FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciando Cultivo, meu Primeiro Bonsai
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
reatoroot



Registrado: 13/08/09
Idade: 44
Mensagens: 3
Localização: Petrópolis-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 14, 2009 11:05 am    Assunto: Iniciando Cultivo, meu Primeiro Bonsai Responder com citação

Bom dia pessoal, estou com muitas dúvidas quanto aos cuidados, regar, troca de terra, adubo, sol, etc, comprei um que se chama Tuia Pássaro-Azul, pelo menos é o que está no selo. Gostaria de saber se é de cultivo fácil pra mim que sou iniciante, quais outras espécies são aconselhadas pra mim, moro em Petrópolis, região serrana do rio.
PS: como posto aqui a foto para voces visualizarem ?
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
iguana



Registrado: 24/07/08
Idade: 29
Mensagens: 47
Localização: piracicaba

MensagemEnviada: Sex Ago 14, 2009 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá!!! Wink

Arrow a rega de sua arvore deve ser feita todos os dias(no verão mais, no inverno menos) cuidando para não encharcar, pois as raizes apodrecem.

Arrow a adubagem é feita 1 vez ao mês.

Arrow o bonsai deve ter sol todo dia(manha e tarde) umas 4, 5 horas por dia. Ele prescisa de sol, vento, umidade e sereno, assim nao pode ser criado dentro de casa,e sim, num lugar exposto a essas condições mas coberto.

Quanto sua tuia nao sei se é boa para iniciantes. Tenho uma Tuia Jacaré no estilo Fukinagashi (varrido pelo vento) que ainda estou desenvolvendo. Parece que seu crescimento é lento, pois a minha demora. Rolling Eyes

As especies boas para iniciantes sao Ficus, Serissa, Pitanga, juniperus, etc... Rolling Eyes

Arrow As fotos você pode ver como se faz para postar aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=535
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=536
(se precisar mexer na foto) Arrow
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3669

Espero ter ajudado. Smile
Falou Exclamation
_________________
_BONSAI_"É como andar de bicicleta, a gente nunca esquece". Laughing
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Ago 14, 2009 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

ola, reforssando as palavras de iguana te digo que bonsai é uma árvore como outra, porém como sua planta se trata de tuia (ñ recomendavel para iniciar) ela presisa de mais sol no mínimo umas 6 horas para ter um bom desenvolvimento. Adubação só no verão, primavera e oltono prefira adubos organicos de liberação lenta. rega: quando a terra secar totalmente.
o mais importante agora é aprender os cuidados basicos.

boa sorte
t+
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
reatoroot



Registrado: 13/08/09
Idade: 44
Mensagens: 3
Localização: Petrópolis-RJ

MensagemEnviada: Sex Ago 14, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com citação


Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Ago 14, 2009 11:22 pm    Assunto: Responder com citação

ola, apenas o retire desta bandeija que esta embaixo do vaso e coloque-o exposto ao sol.

adubo: NPK 10-10-10 ou NPK 06-06-06.

t+
bos sorte...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
taffarel
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 05/10/04
Idade: 42
Mensagens: 268
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Ago 18, 2009 8:13 pm    Assunto: Responder com citação

Sempre para amigos iniciantes indico o livro
Bonsai Techniques I do mestre John Yoshio Nak, tem em
espanhol e inglês.

Você ganhará muito tempo lendo ele, excelente livro.

Até +
_________________
___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
reatoroot



Registrado: 13/08/09
Idade: 44
Mensagens: 3
Localização: Petrópolis-RJ

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 4:29 pm    Assunto: Minha tuia Pássaro Azul está morrendo Responder com citação

Pessoal , minha tuia, está secando o que devo fazer ? não sei se essa espécie deve ser podada e como , costumo coloca-lá ao sol todo dia e água todo dia a não ser se a terra estiver úmida. mas ela está secando o que devo fazer.
PS: tenho ela a 3meses e nunca coloquei adubo. devo comprar? qual tipo como fazer ?

grato se ajudarem
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogerio Shiratori
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 19/08/09
Mensagens: 133
Localização: Guarulhos-SP

MensagemEnviada: Qua Nov 11, 2009 11:26 pm    Assunto: Re: Minha tuia Pássaro Azul está morrendo Responder com citação

reatoroot escreveu:
Pessoal , minha tuia, está secando o que devo fazer ? não sei se essa espécie deve ser podada e como , costumo coloca-lá ao sol todo dia e água todo dia a não ser se a terra estiver úmida. mas ela está secando o que devo fazer.
PS: tenho ela a 3meses e nunca coloquei adubo. devo comprar? qual tipo como fazer ?

