FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Apelo por um melhor português
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

Angela você não piorou nada Very Happy .

Concordo com você em gênero, número e grau Very Happy .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
r.ozelame
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 9:37 am    Assunto: Responder com citação

Bela iniciativa de tentar melhorar a nossa escrita. Parabéns Markus.
Porém, como alguns amigos aqui ja postaram, não me importo em ler escrita errada, porém clara. Pior, digo até muito pior, é escrever muito bem algo que ninguém entende ou algo que "não diz nada".
Humildade é um dos ensinamentos do bonsai...ou estou errado?
Como disse e repito, não me importo com algo que eu compreenda, mesmo que seja um "ero ezajerado".
Abraços a todos.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

“A degeneração de um povo, de uma nação ou raça, começa pelo disvirtuamento da própria língua.”

Ruy Barbosa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 5:41 pm    Assunto: Responder com citação

Começa por ai e acaba na doença e na fome. E pela falta de assistência dos que poderiam ajudar. O que seria dos países se seus cidadãos não falassem inglês? Um isolamento total em relação ao mundo!

Abraço!

ps: "desvirtuamento" todos nós erramos, graças a Deus! O língua difícil essa nossa!
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!!
Vamos fazer um pacto.........
Vamos tentar escrever corretamente e se errarmos, não vamos apedrejar quem errou.
Não nos esqueçamos que a leitura é fundamental para que aprendamos a escrever corretamente.
Infelizmente em nosso País a leitura em muitos locais não é levada a sério.
Angela Fernandes
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!
Passei "batida" e esqueci de dizer que a Universidade que cursei, OBRIGAVA os estudantes a uma leitura mínima....3 livros por semana.
E o curioso é que meus filhos estudaram num colégio aqui de Niterói que os obrigava a ler muitos livros por semana.
Hoje, meus filhos escrevem muito bem....a leitura é fundamental.
Angela Fernandes
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 29, 2009 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

Angela, só para esclarecer, eu não quis apedrejar ninguém, apenas quis mostrar que todos erramos e devemos respeitar a todos, ninguém deve ser julgado por um erro de português, seja ele pequeno ou grande.
Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 7:34 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

Mesmo relendo tudo que foi escrito, por mim e por outros, não encontrei uma só linha que criticasse ou apedrejasse alguém. O apelo que o Markus fez, é apena por um português um pouco melhor, e não por uma gramática perfeita. Estamos defendendo o mínimo e não o máximo.

Somos um país de apenas 500 anos e por isso temos a obrigação de ao menos tentarmos ser melhores a cada dia. Temos que melhorar e amadurecer em todos os aspectos ainda, e , preservar nossa língua é um bom começo.

Se começarmos a achar que tudo e normal, que tudo é permitido, certamente seremos um povo fadado ao fracasso. Precisamos dar o exemplo, queremos que nossos filhos leiam, mas não lemos, queremos que nossos filhos se alimentem bem, mas não o fazemos na frente deles, queremos que nossos filhos não fumem ou não bebam, mas nós fumamos e bebemos, queremos dar educação a nossos filhos, mas não a temos, queremos que eles respeitem os outros, mas não o fazemos, queremos que nossos filhos gostem de nossa arte bonsai, mas propagamos a toda hora que as regras não importam, queremos a perfeição de nossas árvores, mas só vivemos de improviso, só queremos o mais barato, só buscamos os refugos, participamos de um Forum de bonsai, mas raramente somos sinceros quando os amigos pedem a opinião, e se o somos, na maioria das vezes passamos por chatos.

Ora, então por que perguntar a opinião se não a queremos ? Se já somos os melhores, se nossa consciencia será sempre nosso guia, se nossas verdades são imutáveis, pra que precisamos ouvir os outros ?
Pra receber aplausos ? Pra que nossos ego seja massageado ? O que nos acrescenta isto ? É nosso erro que nos faz crescer e aprender. São coisas que nós não enxergamos que o outro nos pode mostrar.

Nosso País carece de Patriotismo, nossa gente de civismo e de educação. Criticamos os nossos políticos, mas muitas vezes acabamos sendo piores que eles nas alcovas de nosso dia a dia.

