de praia nunca utilizar...ela é salgada.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 26, 2007 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

Sérgio,

qdo vc comprar areia de construção, cuidado para não comprar a argamassa, que é a areia com o cal juntos, prontos para a mistura com o cimento, fazer a massa utilizada para construção, que pela água branca q vc diz sair da lavação, acho que deva ser.

Compre areia pura, da média, em casa de construções mesmo, se vc colocar com cal, meu amigo...

A areia do mar, é discutível, tvz se deixar de molho por um dia na água doce depois de lavar muito, creio q tire sua salinidade, pode ser...vamos esperar outras opiniões pois isso eu nunca usei, o Felipe deu uma boa idéia, se vc tiver um rio ou riacho perto de casa, pode coletar um pouco e lavar bem também! Cuidado para n ocasionar erosão! Laughing

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jun 18, 2009 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Vou tentar com areia da praia... vou tentar lavar vários dias em água corrente, deixando de molho durante a noite. Vou coletar a areia mais próxima do calçadão (e longe do banho de mar), próximo à vegetação local. Vamos ver se funciona!

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Lúcio Manoel Picanço
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jun 21, 2009 10:54 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigos,
A areia da praia não serve para colocar nos vasos.
Pegue ela com a mão e vocês vão perceber que as pedrinhas são roliças, polidas pelo mar. A colocação de areia nos vasos é feita para melhorar o enraizamento da planta. A areia de rio pegue também na mão e vão ver que as pedrinhas são ásperas, assim quando uma raiz encontrar uma dessas pedrinhas, pela aspereza, elas irão se dividir, e assim por diante.
Esse é o motivo de colocarmos areia de rio grossa. Eu uso areia coletada por mim em um riacho perto de casa, deixo secar e depois passo por uma peneira, que aqui chamam de canjiquinha. Observem que o rio que vá coletar a areia não seja poluído, isso é muito importante, pois essa areia não serve também.
A areia que o colega talvez tenha adquirido seja de Itaguaí, é uma areia de água salobra e que contem muita tabatinga. Já usei e não serve, a planta não se dá bem.
Sucesso com a areia
Lúcio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
jcmorosky
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jun 22, 2009 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Lúcio Manoel Picanço escreveu:
Oi amigos,
A areia da praia não serve para colocar nos vasos.
Pegue ela com a mão e vocês vão perceber que as pedrinhas são roliças, polidas pelo mar.

Bom saber! Assim nem me dou ao trabalho!

Obrigado!

Forte abraço a todos.

Julio Cesar Morosky Filho
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: