|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 28, 2009 2:31 pm Assunto: Substrato: calcário, pó de chachim e terra vegetal |
|
|
Pessoal gostaria de saber se esse substrato daria conta de manter um bonsai bem visto de caliandra, ficus, romã, amoreira, serissa foetidia, mexerica e pitanga, é claro que com o tempo umas adubações necessárias.
Ou se eles servem para todo tipo de planta.
Agradeço pela colaboração e atenção. |
|
|
 |
TARCISIO DIAS 1.o PASSO

Registrado: 30/01/09 Idade: 50 Mensagens: 144 Localização: São Sebastião-SP
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 3:44 pm Assunto: |
|
|
amigão usa somente telha quebrada granulada e argila também granulada, tudo com mais ou menos 2 ou 3 mm ok? |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 28, 2009 3:58 pm Assunto: |
|
|
Valeu Tarcísio,
mas estou com dificuldade de encontrar a argila.
Só consigo encontrar o calcário e o pó do chachim e também umas pedrinhas tipo bola de gude amarronzadas. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:22 pm Assunto: |
|
|
Olá João Paulo!
A bem da verdade, pelo que aprendi e por experiência, posso dizer o seguinte:
1. Calcário, nem pensar. São plantas que preferem solo mais ácido. Calcáreo eu uso 2 vezes por ano, 2 colher de sopa nos vasos grandes, somente nas coníferas, para correção de solo.
2. Xaxim é bom para violetas e orquídeas. Promove muita aeração. Pode colocar um pouco. + ou - 10%.
3. Terra vegetal só se for peneirada e usar o que sobrar na peneira. descartar o pó fino.
Então, usar o que?
Pedrisco, argila expandida triturada (aquela em bolinhas inteiras não serve. "pedrinha tipo bola de gude amarronzada"), caso de telha, caco de tijolo, turfa.
Vale lembrar a velha máxima do substrato do bonsai.
Substrato com boa
1. aeração e drenagem (pedrisco, cacos de telha)
2. retenção de umidade (turfa, terra granulada, argila triturada)
3. um pouquinho de carvão triturado(absorve excesso de cal e cloro e combate fungos)
É por aí!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Set 28, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Muito bom Elio,
colhi muitos cacos de telhas ultimamente, está rolando umas construções em minha rua e está tendo muitas telhas quebradas e tijolos excelente para minhas coletas, a areia de construção bem peneiradas com o escorredor e guardando as que ficaram no escorredor, seria uma boa tbm ?
Achei as argilas, e em tamanho daquelas gudeiras (bolinhas de gude) bem pequenas.
E o pó de chachim, não seria bom manter a terra úmida?
Abraço. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 29, 2009 8:05 pm Assunto: |
|
|
João Paulo!
O pedrisco teria que ser maior do que o que ficar no escorredor. Em torno de 1,5 a 2,5 mm, mas se você usar junto com os cacos de telha, tudo bem.
Argila expandida, como eu disse, aquela de bolinha, Não serve, a não ser que vc triture, o que é bem difícil devido a dureza dela. Eu compro argila expandida já triturada. Essa sim, serve.
Quanto ao xaxim, pelo contrário, ele não retém umidade por ser um substrato muito aerado. O pouco que se pode colocar é para dar aeração. (as raízes respiram).
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Ter Set 29, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
João uma dica, tinha o mesmo problema então fui a algumas distribuidoras de tijolos e lajes de cerâmica e o pessoal me deixava pegar uma boa quantidade pois no carregar o caminhão alguns caem e o caminhão acaba passando em cima ai já tritura bem.
Cheguei a carregar uns 10 kilos de cada vez
Então qnd chegava em casa era só peneirar e separar a granulometria desejada.
Espero ter ajudado.
Abraço e boa sorte
Rinaldo _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|