Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 2:44 am Assunto: Piracanta - cada vez que mexo, troco o estilo |
|
|
Amigos, esta piracanta foi uma das primeiras mudas que adiquiri e trabalhei para tornar um bonsai. O estilo inicial era o kengai.
Muda bruta – maio de 2005:
A planta em fevereiro de 2006: apresentava-se sadia, frutificou mas por falta de experiência o galho que pende não estava natural e sem movimento.
Em setembro de 2007 passei a planta para um vaso de treinamento mais adequado, melhorei o moyogi que subia mas o galho que pendia continuava me encomodando: galhos muito espaçados, sem movimentos ...
2008 - Depois de uma fraca frutificação resultado de uma adubação deficiente, resolvi dar outro rumo para a planta: um moyogi.
Aqui já sem o galho que pendia e mostrando a compactação das raízes:
Começando do zero: o futuro é um shoin…
Julho 2009 - Julho/2009 – Depois de crescer livre e alongar os galhos, resolvi mudar mais uma vez o estilo e aramei para o estilo chorão.
Quando frutificar vai ficar linda!
Frente:
Costas:
O que vocês acham? _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 2:54 am Assunto: |
|
|
Gostei da mudança amigão, agora realmente ve-la com frutinhas vai ser bem interessante. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 9:26 am Assunto: |
|
|
ola, ótimo trabalho ficou muito boa quando frutificar vai ficar melhor ainda. E o vaso final já pretende ou vai esperar mais um tempo?
boa sorte... |
|
|
 |
neyleite

Registrado: 25/08/08 Idade: 48 Mensagens: 22 Localização: Itapira
|
Enviada: Sáb Ago 01, 2009 11:27 am Assunto: |
|
|
Ola Ricardo, embora você fale que todas vez muda a planta a meu ver você melhora ela a cada modificação, essa ultima ficou muito boa. O estilo cascata estava bem artificial, com o ramo arcado. Esse dai me lembra até um caliandra que vi do Sergivaldo. Parece que sua aramação esta meio frouxa, voce fez isso de propósito?
Grande abraco Ney |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 1:28 am Assunto: |
|
|
Tarcísio - valeu. Espero não descuidar da adubação pra ter uma floração abundante. É que sou meio relachado, hehehe.
Rodrigo - valeu. No início da primavera vou fazer uma desfolha total e transplante para um vaso de bonsai. Postarei fotos.
neyleite - Sim Ney, fiz frouxa para poder permanecer por mais tempo visto que os ramos ainda são jovens, em forte credcimento e não quero que marque.
O estilo chorão tem o nome de SHIDARE. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 9:18 am Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva
Parabéns;.. acho que você encontrou um estilo para sua planta, e posso lhe afirmar que ela gostou, pois se analisar as fotos vera que ela esta mais bonita agora.
Tenho uma carmona neste estilo (SHIDARE), ela tem só um problema... conicidade invertida.. rs..rs mas com o tempo ela melhora.
Mas seu projeto esta bem encaminhado. _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 11:30 am Assunto: |
|
|
Hummm... Quando conheci o Ricardo, volto ao tempo em que, ele fez aquele curso na Loja do nosso amigo Valdoir e me lembro de uma pessoa muito falante e querida por todos. O terror da tesoura!! hehe Lembro depois na confraria ele dadno as ideias para as plantas dos outros participantes e a cara que as mulheres do grupo faziam com isso!! hehehe Vejo nele uma paixao e uma vontade imensa de mexer nas plantas que d[a gosto de ver Hoje posso dizer que voce tem muito a ensinar e nos muito a aprender.
Parabens por mais este filho!! Lindo como todos os outros.
Grande abraco amigo! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 04, 2009 11:39 am Assunto: |
|
|
Valeu bad_clusters, posta tua carmona ou me passa o link pra dar uma olhada.
Pô Léo, menos, bem menos sobre ensinar. Minha intenção é aprender e descobrir junto com os amigos bonsaístas. Eu, tessouras? Quem falando, cara, tu é o cara da SERRA ELÉTRICA, detonando tudo, hehehe.
Realmente a cara da galera lá era algo impagável. Pra falar a verdade ainda é assim, por isso fui pra Bonsai Sul, acho que lá vou encontrar o que procuro. Mas respeito muito o pessoal da confraria da Viva Bonsai. Cada um tem seus objetivos.
Já te enviei um mail para combinarmos de nos encontrar. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 12:39 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, seu trabalho ficou demais!
A planta está linda! Imaginei ela com os frutos já!
Mas pra mim a frente seria a última foto, pois esconde a cicatriz e ainda minimiza a porção reta que sobe do galho.
Continue atualizando! Q venha a primavera...abraços |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 6:24 pm Assunto: |
|
|
Oi Ricardo
Parabéns meu velho, ficou realmente 10!!!
Essa cara dos iniciantes quando damos algumas opiniões é também vivenciada por aqui... A turma até brinca: "lá vem o Alexandre... Agora vai ficar somente um toquinho" Com o tempo todos aprendem que um dos segredos da arte bonsai é por aí  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Wayner 1.o PASSO

Registrado: 05/05/09 Idade: 45 Mensagens: 108 Localização: Rio das Ostras-RJ
|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 10:07 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Maravilhosa sua planta, mudanças radicais, mas linda!
Cara, concordo com o Rodrigo Zanchetta, a respeito da frente da planta, mas tá linda.
Parabéns. _________________ Cordiais Saudações.
"OS PODEROSOS CORTARAM AS FLORES, MAS JAMAIS PUDERAM IMPEDIR A PRIMAVERA." |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Ago 06, 2009 11:37 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, está é uma das minhas dúvidas. Depois que os galhos daquele lado "meio" pelado crescerem, é que vou decidir. Mas sua indicação é ótima, obrigado.
Alexandre, sua aprovação me enche de coragem, obrigado.
É Alexandre, as vezes, é melhor começar do zero. Galhos, crescem novamente, por isso que a estrutura de tronco é tão valiosa. E isto normalmente que todos iniciantes e eu já fui um e dos muito iniciantes não veem pela falta de experiência, mas o tempo é sábio e todos tem a oportuidade de aprender.
Wayner, valeu. Esta da frente tá me deixando nervoso!!!!!! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Ago 07, 2009 11:40 am Assunto: bonsai |
|
|
O estilo proposto pelo colega, técnicamente falando, chama-se shidare.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tiaraju 1.o PASSO

Registrado: 05/09/05 Idade: 68 Mensagens: 100 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Sáb Ago 08, 2009 1:16 pm Assunto: |
|
|
Grande Ricardo,
Teu trabalho ficou show de bola.
Aliás, mais uma vez, né.
Parabéns.
Vamos ver se nos encontramos na BonsaiSul. Dia 15 tô por lá.
Abraço
Tiaraju |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Ago 08, 2009 2:17 pm Assunto: |
|
|
E ai Tiaraju, como vai?
Vou estar por lá sim, me associei e vou participar direto.
Valeu pelos elogios, mas aqui só posto as coisas mais legais, tenho um jacaré que mexi no início do bonsai e ele ficou HORRÌVEL!!!!!!!!!!!!
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|