Eu de minha parte dou esta discussão por encerrada e não mais postarei neste tópico. Respeito as opiniões devidamente fundamentadas, mesmo que divirjam da minha. E , por fim acho muito salutar discussões como esta, ainda que deixem o assunto bonsai um pouco de lado, pois mais que as plantas, podemos conhecer um pouco as pessoas.

um forte abraço a todos

Wilson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!!!!!
Marco, não quis lhe ofender, me desculpe se não me fiz entender.
Tudo que escrevi não foi visando alguém...
Perdoe-me...
Wilson, belas palavras e valem uma reflexão séria, bastante séria.
Angela Fernandes
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Wilson eu concordo com você, não sou defensor dos erros e acho que consegui expor minhas preocupações em relação ao tema. A educação é algo que para se "consertar" leva ao menos 30 anos, como já mostraram experiências internacionais.

Eu agradeço pelo debate, muitas pessoas fogem de conflitos de idéias por achar que causa desgaste, porém, o debate, o conflito de idéias, é o motor da mudança e da evolução. Mesmo com as dificuldades de se debater via internet e em fórum aberto é sempre bom encontrar pessoas de personalidade forte e que defendam suas idéias. Obrigado.

Angela você não me ofendeu de maneira nenhuma, me desculpe, é que em debates mais acalorados a internet acaba limitando um pouco nossa capacidade de entendimento já que não temos tempo para ler e escrever da forma devida. Desculpe-me por não tê-la entendido bem e obrigado por participar do debate!

Um abraço a todos.
MARCIO ROLDÃO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 12:20 am    Assunto: Responder com citação

Faço minha as palavras da Angela Fernandes , o nosso tempo é tão pouco que ás vezes escrevemos errado, mas a maioria não esta aqui para aprender ou escrever bem o português, mas para aprender e divulgar a arte bonsai. Eu não reparo na escrita de ninguém , como disse a Angela aqui no forum tem muita gente que não teve oportunidade, são agricultores do campo, comfins do brasil etc........até navegar ´na internet
é dificil, eu tomei um coro para postar fotos no forum. Meu foco é o bonsai. Quanto aos indios( os verdadeiros brasileiros ) como disseram seus dialetos são diversos , alguns já extintos devido ás injustiças de nossos antepassados
rafael schaefer

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 12:55 am    Assunto: Responder com citação

MARCIO ROLDÃO escreveu:
Faço minha as palavras da Angela Fernandes , o nosso tempo é tão pouco que ás vezes escrevemos errado, mas a maioria não esta aqui para aprender ou escrever bem o português, mas para aprender e divulgar a arte bonsai. Eu não reparo na escrita de ninguém , como disse a Angela aqui no forum tem muita gente que não teve oportunidade, são agricultores do campo, comfins do brasil etc........até navegar ´na internet
é dificil, eu tomei um coro para postar fotos no forum. Meu foco é o bonsai. Quanto aos indios( os verdadeiros brasileiros ) como disseram seus dialetos são diversos , alguns já extintos devido ás injustiças de nossos antepassados

to com tigo!
-eu acho que tem gente aqui com n.escolaridade baixa
ja e louvavel a iniciativa destes em buscar informacoes;ampliando dessa forma seus conhecimentos tanto com relacao ao bonsai,como algumas outras faculdades mentais quando voce se relaciona de forma tao ampla e direta como em foruns
apesar de uma boa escrita aqui,tambem traria mais beneficios para todos ate para os menos esclarecidos
Rodrigo_Dias_RJ
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 8:10 am    Assunto: Apelo por um bonsai melhor Responder com citação

Apelo por um bonsai melhor

Amigos,
demorei a postar porque gostaria de pensar mais sobre o assunto. Desde já sei que estou longe de ser o que tem o pior portugues e mais longe ainda de ser o que tem a melhor escrita de nossa lingua. Confesso tambem que em muitas vezes cometo erros por diversos fatores, um deles é o fato de eu ter dois computadores com teclados diferentes e o outro é o fato de escrever correndo e não avaliar o que foi escrito mas sei que ME FAÇO ENTENDER.
Como foi dito ao amigo acima muitos bonsaista são pessoas humildes e sem noção do regrado e ''chato'' portugues (eu acho muito chato), vcs ja imaginaram Mestre Hidaka escrevendo aqui no forum? Esse cometario foi apenas para mostar as variantes quanto aos bonsaistas. Tambem acho que esse topico serve apenas como desabafo, não ira mudar em nada o grau de conhecimentos do bonsaistas daqui, a não ser que tenha um topico sobre lingua portuguesa. Acho que como desabafo faz bem, agora como ''solução'' acho que não funciona.

