|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 10:12 am Assunto: |
|
|
Menina Ângela...
É bom demais ler seus comentários e saber que te tenho como fã!!!.. valeu demais!...
Na verdade Ângela, acho que esconder informações sobre nossos trabalhos (e ínfimos conhecimentos...) seria de uma miopia ímpar ....
Há muitos anos eu comecei a me dar conta do quanto EU aprendo quando partilho com os colegas meus erros e acertos!!!... Muito mais que ensinar, eu aprendo, com essas trocas todas que acontecem e, principalmente, sabendo como outros olhos enxergam aquilo que fiz...!!!!
Muito ao contrário, diria que, no momento em que começarmos "esconder o jogo", tentando preservar apenas para nós mesmos nossos pequenos segredinhos... estaremos neste exato momento, garantindo a estagnaçao do nosso desenvolvimento...
Deixando de lado esse blá-blá-blá todo... e indo no popular... é gostoso prá caramba trocar essas figurinhas com os colegas...
Beijo,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Sex Jul 03, 2009 10:44 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jul 02, 2009 11:53 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Tô FALANO !!!!!!!!! (BORDÃO DO ZORRA TOTAL), o homem é de uma humildade de fazer inveja a muita gente que se diz mestre.
Charles - MEU GAROTO - quando vejo que existe uma postagem sua, vou logo vê-la porque sei que terei uma aula grátis de bonsai.
Mais uma vez parabéns !!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 41 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 8:37 am Assunto: |
|
|
Isso é verdadeira EVOLUÇÂO.
Parabéns Charles, teve uma visão fantástica.
Só uma dúvida.....por que colar a pedra??? _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 10:42 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Menina Ângela !!!.... você é uma figurinha carimbada... daquelas raras mesmo, sabia???....
Suas colocações, recheadas de exageros e humor são únicas!!!...
Mas também... muito gostosas e gratificantes de se ler !!!...
Valeu muito!!!......
Ramon... legal que voce tenha gostado!!!... valeu...
Preferi colar a pedra basicamente por 2 motivos:
1) garantir que ela fique exatamente onde quero, mesmo nos replantios..
2) tentar facilitar (não garantir) que, estando a pedra firmemente encostada no tronco, se forme uma calosidade natural da cicatrização do tronco em torno da pedra. Para que isso aconteça, antes de colar a pedra eu retirei a casca do tronco, tentando acompanhar toda a linha de contato do tronco com a pedra !... Se vai funcionar... só tempo dirá...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 4:38 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - não expresso nenhum exagero a seu respeito, é pura realidade.
Sua resposta com relação a colocação da pedra, foi mais uma aula.
Sói uma perguntinha, no replantio, vovê percebeu que a pedra está firme no tonco ? Ou seja, já faz parte da mesma ??? _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 4:48 pm Assunto: |
|
|
proibido o têrmo Charles!!! ficou 10 camarada! estou iniciando nessa arte irmão, mas não precisa ser muito experiente pra ver o resultado que vc deu a esta caliandra!
Parabéns camarada
Alexandre |
|
|
 |
Lucio Nunes Valente
|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 5:05 pm Assunto: |
|
|
Sou colecionador dos seus "tópicos", copio tudo e guardo, são verdadeiras aulas. Às vezes fico "caçando" seus trabalhos no fórum.
A Caliandra está sensacional e inclusive tenho essa matéria salva há um tempo. Queria saber em quais épocas vc desfolha, se é importante estar calor para a realização desse trabalho e se poderia ser feito com a ponta dos dedos ou com um desfolhador. Parabéns por essa magnífica planta. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 03, 2009 6:31 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Menina Ângela... fico feliz mesmo com seus comentários e, ao mesmo tempo, eles aumentam um pouco minha responsabilidade nas postagens!!!... Não que isso me pese, porque voce sabe bem que, ou eu desapereço do fórum... como fiz ano passado... ou posto todos os detalhes dos meus trabalhos... e isso com prazer!!!
Afinal... sem prazer a graça é muito menor né amiga???...ou se perde....
Quanto a pedra, sim, ela está bem firme no tronco mesmo após um reenvase. Apenas não consegui ainda confirmar se está se formando calosidade da casca junto a ela pois, em torno do local que descaquei, coloquei MUITA pasta selante, seja para ajudar a fixar a pedra, como para estimular eventual cicatrizaçao junto a ela...
Talvez na primavera eu possa te dar um resposta mais precisa...
Alexandre... sua empolgação foi censurada amigo!!!... mas agradeço mesmo assim!...
Lucio... muito legal amigo... suas colocações!.. Uma coisa que faço questão de enfatizar as vezes é que, absolutamente não tenho a pretensão de dar aulas e, muito menos, dizer o que é certo ou errado !!!...
O que posto são apenas experiências pessoais, com resultados bons ou ruins (que não escondo também.. )...
Assim, agradeceria muito aos colegas que façam criticas ou correçoes para que eu possa incorporar aos meus trabalhos...
Ainda assim, legal demais saber que voce coleciona meus tópicos... é muito gratificante !!!...
Quanto as desfolhas... eu faço 2 vezes ao ano, normalmente no inicio da primavera, quando as brotaçoes retomam com vigor, e no meio do verão, quando ainda haverá calor suficiente para novo enfolhamento com rapidez...
Eu desfolho apenas com os dedos, segurando os galhos junto ao local que vou desfolhar e puxando as folhas no sentido em que elas nascem... Assim não prejudica a planta e é muito mais rápido...
Nestes momentos faço podas de galhos e verifico ou refaço aramaçoes ...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 57 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 12:10 am Assunto: |
|
|
Sem palavras amigo! show!!! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
Lucio Nunes Valente
|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 10:10 am Assunto: |
|
|
É por isso que coleciono seus tópicos, eles são didáticos, com uma linguagem simples e sem medo de revelar os segredos do sucesso.
Colocarei em prática suas dicas.
Muito obrigado.
Abraço,
Lúcio |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 06, 2009 2:45 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Rafeel... valeu... obrigado!...
Lucio... legal... mas coloque em prática "com moderação" e fique muito atento aos resultados.... "ao persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado".... (e eu não sou médico!!!!)
Abraços,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|