Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gabriel Tiol
Registrado: 19/07/09 Idade: 42 Mensagens: 39 Localização: Registro-SP
|
Enviada: Dom Jul 19, 2009 5:50 pm Assunto: Ex-bonsai tem jeito? rss |
|
|
Boa tarde pessoal,
Tenho um fícus que quando comprei a mais de 5 anos atrás era um bonsai! Mas minha mulher por dó na época passou ele para um vaso maior o que o fez crescer bastante..
Hoje ele esta com 70 cm e em um vaso de 30x30. Estava completamente abandonado na casa de minha sogra, então peguei de volta..
Será que tem jeito de voltar a ser um pequeno bonsai novamente?
Segue algumas fotos para melhor analise.. Não tenho nenhuma experiencia com bonsais, mas estou bem animado com o hobby e pretendo entrar de cabeça nele!!!
Abraços
Gabriel |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Seg Jul 20, 2009 9:01 pm Assunto: |
|
|
Bom, dando uma lida no fórum vi que sim....é possivel, rsssss
Bom, ja tirei muitas duvidas que tinha lendo os topicos aqui do forum, mas ainda estou bem inseguro de fazer qualquer coisa!
Por isso gostaria de opiniões de vocês de aonde fazer a poda drastica e tb saber se faço isso agora no fim do inverno e depois de quanto tempo faço a replantagem..
Abraços |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 10:25 am Assunto: |
|
|
Olá Gabriel,
você pode fazer uma poda nas marcas em vermelho; desse modo você mantém uma boa massa foliar e possíveis brotações mais baixas. No futuro elas mostrariam o caminho a seguir com a tua árvore...
O transplante deixe para fazer no início da estação quente juntamente com uma eventual redução de raízes e massa foliar.
Abraço.
Edson.
PS - Esqueci de marcar na imagem, mas pode tirar fora também estes dois galhinhos na forquilha. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Ter Jul 21, 2009 11:56 am Assunto: |
|
|
Tenho que passar pasta de dente no local né?
Deixo ela em local de sombra ou a céu aberto mesmo?
Não esta fazendo muito sol aqui na região, o tempo fica bem fechado com alguns chuviscos esporadicos...
Abraços e obrigado pela resposta!! |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 9:24 am Assunto: |
|
|
Rapaz que belo matéria.... sua esposa é muito inteligente.. ela "engordou" ele p. vc mecher. rs.rs.rs.r.srs.
So p. informar, este é um ficus benjamina
Amigão pasta de dente funciona mas com umidade não é bom.
Compra uma pasta cicatrizante. Tente colocar ele no mesmo ambiente que estava, ou seja, se estava no sol = sol.
Faça um poda de raizes em conjuto com a poda drastica sugerida pelo amigo. Troque também o substrato pois este não deve conter nada de nutrientes.
Obs: coloca umas fotos em outros angulos.
Abraço _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 12:13 pm Assunto: |
|
|
Obrado por responder bad_clusters!!
Depois de podar as raizes eu volto para o mesmo vaso com terra nova ou passa para um escorredor? O que vc acha?
Segue outras fotos dos outros lados....não tenho experiencia com fotos de plantas, então não ficaram muito boas...Mas vejam o que mais vcs quer ver que eu tiro... O Lado 1 são as fotos do inicio do topico e essas outras estão com os respectivos numeros de seus lados!
 |
|
|
 |
Gabriel Tiol
|
Enviada: Qua Jul 22, 2009 12:18 pm Assunto: |
|
|
Será que da pra ter algo assim?
 |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Seg Jul 27, 2009 8:26 am Assunto: |
|
|
hum;;; estava analisando.. acredito que seja possivel sim.. mas vc terá um logo caminho..
Citarei alguns..
*diminuição de folhas
*elevar o nebari
*aramação continua
etc..
limpa aquelas folhas do solo e tira uma foto p. nos apresentar o nebari.
=) _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
|