grato se ajudarem


e ai amigo, como vai? Então, eu sou iniciante tb, mas tenho umas tuias a algum tempo. Elas não são as melhores plantas para quem esta começando, mas como vc já tem a sua, pode dar certo como as minhas que estão se desenvolvendo mto bem.
As minhas tuias ficam no sol praticamente o dia todo, no calor regas diárias e no frio só qdo a terra se mostra úmida.
No seu caso, vc comprou e não replantou ela até hoje correto? E se esta com vc há 3 meses, deve ter pelo menos uns 4 a 5 nesse mesmo vaso. Aconselho que replante sua muda em um substrato mais adequado e assim vc tem controle do tempo que ele precisa ao certo de adubação.
O substrato q eu uso é 40% terra vegetal, 30% areia grossa, 20% eu misturo humus e terra vermelha granulada. Só adube 30 dias dpois.

Quanto a poda, a tuia deve ser "pinçada" com a ponta dos dedos ou uma pinça adequada. Procure por tópicos sobre tuias para entender mais, leia muito e sempre q puder.

O fato dela estar secando é preocupante, pois as coniferas morrem de dentro para fora e quando as folhas estão mto secas é pq a planta já esta morta.
Poste nova foto de como ela esta e podemos te dizer melhor se ainda deve continuar com ela.
Caso ela não sobreviva, não desanima, compra um ficus, uma serissa, procure por plantas mais resistentes e mais simples...

espero ter ajudado.

abrç Wink
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
zeluiz
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 21/01/09
Mensagens: 148
Localização: Lavras-MG

MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá
Esta é uma planta bem complicada. para iniciar prefira uma mais resistente como ficus ou jabuticabeira.
Boa sorte
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Qui Nov 12, 2009 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

ola, é normal vc perder plantas quando esta iniciando eu por exemplo já perdi a conta de quantas eu matei.
mas o importante é não desistir e ir cada vez mais em busca de conhecimento.
Te aconse-lho vc comesar com cotoneaster, jabuticaba, acer palmatum, ficus, amoreira...
Sua conifera esta secando pelo provavel fato de vc n~~ao estar dando as condições necessárias para ela, deixe ela o dia inteiro no sol e só regue uma vez por dia ou quando a terra estiver completamente seca.
Pare com a adubação até qua a planta se recupere... Very Happy


boa sorte...
t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ale_Imortal



Registrado: 20/12/08
Mensagens: 45
Localização: Santa Rosa-RS

MensagemEnviada: Seg Dez 14, 2009 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, tbm tenho uma Tuia como a sua, a minha tem 6 messes. Tbm comprei a minha e ela esta se desenvolvendo bem. Faz 2 messes que a transplantei para uma bacia, algo bem maior que estes vasos de plático que você compra elas. A Tuiá é bem complicada de trabalhar, mas se você tiver paciência vc pode conseguir resultados incríveis com ela. O segredo é nunca deixar faltar agua e sol a ela, e sempre podar as acículas mortas, com a ponta dos dedos ou com pinça apropriada, mas se você não quer que sua tuia morra, tire-a imediatamente desse seu vaso, e plante ela numa bacia bem grande para ela desenvolver e encorpar. Por enquanto é só isso que vc tem que fazer. No mais é so cuidar a rega e a exposição ao sol, qualquer duvida so pedir.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raphael Costa



Registrado: 08/02/09
Idade: 40
Mensagens: 66
Localização: Muriaé-MG

MensagemEnviada: Qui Dez 17, 2009 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

pelo visto parece q a sua planta está morrendo... ou já morreu.. e provavelmetne é por falta de substrato...

aconselho... retirar essa planta desse vaso.. remover parte de suas raizes.. isso vc consegue achar no guia de cuidados no www.bonsaikai.com.br...

as raizes dessa tuia ja devem ter tomado todo o vaso e nao tem como a planta se alimentar... todas as plantas compradas nesse estado quase sempre tem esse problema.. quase perdi um Shimpaku por demorar para poda-la e transplanta-la....as suas agulhas estavam secando... mas consegui salva-lo fazendo isso....

espero q tenha ajudado.. poste foto pra termos uma noção melhor do estado da planta...
mas se perder eh assim mesmo ´ja perdi as conta de quantas morreram até pegar a pratica...

vlw!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Tavares
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 20/10/09
Idade: 48
Mensagens: 460
Localização: Betim-MG

MensagemEnviada: Ter Jan 12, 2010 11:10 am    Assunto: Responder com citação

Tuia Pássaro Azul é terrível mesmo...Morrem com uma facilidade tremenda...Deviam vir com garantia, aí ninguém venderia mais...
_________________
"Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil