|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 6:56 pm Assunto: Trabalhando uma Jurema Branca (Pithecolobium Dumoso) |
|
|
Oi pessoal...
Estou há quase 2 anos trabalhando com esta Jurema Branca...
No início estava muito dificil definir por onde começar... ..
Era uma planta bastante judiada, com muita madeira morta, galhos secos, marcas e cicatrizes de podas antigas...
O que me fez comprá-la foi o desafio de buscar alguma harmonia numa planta "parruda", bruta, porém com uma folhagem que penso que poderá dar mais leveza e equilíbrio ao final do trabalho...
Ponto de partida... 60cm de altura e cerca de 20cm de diametro na base do tronco...
Eliminada a parte superior do tronco e início de trabalho na madeira morta...
Início de brotação... Nesta foto uma parte da grande madeira morta havia sido retirada....
Por este ângulo fuica evidente a "massa bruta" que é esta planta, apresentando por este lado uma conicidade invertida do tronco que evidencia que esta não poderá ser a frente...
Seguindo com trabalho em maderia morta, onde já se percebe que aquele grande bloco inicial foi vazado até o outro lado do tronco......
Situação atual, onde prossegui retirando madira morta. Neste trabalho com a madeira, estou tentando dar mais leveza àquela massa bruta e, ao mesmo tempo, buscando dar um pouco mais de movimento e harmonia entre a mdeira morta e a parte viva....
Nesta foto a planta está conm 40cm de altura...
É facil de perceber pelas fotos que a frente não está definida com precisão... ...
A medida em que os trabalhos avançam percebo que a frente vai se dinifindo mais naturalmente. A ultima foto é que me parece a mais promissora como frente, onde o nebari e o movimento que o tronco praecem mostrar seu melhor efeito....
Esta é a primeira jurema branca que trabalho assim, agradeço dicas e sugestões dos colegas...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 7:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles!
Mais um belo trabalho, heim, Charles!
Quem sou eu para dar pitacos nos teus trabalhos!
Mas, vamos lá!
Primeiro, gostei muito de vc ter decidido eliminar a parte alta, deixando-a menor. Bingo! O Trabalho em madeira morta está espetacular. A madeira vazada dá uma beleza impar. O Nebari e o Tachiagari, irreprensíveis!
Vejo que os patamares estão um pouco inclinados para a direita, então, ou corrigiria um pouco ou inclinaria a planta um pouco para a esquerda.
Avolumando a massa verde principalmente posterior para fechar um pouco o vão entre os 2 patamares, ficará 10!
Como disse, quem sou eu para dar pitacos nas tuas obras de mestre, mas foi o que eu vi e admirei!
Ah, aproveitando, não vai sobrar um tempinho para vir ao evento do Salvatore Liporace?
abração e boa semana! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 8:02 pm Assunto: |
|
|
é sempre bom ver suas aulas Charles,
ainda mais voltando com esse gas todo!
um dia desses recomendei o forum aqui do atelier pra um amigo e disse.. procura as mensagens do Charles, são verdadeiras aulas.
parebens pelo trabalho e obrigado por nos mostrar...
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jul 12, 2009 10:53 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - belo trabalho nesta jurema....
Gosto muito de trabalhar com dremel, tenho paciência suficiente....só não tenho este tipo de material.
Concordo com meu amigo Élio, só uma perguntinha de aprendiz...a base ainda vai ser trabalhada com dremel ?
Me parece que ainda tem muita madeira morta.
Será que estou errada ???
Acho que vai ficar supimpa e bela no tamanho. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 9:54 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Grande Elio... Achei perfeitas todas suas sugestões!!!... É incrivel como as fotos, por um lado, dificultam ver a planta como um todo, mas por outro lado, permitem enxergar coisas que as vezes nos passam despercebidas a olho nu...
- a inclinação que voce sugere...estou 100% de acordo!
- a melhor distribuição da massa verde... esta é uma coisa que tenho em mente e, na foto, não se percebe um galho que já existe na parte posterior, cujos galhinhos secundários ainda precisam crescer um pouco mais para serem aramados e direcionados prá esta finalidade!!
Valeu muito pelas dicas.... contratriando seu comentário "quem sou eu?..."...