Acho que poderiamos fazer um topico: ''Por um bonsai melhor''. Com o intuito de conversar sore a evolução dos bonsais (desculpem sobre o plural na palavra bonsai mas acho horrivel falar 3 bonsai) e como deixar nossas plantas melhor. Eu tenho alguns trabalhos que nao me agradam e muitas vezes nem ser porque.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 7:54 am    Assunto: Responder com citação

EZEQUIEL JUNIOR escreveu:
Markus,

Sua iniciativa é, no mínimo, digna de um pouco de atenção.
Há também o fato da exploração do conotativo, e os arranjos linguísticos locais, já que o fórum abrange pessoas inseridas em diferentes "tribos" neste imenso país...

Marcos,

Sabe de uma coisa? Às vezes a pessoa escreve com tanta formalidade, não sei se é na expectativa que impor sua intelectualidade, ou pelo fato de ser de uma "tribo" diferente. Comportamento/tendência que acaba por expantar alguns cometários, vindos de pessoas... ...menos letradas... que poderiam ser sabiamente incorporados ao glossário do letrado... mas não é...

Moderação, acho que é o melhor... e é claro, humildade para aceitar que não somos os melhores (na verdade eu acho que sou o pior de todos)...

Será que o mineiro aqui deverá ir para o fórum do Pasquale? iiiii... acho que muitos devem ir heim....

Abraços

Perfeita sua colocação amigo.
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 8:00 am    Assunto: Re: Apelo por um bonsai melhor Responder com citação

Rodrigo_Dias_RJ escreveu:
Apelo por um bonsai melhor

Amigos,
demorei a postar porque gostaria de pensar mais sobre o assunto. Desde já sei que estou longe de ser o que tem o pior portugues e mais longe ainda de ser o que tem a melhor escrita de nossa lingua. Confesso tambem que em muitas vezes cometo erros por diversos fatores, um deles é o fato de eu ter dois computadores com teclados diferentes e o outro é o fato de escrever correndo e não avaliar o que foi escrito mas sei que ME FAÇO ENTENDER.
Como foi dito ao amigo acima muitos bonsaista são pessoas humildes e sem noção do regrado e ''chato'' portugues (eu acho muito chato), vcs ja imaginaram Mestre Hidaka escrevendo aqui no forum? Esse cometario foi apenas para mostar as variantes quanto aos bonsaistas. Tambem acho que esse topico serve apenas como desabafo, não ira mudar em nada o grau de conhecimentos do bonsaistas daqui, a não ser que tenha um topico sobre lingua portuguesa. Acho que como desabafo faz bem, agora como ''solução'' acho que não funciona.

Acho que poderiamos fazer um topico: ''Por um bonsai melhor''. Com o intuito de conversar sore a evolução dos bonsais (desculpem sobre o plural na palavra bonsai mas acho horrivel falar 3 bonsai) e como deixar nossas plantas melhor. Eu tenho alguns trabalhos que nao me agradam e muitas vezes nem ser porque.

"Mais melhor de bom" suas palavras amigão! como você mesmo disse, imaginem mestre Hidaka escrevendo aqui? como um forum de bonsai, eu particularmente gostaria de ver topicos de "bonsai" ou assuntos relacionado aos mesmos. Querem falar de lingua portuguesa, vão para os inumeros foruns ou blogs do assunto.
Desculpe ao criador do tópico,mas acho que um assunto assim vai acabar inibindo aqueles que gostariam de trocar experiências conosco e não os faz por pura timidez ou medo de escrever algo errado e que posteriormente por algum motivo seja levado esse erro por alguém aqui no forum.
Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: