|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 10:51 pm Assunto: Areia grossa: funções e propriedades |
|
|
Olá, pessoal, alguém poderia me esclarecer as funções e as propriedades da areia grossa?
itamar nobre |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Ago 04, 2005 8:09 am Assunto: Re: Areia grossa: funções e propriedades |
|
|
Oi Itamar, tudo bem?
Quanto a propriededades, pode-se dizer qua a areia grossa é praticamente inerte.
Suas principais funções são:
1- permitir uma boa drenagem,
2- dar boa sustentação à planta, devido ao peso da areia grossa
Quando se fala em areia grossa é importante lembrar que:
- não pode ser usada areia de praia, devido ao sal,
- "grossa" significa granulação mínima de 2mm (eu uso entre 3 e 5mm)
Outro ponto importante:
De nada adianta usar areia grossa ou pedrisco com granulação correta, e se misturar no substrato outros ingredientes com granulação muito fina, por exemplo, humus de minhoca, terra comum (de jardim). Estes ingredientes finos irão prejudicar a drenagem, independentemente da areia grossa.
Por outro lado, desde que voce esteja atento à rega e adubação, a areia grossa (ou pedrisco) pode ser usado como único substrato para muitas plantas, pricipalmente coníferas. Neste caso, não devem ser usados vasos muito rasos, pois a evaporação seria muito rapida.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2005 9:34 pm Assunto: |
|
|
Ok, Charles, até aí tudo bem. Mas se a areia grossa é " praticamente inerte", como a planta vai se sustentar? pois pressupõe-se que esse tipo de susbtrato não possui nutrientes ou como a areia vai favorece a criação de raízes novas? Deculpe-me ainsistência, mas preciso compreender.
itamar |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Ago 04, 2005 10:43 pm Assunto: |
|
|
Oi Itamar !!!!!!
Muito interessante a aula do amigo Charles !!! Que está de parabéns !!!
Quando falamos sempre em areia, nunca devemos nos esquecer da função da adubação. Se a areia não possui nutrientes, os adubos possuem... mesmo que coloquemos plantas para serem enraizadas apenas em areia ou pedriscos, nunca esquecemos de manter uma adubação forte e correta.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Ago 05, 2005 8:47 am Assunto: |
|
|
Oi Itamar...
Acho que não fui bem claro quando falei em sustentação. Vou tentar ilustrar.
- Apenas como teste, já plantei alguns bonsai em substratos com apenas um ingrediente.
Um deles foi a argila expandida granulada.
O enraizamento e desenvolvimento geral da planta foi ótimo.
Adubava mensalmente com adubo organico e ainda intercalava as vezes com adubo quimico liquido, bastante diluído.
O problema foi exatamente a "falta de sustentação", ou seja, ao retirar o arame de fixação do bonsai ao vaso, a planta se mostrou completamente "solta". Ao testar a fixação das raízes, a árvore sairia facilmente, devido à "leveza" da argila expandida. Sem amarração e com vento forte, o bonsai poderia ser arrancado do vaso.
O outro teste foi idêntico, apenas trocando a argila pelo pedrisco.
O resultado foi muito parecido, exceto pelo fato da planta se mostrar firme no substrato de pedrisco.
Em resumo, ao falar sustentação, me referi ao sentido físico de suportar (fixar) o bonsai com segurança no vaso e substrato.
A sustentação no sentido de alimentação é que deve ser bem adequado com abubação, pelo fato do pedrisco ou argila expandida serem inertes, pobres...
De qualquer forma, falei apenas em testes que fiz.
No seu clima, recomendo adicionar alguma matéria orgânica no substrato para reter mais umidade. E não descuide da adubação.
Se ficou duvida, voltamos a falar... sem problema algum!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 05, 2005 2:34 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal. Depois de muito bater cabeça compreendi alguns outros detalhes acerca do uso da areia grossa. Em primeiro lugar me ensinaram que as plantas precisam ao mesmo tempo de água e oxigenio para desenvolver as raizes. Os espaços entre os graos permitem o acumulo de água na proporçao necessaria para que esses dois elementos estejam presentes na medida certa. É como se você colocasse um pouco de água entre os dedos polegar e indicador e os abrisse apenas o suficiente para manter o pingo entre eles. AGora, imagina isso multiplicado pelos graos de areia no substrato. O pó da terra até poderia manter a agua por algum tempo mas cadê o espaço vazio, para garantir o oxigenio?
Quanto ao fato da falta de nutrientes no inicio do enraizamento (considerando que posteriormente vamos aduba-la) meu irmao estava filosofando sobre o assunto e eu achei legal a compreensao dele. Para ele justamente a falta de nutrientes pode ajudar a planta a desenvolver mais raizes em busca da sobrevivencia. Mais raizes, mais possibilidade de encontrar e absorver nutrientes. Entao a ela "prioriza" o desenvolvimento radicular, jogando para ele toda a sua energia. Em condiçoes normais na natureza a falta deles poderia levar a planta à morte, mas no nosso caso estaremos ali só esperando o momento certo para colocar os nutrientes que elas precisam. |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 05, 2005 11:53 pm Assunto: |
|
|
Esclarecido, gente boa.
abraços a todos
itamar nobre |
|
|
 |
fabiopl
Registrado: 03/08/05 Mensagens: 26 Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG
|
Enviada: Seg Ago 08, 2005 12:52 pm Assunto: |
|
|
pjjjjjj |
|
|
 |
Guga 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 19, 2005 5:21 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Eu misturo humos com areia grossa na propoção de 5:1, acho que é isso, faço mais no visual... rsrsrsrsrsrs, geralmente ponho a mistura no fundo do vaso de educação e por cima só areia grossa, isso depende da planta.
E tenho mistura que compro já pronta no Aldeia Bonsai com Rejane que por sinal é otima e as plantas gostam muito e com boa drenagem, propaganda, hihihihi!! foi maus!!! rsrsrsrsrsrs...
Como moro em apartamento não tenho como fazer testes com misturas.
Abraços, _________________ Gustavo Almeida.
"Associação de Bonsai de Pernambuco" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|