Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Sex Set 28, 2007 3:51 pm Assunto: FICUS TRANÇADO! |
|
|
Comprei esse ficus trançado, pois já tinha um e desenvolveu muito bem, sua estrutura, como de costume desfolhei a aramei os galhos, para visualizar melhor a estrutura, bom, dois galhos morreram, e agora não sei bem o que fazer, já pensei em fazer um tronco duplo, e já pensei tbém em tirar aqueles dois galhos mais grossos aramados para baixo.
O que vcs acham?
 _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
cascao

|
Enviada: Sex Set 28, 2007 4:06 pm Assunto: Paupite |
|
|
Caro amigo patrik
NA minha visão esses dois galhos qe estaum com o arame estaum meio desarmoniosos de acordo com o restante da estrutura do bonsai, mas por outro lado vc podia aproveita-los para fazer um estilo cascata.
Comtudo espera a visita de amigos mais esperiente no seu forum...
Espero qe seja um bonsai bem estiloso..
flow _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
Rodrigo Zanchetta 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 1:34 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
para ser bem sincero à vc e não querendo desestimulá-lo, essa planta de tronco trançado não pode ser chamado de Bonsai, exatamente por essa característica.
Acho q seria até uma ofensa a arte!!
Procure se informar melhor a respeito, se eu não me engano no próprio fórum tem alguns tópicos pertinentes. Dá uma olhadinha no SOU PRINCIPIANTE .
Abraços |
|
|
 |
Laureti
Registrado: 01/11/06 Mensagens: 7 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Sáb Set 29, 2007 7:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Patrick,
Quanto a planta ter o tronco trançado e não servir para as técnicas do bonsai, eu particularmente não concordo com o colega acima. Também tenho um ficus trançado e ele também está no escorredor. O cuidado em que você deve ter é fazer com que a planta se desenvolva e fique com o tronco mais homogêneo. O meu por exemplo já não se vê os "gomos" do trançado. O tronco está homogêneo e agora comecei a orientar os galhos. Apesar de já estar orientando os galhos também tenho dúvidas da melhor forma em mouda-los. Mas boa sorte com o seu aí, não desanime não! _________________ O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito. (R. W. Emerson) |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:46 am Assunto: |
|
|
Bom Rodrigo tenho outro trançado com bom resultato e encaminhado, para o Bonsai, esse ai com certeza está longe de ser um bonsai, mas não por ser um planta trançada e sim por ainda não está conduzido corretamente e com pouco desenvolvimento, , sei dá dificuldade de esconder as marcas que o denunciaria e sei que isso levara anos, mas isso que me incanta na arte o desavio, longe de mim ofende-la, acho que ofença maior é plantar uma mudinha em um vaso quadrado de plástico e vender como Bonsai, como vejo em vários supermercados. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:52 am Assunto: |
|
|
Pois é Cascão como eu disse morrerão dois calhos acima daqueles dois, oque deixaram eles bem fora do contexto, pois os que ficaram ~são bem finos, esses trançados tem disso, vc conseguir que apenas um galho fique como tronco principal.
Acho que a melhor solução vai ser corta-los!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Out 01, 2007 9:58 am Assunto: |
|
|
Patrick, Retire os galhos e deixe um só. As marcas o tempo apagará e poderá ter um belo bonsai...é só ter paciência.. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 5:00 pm Assunto: |
|
|
pois eh amigos
o segredo eh paciencia e tempo MUUUITO TEMPO
auhauhauha _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 5:09 pm Assunto: |
|
|
amigo,
qto ao ficus trançado vc pode até agilizar o processo de fechamento do trnçado e escondelo de vez.....fazendo cortes na parte onde está trançado na parte de dentro, sendo este corte vai cicatrizar e unir os troncos....vc pode fazer isto sempre que cicatrizar. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 5:27 pm Assunto: |
|
|
Valeu a dica felipe!!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 02, 2007 5:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Corte esse galho aramado que desce, mantendo apenas o tronco principal. Arame ele e dê um movimento levemente sinuoso, fazendo o mesmo com o galho da direita, reduzindo um pouco seu tamanho. Para agilizar a compensação (o entremeio do caule trançado), faça cortes verticais, coloque um pouco de musgo esfagno umedecido com hormonio enraizante, e cubra com plastico, como se fosse um alporque. Isso irá favorecer o surgimento de novas raízes no local, que irão ser usadas, futuramente, para compor uma estrutura mais interessante para sua planta, eliminando de vez com o problema visual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 02, 2007 5:50 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela aula Nick! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 03, 2007 1:03 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não é "aula", apenas umas dicas de cultivo. Qualquer um sabe disso, mas as vezes nos esquecemos de tais detalhes. Melhores informações voce pode conseguir no site:
http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_8.htm _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Matheus 31 2.o PASSO

Registrado: 25/06/09 Idade: 29 Mensagens: 396 Localização: Tietê-SP
|
Enviada: Sex Ago 07, 2009 2:40 am Assunto: |
|
|
Só os Ficus podem ser trançados? |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Ago 07, 2009 10:12 am Assunto: MINHA OPINIÃO |
|
|
O TRONCO TRANSADO ESTÁ FORA DA ESTÉTICA BÁSICA DO BONSAI,MAS NÃO QUER DIZER QUE NÃO PODEMOS INTERFERIR POSITIVAMENTE PRA FAZER COM AS MARCAS TRANSADAS SUMAM,,,NA VERDADE MATHEUS,NÃO É INDICADO QUE OS BONSAIS TENHAM TRONCOS TRANSADOS,OS COMERCIANTES FAZEM ISSO COM DUAS OU TRÊS PLANTAS PARA QUE O TRONCO FIQUE GROSSO RAPIDAMENTE,E DEMORA ALGUNS ANOS PARA AS MARCAS SUMIREM POR COMPLETO,MAS ESSAS TÉCNICAS CITADAS ACIMA SÃO MUITO EFICAZES. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|