Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mariotti
Registrado: 14/07/04 Idade: 68 Mensagens: 55 Localização: Cerquilho-SP
|
Enviada: Sex Out 15, 2004 9:34 pm Assunto: Terra granulada |
|
|
Olá Amigos
Gostaria de saber se alguém utiliza alguma técnica para que a terra granulada utilizada no solo de Bonsai fique mais tempo rígida e consequetemente demore o máximo possível para começar a desfarelar ?
Ja ouvi dizer que alguns colocam um elemento quimico que fica levemente alcalina ou fazem choque térmico ?
A ultima que preparei esta sendo agora na época de chuva uma decepção.
Grato
[]'s
Mariotti |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Out 17, 2004 11:24 am Assunto: Re: Terra granulada |
|
|
Mariotti, veja se consegue a argila expandida pequena, 3/4 mm. Dura muito tempo, retém umidade e é leve.
mariotti escreveu: | Olá Amigos
Gostaria de saber se alguém utiliza alguma técnica para que a terra granulada utilizada no solo de Bonsai fique mais tempo rígida e consequetemente demore o máximo possível para começar a desfarelar ?
Ja ouvi dizer que alguns colocam um elemento quimico que fica levemente alcalina ou fazem choque térmico ?
A ultima que preparei esta sendo agora na época de chuva uma decepção.
Grato
[]'s
Mariotti |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Out 18, 2004 9:55 am Assunto: Re: Terra granulada |
|
|
Oi Mariotti,
Hoje estou utilizando na mistura do substrato, argila expandida quebrada e peneirada. Ao quebrar é gerado muita granulação finíssima, que eu descarto. Fico apenas com granulos entre 2 e 4 mm.
Para quem tem acesso, a parte interna de cupinzeiros é muito boa também. Mas apenas a parte interna, que é bem escura e dura. Isso decorre de uma determinada secreção que os cupins incorporam à terra comum, tornando-a mais dura. Esta granulação se mantém no solo de bonsai por tempo sufuciente, ou seja, até um novo replantio.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
mariotti
Registrado: 14/07/04 Idade: 68 Mensagens: 55 Localização: Cerquilho-SP
|
Enviada: Ter Out 19, 2004 9:35 pm Assunto: |
|
|
Caro Mário, Charles
Conheço a argila expandida, mas confesso não é muito de meu agrado, agora quanto a terra de cupinzeiro aqui tem bastante mas nunca utilizei, vou testar.
Charles , me falaram que é a parte de fora mais seca, e agora você diz que é a de dentro, na hora de quebrar tenho que descobrir né.
O que gostaria de saber é que sei que tem um macete para a terra que já é granulada ficar mais endurecida e consequentemente durar mais sem precisar ir ao forno , então quem sabe não aparece alguém que conheça aqui no fórum.
De qualquer forma , muito obrigado
Mario, você sempre utilizou arg. expandida em seus bonsai.
[]’s
Mariotti |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2004 12:38 am Assunto: Argila expandida |
|
|
Mariotti, faz alguns anos que uso, ela tem entre 2 e 5 mm aproximadamente.
mariotti escreveu: | Caro Mário, Charles
Mario, você sempre utilizou arg. expandida em seus bonsai.
[]’s
Mariotti |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Out 20, 2004 8:06 am Assunto: |
|
|
Oi Mariotti, tudo bem?
Ótimo voce ter bastante cupinzeiros aí (os agricultores devem detestar!! )
Faça o teste do que te falei. A parte externa é mais vermelha, esfarela mais fácil e gera uma granulação muito fina. Em seguida, coloque água nela e veja como se dissolve. É esta parte externa que eu sempre descartei.
Ao contrário, quebre e peneire a parte interna. Verá que é bem mais escura, dura e produz granulação bem legal. Agora molhe... e compare com o que acontece com a terra da parte externa.
Mas, seja terra de cupinzeiro, argila expandida ou outra qualquer, fica sempre a critério de cada um, diante da facilidade de obter um ou outro, bem como, preferências pessoais.
Eu testei e recomendo ambos... argila expandida e terra da parte interna de cupinzeiros.
Queimar terra comum ou macetes para endurecer seus granulos eu nunca fiz... portanto, nao tenho opinião a respeito.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 23, 2004 9:41 am Assunto: |
|
|
Mariotti,
Concordo plenamente com o nosso amigo Charles quando diz:
"Mas, seja terra de cupinzeiro, argila expandida ou outra qualquer, fica sempre a critério de cada um, diante da facilidade de obter um ou outro, bem como, preferências pessoais."
Tenho utilizado tijolos manuais (maciços), triturados à base do martelo, passo em duas peneiras, primeiramente por uma de malha maior e, logo após, por outra de malha menor, para eliminar o pó.
O tijolo triturado demora bastante a se decompor.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Out 24, 2004 12:23 am Assunto: terra granulada |
|
|
olá,
Apesar de pouco tempo fazendo bonsai, tenho pesquizado muito, e cheguei às seguintes conclusões:
- A terra de cupinzeiro é melhor se triturado a parte dos buraquinhos, que é mais resistente à umidade
- A terra de barranco peneirada seca, também tem boa resistência à água.
- Pode-se substituir a terra granulada por carvão triturado, pois absorve bem a água e possui vários íons importantes para as plantas,
- A argila expandida não absorve a água e por ser tratada com calor perde parte de suas propriedades benéficas.
Conclusão, tenho usado a seguinte mistura como substrato:
Areia de rio com pedrisco (de rio ou de brita) em quantidades iguais, mais 10 a 30 % da quantidade total de carvão ou terra granulada (usar quantidade menor em família de pinheiros). Além disso não descuido da adubação e regas.
Os resultados têm sido muito bons.
Obs. todos os elementos são passados em duas peneiras, uma de feijão (5mm)e outra de fubá (2mm), utilizando-se o que ficar na de fubá.
Abraços,
Jackson. |
|
|
 |
|