FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro negro..(atualizado em 25.01.13)
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 8:30 pm    Assunto: Pinheiro negro..(atualizado em 25.01.13) Responder com citação

Pessoal........o que faço com esse PN??

Preciso de muitas sugestões!!

Aquele toquinho de galho que aparece debaixo do arame de aluminio é só um toquinho que sobrou de uma poda. A parte verde que está acima vem toda do galho à direita. Esse galho tem toda extensão do arame de aluminio. A parte mais abundante do verde vem de 3 galhos à esquerda
um abraço


_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7


Editado pela última vez por Elio em Sex Jan 25, 2013 9:04 pm; num total de 4 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 27/03/09
Idade: 42
Mensagens: 658
Localização: VALPARAISO DE GOIAS-GO

MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 9:21 pm    Assunto: Re: Pinheiro negro.........o que faço? Responder com citação

ola amigo elio

venho aqui umildimente ti montrar esse pinheiro literati bunjingi...


_________________
QUANDO A ULTIMA ARVORE TIVER CAIDO QUANDO O ULTIMO RIO TIVER CECADO E O ULTIMO PEIXE FOR PESCADO AI VAMOS VER QUE NAO PODEMOS COMER DINHEIRO...
http://www.brasiliabonsaiclube.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Sáb Jun 27, 2009 1:50 am    Assunto: Responder com citação

Puxa Elio, que planta desafiadora!
Você poderia postar outras fotos, de cima, das costas?
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 20/03/08
Mensagens: 935
Localização: São Paulo-SP

MensagemEnviada: Sáb Jun 27, 2009 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Elio seria bom ver outras fotos, mas eu vejo 3 opções:

a- Um literati (opção mais fácil)

b- Tentar uma alporquia para eliminar esse tronco longo e fino e recomeçar toda a planta em algum outro estilo(não sei se é fácil de fazer alporquia em PN, acho que não deve ser tão simples)

c- "Entortar" o tronco com movimentos mais sinuosos para reduzir a altura; baixar totalmente os galhos que formam a copa, ramificar e triangular (ficaria uma copa "caída" para o lado esquerdo da planta); e deixar aquele galho da direita como galho de sacrifício para engrossar o tronco por longos e longos anos... Rolling Eyes .

Será um bom desafio, espero que de para entender o que eu quis dizer no item "c".

Boa sorte, um abraço!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sáb Jun 27, 2009 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Black!

Valeu pela amostra de um literati. É o que estou buscando: modelos!

Marco e Ricardo!

Irei tirar fotos dos detalhes da planta para melhor avaliação.

Marco, entendi o que vc colocou no item "c".

Minha opção, por enquanto é um literati. A dúvida é como fazer a copa. Tenho algumas idéias mas gostaria da opinião de mais colegas para exaurir as opções.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/07/06
Idade: 44
Mensagens: 815
Localização: Rio de Janeiro, RJ

MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 12:45 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Elio!!!

O que vc acha de um literati como se ficase tipo um ``U`` invertido? com a copa mais baixa?



_________________
Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo!
Se eu usar o galho da direita, dá pra fazer!
Abaixo mais fotos em detalhes.

Detalhe do tronco defeituoso


Vista de cima


Vista posterior

_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/06/09
Idade: 39
Mensagens: 324
Localização: Ilópolis-RS

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 3:08 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, parabéns pela planta. Desafio e tanto, hein?
Minha idéia segue a linha do Literati:
1º - Deixaria o tronco mais tortuoso, como comentaram.
2º - Com o galho da direita, lá da primeira foto, baixaria ele para formar a copa (como na foto de Rodrigo)
3º - Jin com os falhos restantes.

Como disse, é desafiador, mas....nessa arte alguém quer algo fácil???????
Tenha boa sorte e seja iluminado com uma possível modificação!
_________________
Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Andrei
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 10/05/06
Idade: 42
Mensagens: 138
Localização: Aracaju

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 6:05 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, gostei dos exemplos que o Rodrigo postou, vejo que o caminho mais
aparente para tua planta é o literati, ela tem as ramificações muito altas.

Abraço, Andrei Brum.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
rodrigo kafski



Registrado: 25/06/09
Idade: 42
Mensagens: 1
Localização: Sapucaia do Sul-RS

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

estou iniciando hoje no fórum, mas acredito que a correção da altura seja o maior desafio. boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 15/03/07
Mensagens: 936
Localização: brasilia df

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

com certeza aquela foto que o black colocou acho que vc deveria ir pra aquele lado acho que ficaria otíma.
_________________
Se creres verás a glória de Deus.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 1:15 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Elio...

Eu tentei algumas vezes "palpitar" sobre seu PN mas, é muito estranho... eu consigo ver todas as fotos que foram postadas como sugestões pelos colegas... mas nao consigo ver nenhuma foto do seu PN !!!... Confused

Talvez seja alguma restrição do meu servidor, que restringe entrada de arquivos muito pesados!... será isso???... Confused

Vou continuar tentando, mesmo em outro computador... Tô curioso prá ver seu pinheiro e, quem sabe..... dar uns pitaquinhos!!!... Rolling Eyes

Grande abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 2:43 pm    Assunto: Responder com citação

Charles escreveu:
Grande Elio...