Ahh... sobre Liporacce... caramba Elio, como gostaria de estar aí... gosto demais dos trabalhos dele.....
No inicio de setembro terei que me ausentar uns dias e fazer o mesmo em agosto seria impossivel... Mas parabéns pela iniciativa e pela imensa competência convidada!!!...
Filipe... muito legais seus cometários... gratificantes!!!...
Só recomendo que, se quiser aplicar algo que tenho feito, aplique em doses homeopáticas !!!!...
Menina Ângela... é verdade, tem ainda muita madeira morta a ser trabalhada, mas tenho feito esse trabalho aos poucos para garantir que, a cada intervalo entre uma mexida e outra, eu consiga olhar de forma diferente e me convencer de que estou num caminho que me agrade!!!...
Sobre trabalhar a base.... se voce olhar a ultima foto, a vista frontal esquerda do tronco é tudo vivo... com casca ativa! A madeira da parte mais central, na qual se vê o furo acima, é toda morta e, esta sim, vou continuar trabalhando...
Todo perímetro na base do tronco é vivo e, portanto, não vou trabalhar com dremmel...
Embora a foto não mostre, aquela madeira morta abaixo do grande furo, prossegue com um buraco que desce bem abaixo do nível do substrato, a ponto de a água que entra nesse buraco acaba sendo drenada pelo substrato...
Quanto as dicas do Elio... estão na pauta e em breve, em prática!...
Abraços,
Charles
Editado pela última vez por Charles em Seg Jul 13, 2009 2:54 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Paulo Ramos 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 12:12 pm Assunto: |
|
|
Só tenho uma coisa a dizer:
Isso é só pra quem sabe!!!
Parabéns!! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 1:39 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo...
Valeu pelo comentário....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 10:54 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!
Charles - MEU GAROTO - obrigada !!!!!!!!!!
Você é fera mesmo e com isso "nossa" coleção só cresce.
Obrigada !!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Jul 13, 2009 11:09 pm Assunto: |
|
|
Charles
Ainda bem que podemos nos deleitar novamente com estes teus trabalhos
Está muito bem encaminhada e agora só nos resta esperar as futuras intervenções  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jul 14, 2009 9:08 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Ângela... Alexandre... sem que tenha sido minha intenção, estou trabalhando agora mais com algumas "nativas do nordeste" e esta Jurema Branca é uma delas...
Logo mais vou abrir tópicos para alguma calliandra spinosa ou depauperata que tenho trabalhado, e acho que os resultados estão sendo promissores!...
Há poucos dias consegui algo que me pareceu raro..... 2 tronquinhos de tripholia triphasia (vulgo limãozinho), com uma grossura bem interessante, quando todas as que tinha visto, e outras 2 que possuo, possuem troncos bem fininhos...
Vamos ver o que sai daí....
Sobre esta Jurema Branca, vou atualizar o post assim que tiver novidades!...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 1:52 am Assunto: |
|
|
Maravilha de trabalho Charles, impressionando e de alto nível, como sempre.
Não sei se você já conhece, mas seu trabalho lembrou e muito os trabalhos de um Venezuelano chamado Nacho Marín, dá uma olhada:
http://www.nachomarin.com/
Muito piteco, loucura!!! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 15, 2009 7:50 pm Assunto: |
|
|
como disse o colega suas postagens são verdadeiras aulas.
parabens. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 16, 2009 9:33 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal...
Ricardo...
...eu não conhecia o Marín... e o cara é muito fera mesmo! Olhei rapidamente e vi que ele gosta bastante de madeira morta, muitos jins e sharis... Preciso olhar mais devagar pois tem muita inspiração por lá.. .. Valeu por seus comentários...
Flavio...
... já fico contente se alguém puder tirar algum proveito do que tenho partilhado aqui com os colegas... Mas, ao contrário de serem aulas, sou eu quem aprende prá caramba qdo os colegas enxregam minhas plantas de forma diferente... e me mostram suas visões....
Isso sim é muito rico!...
Abraços,
Charles |
|
|
 |
Henrique Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Qua Dez 12, 2012 8:17 pm Assunto: |
|
|
Como está a evolução dessa planta??? _________________ "Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|