Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
goliveira
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 4:55 pm Assunto: Limoeiro |
|
|
Oi pessoal, boa tarde
Tenho em casa um bonsai, um limoeiro, que está muito mal cuidado, gostaria de dar uma revitalizada nele, porém nunca fiz isto antes, apenas admiro e muito os bonsais e aproveitarei para imergir no conhecimento das tecnicas de cultivo.
O tronco principal deste limoeiro cresceu bastante, está com aprox. 40 cm, somente então saem os ganhos com as folhas.
A planta está saudável, gostaria de saber se tem jeito e como posso fazer para deixá-lo "em forma"
Qqer coisa posto fotos depois
Obrigado |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 5:11 pm Assunto: |
|
|
ola, amigo apesar de a poda drástica trancar a frutificação deste ano acho que ela seria a mais indicada. Sem uma foto da planta fica difíssil opinar.
boa sorte...
t+ |
|
|
 |
goliveira
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 11, 2009 10:57 pm Assunto: |
|
|
Goliveira, poda radical a 15 cm do solo o quanto antes. Antes de começar a esquentar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
RafaelHuk

Registrado: 29/09/06 Mensagens: 70 Localização: Curitiba - Paraná
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 12:38 pm Assunto: |
|
|
Para melhor visualisação dos colegas:
 |
|
|
 |
goliveira
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 4:22 pm Assunto: |
|
|
Havia postado uma resposta mas nao apareceu.
Elio, obrigado pelo retorno, mas tenho algumas outras duvidas:
- a poda total deve ser feita com alguma ferramente em especial? uma tesoura de jardineiro é o recomendavel, certo?
- após a poda, tenho que passar algum tipo de cicatrizante?
Desculpem tantas perguntas, mas como disse anteriormente esta é minha primeira experiencia, so mexi com planta antes tirando mato do jardim
Abraço a todos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 12, 2009 9:45 pm Assunto: |
|
|
Goliveira, pode usar uma serrinha. Serre em diagonal, com uma inclinação de +ou- 45 graus. Passe um selante. Clara de ovo, tinta latex, vaselina sólida, por aí. O importante é que não entre umidade.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
goliveira
|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 11:36 am Assunto: |
|
|
Meu Deus que fora que eu dei, ist é um FICUS, não limoeiro...
desculpem
Aproveitando, é natural da planta que o troco fique bem grosso, ou isto se dará ao cultivo e manuseio correto?
Vi algumas fotos de alguns FICUS cinematograficos, e fiquei pensando se um dia poderei transformar o meu
Abraços |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 14, 2009 11:18 pm Assunto: |
|
|
ola, o ficus é uma ótima planta para comessar. Tronco grosso é caracteristica do bonsai em quase todos os estilos, pode fazer a poda sem problema depois disso deiche um galho de sacrificio para engrossar mais o tronco e a plante num escorredos+mamadeira para um melhor dezenvolvimento.
escorredor+mamadeira: http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
t+ |
|
|
 |
goliveira
|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 12:33 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica
E o transplante, posso fazer na mesma hora da poda?
Como este bonsai está ha anos neste vaso com certeza terei que fazer o transplante
Qto ao nebari, gostaria de muda-lo, tenho que esperar a planta dar uma revitalizada?
Editado pela última vez por goliveira em Sáb Ago 15, 2009 12:43 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 15, 2009 12:43 pm Assunto: |
|
|
ola, apos a poda quando a planta comessar a brotar pode cerca de pouco menos da metade das raizes e a plante no escorredor. O nebari deicha para trabalhar mais tarde.
boa sorte...
t+ |
|
|
 |
|