Eu tentei algumas vezes "palpitar" sobre seu PN mas, é muito estranho... eu consigo ver todas as fotos que foram postadas como sugestões pelos colegas... mas nao consigo ver nenhuma foto do seu PN !!!... Confused

Talvez seja alguma restrição do meu servidor, que restringe entrada de arquivos muito pesados!... será isso???... Confused

Vou continuar tentando, mesmo em outro computador... Tô curioso prá ver seu pinheiro e, quem sabe..... dar uns pitaquinhos!!!... Rolling Eyes

Grande abraço,
Charles




Olá Charles!

Estranho que vc não possa ver!
Os outros estão vendo......rsrsrs!
Não creio por ser fotos pesadas. Estão com 200 kb.
Mas, não desista. Tua opinião é importante para mim, assim como as dos demais.

abração
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Elio...

O problema foi mesmo algum filtro de arquivos que, por algum motivo, não me deixou abrir suas fotos no computador da empresa, mas aqui em casa abre... Rolling Eyes Wink

Eu acho que seu PN pode virar um bunjing bem legal e, só como referência, coloco aqui um desenho do Naka, que escaneei do Bonsai Techniques II dele...


Sei que vou forçar bastante a barra, mas vou tentar fazer algumas associações que enxerguei entre seu PN e o desenho do Naka... Rolling Eyes
Claro que os pontos aos quais me refiro em cada planta não seguem as mesmas proporções ou distâncias... mas juro que enxerguei correlações possíveis... Rolling Eyes Wink

1) onde há aquele jin (único) no desenho, eu vejo aquele 1o. galho do seu PN, nascendo a direita e aramado virando à esquerda. Este galho poderia, então, ser transformado num jin, não tão curto como o do desenho, por ser mais fino... Rolling Eyes

2) o 1o. galho à esquerda no desenho, seria também o 1o. galho à esquerda do seu PN, considerando que o 1o. a direita virou jin... Rolling Eyes

3) o 2o. galho à direita no desenho, corresponderia ao galho do seu PN que, na foto onde vemos seu PN de cima, ele aparece logo acima da ponta esquerda do arame de aluminio... Rolling Eyes

4) a sequência do tronco no desenho, de onde sai mais um galho para a esquerda que desce sinuoso e, finalmete, a parte que sobe definindo o ápice, seriam formados com aquele galho no seu PN que nasce exatamente na parte inferior da ponta esquerda do arame de alumínio... (lá estào os 2 galhos, tanto o que sairá para a esquerda como o que seguirá para cima definindo o ápice do PN)... !!!... Rolling Eyes Wink

Como disse Elio, realmente enxerguei as relações entre cada um dos galhos, embora os movimentos, tamanhos e proporções sejam diferentes... Rolling Eyes

Acho ainda que, a inclinação do seu PN deverá ser revista, caso siga este caminho, mas penso que seria mais fácil enxergar esta inclinação depois de feitas as aramações... : Rolling Eyes

Outro detalhe.... o tronco do desenho representa uma árvore com bastante idade e casca com muita textura. Seu PN sendo mais jovem, tem a casca ainda lisa e com curvas mais suaves...
Assim, penso que, a partir do jin do seu 1o. galho, poderia descer um shari, com um certo desnho sinuoso, se prolongando até próximo da base, porém, bem acima do substrato... Com isso, talvez se consiga quebrar um pouco a "monotonia" do tronco... Rolling Eyes

Aquele toquinho que voce cita no seu PN deveria também virar jin, este sim, bem curtinho... Rolling Eyes

Finalmente, vejo que no tronco do seu PN, pouco acima do galho que viraria jin, há um pequeno aumento da grossura do tronco, provavelmente resultado de um galho que existia e foi podado...
Esta calosidade, que provoca a sensação de conicidade inversa neste ponto, poderia ser incorporado ao shari que sugeri que, assim, subiria um pouco acima do galho que virou jin....
Se voce fizer isto, poderá com um dremmel, minimizar esta calosidade e seu efeito negativo... Rolling Eyes Rolling Eyes

Bem Elio... a "viagem" foi longa... mas desconfio mesmo que possa ser aplicada ao seu PN... Rolling Eyes Laughing

Um grande abraço... e boa sorte.... Wink
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Charles!

Antes de mais nada, obrigado por perder tempo estudando minha planta.

Entendi bem teu raciocínio.

Estou entre 2 opções.

1. A proposta do Rodrigo, fazendo um "U" invertido Seria um literati mais baixo e por isso mesmo com bem menos massa verde. Mais fácil e ficaria muito bom.

2. A tua proposta, que por sinal se assemelha à imagem colocada pelo amigo Black, me dá condições de aproveitar mais massa verde e, jogando pra cima, fazer uma planta mais alta. Creio que com uma leve inclinada para a direita para poder colocar a copa mais em pé, toda a ramificação do lado esquerdo poderá ser aproveitada.
A idéia de fazer um shari aproveitando para desbastar o tronco entre o toquinho e o galho da direita me dá a solução que eu não tava encontrando, que é aquela engrossada no tronco junto ao toquinho.

Vocês me deram um nó na cabeça para eu desfazer nesse final de semana. Desfazer o nó, porque meter a mão na massa só semana que vem.
Mais uma vez obrigadão, Charles.

Bom final de semana a todos que opinaram no meu post.
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil