FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

acer opnião
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 5:44 pm    Assunto: acer opnião Responder com citação

boa tarde caros colegas, a quanto tempo hein! Estou postando meu acer tridente que agora no inverno Catarinense ficou sem nenhuma folha ,para opniões de condução. Críticas e idéias são bem vindas. Abraços.

[/img]
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

New...

Aceres geralmente ficam com um nebari muito belo... Então pode ser que dando espaço horizontal para as raízes você consiga um bom resultado, tipo plantá-lo numa bacia Idea

Segue uma idéia para estilizar:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
BLACKNEEDLES
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 8:38 pm    Assunto: Responder com citação

GRANDE ALEXANDRE

EXCELENTE PROJETO!!!!

AE NEW VAI FUNDO CARA!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Newgalileu o ALEXANDRE matou a pau, perfeito o projeto dele.
Manda ver.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 21, 2009 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre o Grande, sempre com projeções maravilhosas.
Vou seguir este projeto com certeza Ricardo e Black.
Alexandre, estou esperando setembro chegar para colocá-lo em um grande vaso ou bacia para seu desenvolvimento. Obrigado!!!
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 02, 2009 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Segue fotos da poda feita. Agora é esperar a primavera para colocá-lo em uma bacia. Obrigado pelas dicas. Laughing

newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 8:21 pm    Assunto: atualização do meu acer Responder com citação

Olá amigos foristas, Segue atualização do meu acer, dois meses após a poda. Será que passo ele para uma bacia agora ou espero pelo proximo inverno? O que acham?

juningeografo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

talvez um arame neste primeiro galho a esquerda para deixa-lo mais baixo seria interessante
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 10:44 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Galileu, tudo bem?

Voce tá no bom caminho em direção ao projeto do Alexandre, que ficou perfeito!... parabéns Alexandre!... Wink

Galileu, eu faria algumas observações sobre seu acer, prá voce refletir um pouco... Rolling Eyes
1- nas aramaçoes existentes me parece que voce usou arame muito fino e com muita folga em torno dos galhos, o que praticamente impedirá de conseguir os efeitos desejados.... Rolling Eyes Ao menos no galho mais baixo, conforme sugestão do Geografo, voce deveria refazer a aramaçao, com arame mais grosso, buscando uma posiçao mais horizontal para o galho... Wink
2- no ponto em que o galho citado sai do tronco, há um pedaço de madeira morta, talvez de um galho mais grosso que tenha sido podado. Também no topo da árvore há resquícios de madeira morta se destacando. Como o acer tridente cicatriza muito bem, sugiro que voce elimine estes restos de madira morta com um alicate bola e, cuidadosamente, faça um acabamento em que a maderia morta fique no mesmo nivel da viva e passe pasta selante nestes locais. Com isso, é grande a chance de haver uma cicatrização total nestes locais, o que dará a planta um aspecto mais natural... Rolling Eyes
3- a época é perfeita para voce colocar seu acer num escorredor e depois mamadeira, acelerando seu desenvolvimento e contribuindo para a melhor formaçao do nebari... Wink
4- quanto aos novos galhinhos que brotaram, sugiro que voce mantenha apenas o primeiro par de folhas mais próximo ao tronco e aos galhos secundários, eliminando o que exceder a este par. Com isso, em cada local podado deverá brotar mais 2 novos galhinhos... Rolling Eyes A medida em cada um deste novos galhinhos tiverem entre 4 e 5 novos pares de folhas, repita esta operaçao... e assim sucessivamente... Com isto voce multiplicará "n" vezes os novos galhos, conseguindo uma boa compactaçao da massa verde de seu acer!... Wink

Caso o transplante em escorredor, reinice as adubaçoes apenas 45 dias após o replantio. Também fique atento para que os novos arames nao marquem os galhos, pois o acer engrossa facilmente nesta época, mais ainda se replantado em vaso grande e com adubaçao reforçada... Wink

Boa sorte,
Charles
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 12:55 am    Assunto: Re: atualização do meu acer Responder com citação

newgalileu escreveu:
Olá amigos foristas, Segue atualização do meu acer, dois meses após a poda. Será que passo ele para uma bacia agora ou espero pelo proximo inverno? O que acham?

Amigão, abaixa esse primeiro galho e deixe ele almentar um pouco a copa pra vc ter mais opções de trabalho. Agora é tempo! Wink
newgalileu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 7:23 am    Assunto: Responder com citação

Tarcisio e Geografo, realmente o galho tem q ser baixado. Charles, muito obrigado pelas preciosas dicas. Vou segui-las com certeza! Principalmente sobre a poda. Afinal este é meu primeiro acer, to aprendendo nele, e preciso muito das dicas dos mais experientes como você. Valew! Laughing
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: