FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro no Nordeste
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Out 06, 2004 9:28 am    Assunto: Pinheiro no Nordeste Responder com citação

Olá companheiros!!!

Gostaria de saber de todos, especialmente os colegas aqui do NE, se o pinheiro negro (ou outra variedade) adapta-se ao nosso clima?

Se possitivo, é preciso algum cuidado especial?

Tive uma muda do pinheiro negro há mais ou menos 7 anos que perdi por falta de conhecimento das particularidades da espécie. Fiquei com receio de tentar novamente, mas como a arte nos fortalece a medida que o tempo passa... VAMOS EM FRENTE!!!

Abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2004 12:26 am    Assunto: Pinheiro negro Responder com citação

Alexandre, o clima quente sempre será desconfortável para esta espécie entretanto, com alguns cuidados, você poderá mantê-los bem. Sergivaldo, que está em sua região, com certeza, complementará esta questão com mais propriedade e experiência.
Mesmo aqui em Ribeirão Preto-SP, tenho que tomar certos cuidados; percebi que ficando em área sombreada do viveiro ficam mais bonitos. Isto contraria, de certa forma, o que todos sabemos que o pinheiro precisa de bastante sol.
_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2004 6:38 am    Assunto: Responder com citação

Olá Alexandre,

Já cultivei dois PN e cedi a amigos. Eram cultivados sob sol pleno e conseguiram sobreviver.

O problema é que as agulhas ficavam grandes demais e ao não sabia ( e até hoje não sei), como fazer para reduzi-las.

Pelo li, o PN é muito exigente quanto à sua manutenção (podas, pinçagem, reenvazamento), que deve ser feita obedecendo com exatidão as estações do ano. Como você sabe, aqui no Nordeste temos apenas estação de chuvas e período de estiagem (Verão). Fazer manutenção de um PN no Verão é condená-lo à morte, pelo menos isto eu aprendi.

É justamente por essas dificuldades que comecei a fazer bonsai a partir de espécies encontradas na nossa região.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2004 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Caros amigos

Agradeço pela atenção dada... acho que não vai valer a pena tentar passar por cima da mãe natureza

É que essa semana vi um pinheiro negro numa floricultura, e sabem como é... a mão ficou logo coçando!!!
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 10:19 am    Assunto: Responder com citação

Alexandre de Souza Coelho escreveu:
Caros amigos

Agradeço pela atenção dada... acho que não vai valer a pena tentar passar por cima da mãe natureza

É que essa semana vi um pinheiro negro numa floricultura, e sabem como é... a mão ficou logo coçando!!!


e os juniperos?

Tecno
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 12:34 pm    Assunto: Responder com citação

aqui no em bezerros e recife ja vi PN e juniperos muito bem o que nos falta aqui são as microrrizas que é um fungo que vive em harmonia com as raizes do PN deixando ele mais belo, dai que os PN daqui não são tão belos eu mesmo tenho duas mudas de sementes de PN, algumas de pinheiro vermelho, pinus aristata e juniperos tbm, e todos estão muito bem. e la em rejane tem alguns PN tbm Alexandre. devo ir essa fim de semana ao recife provavelente no sabado la pras 16h estarei la em rejane.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Tecno...oi André

Quanto aos juníperos também não tenho problemas, se adaptam muito bem por aqui... a bronca é realmente o PN.

André, os lá de Rejane tem poucas agulhas, dando a impressão de carëncia, deve ser este fungo que vc falou. Depois, se possível, quero mais detalhes de como vocë cuida esta espécie.
Este final de semana não vai dar pra ir na Rejane...falei com ela ontem, de certeza é que vou dar uma ajuda na arrumação do evento na quinta (25).

abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 4:36 pm    Assunto: Responder com citação

cara isso de ter poucas agulhas vai muito do manejo que se tem com ele e de tecnicas aplicadas agora mesmo tem dois PN pequenos la com varias agulhas e bem verdes. é pq o problema dos Pn é que eles tem que ter um cuidado especial desde pequenos, se eles não tem esse cuidado não ficam tão belos e erros cometidos quando são apenas mudas muitas vezes são irreparaveis como se eu tirar todas as agulhas de um local onde eu queria que brotasse um galho no futuro pois Pn so brota onde tem agulhas e so nasce agulhas onde tem agulhas tbm dai na maioria das vezes adiquirimos PN aqui que ja nãao da muito oq fazer por eles e esse é um de nossos maiores problemas, os Pn tbm exisxem que seja repseitada as epocas de pinçagem das agulhas(que é o mais importante pois é nela que vc vai destinar onde que mais agulhas e novas brotações), a epoca de cortar as gemas quando estão no tamanho desejado e se não o fizermos nas epocas não conseguiremos bons resultados e tbm a epoca de podas radicais pois se o fizermos fora de epoca o perderemos na certa pois ele vai colocar toda a seiva pra fora pelo corte ate morrer.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 1:03 am    Assunto: Responder com citação

andre escreveu:
cara isso de ter poucas agulhas vai muito do manejo que se tem com ele e de tecnicas aplicadas agora mesmo tem dois PN pequenos la com varias agulhas e bem verdes. é pq o problema dos Pn é que eles tem que ter um cuidado especial desde pequenos, se eles não tem esse cuidado não ficam tão belos e erros cometidos quando são apenas mudas muitas vezes são irreparaveis como se eu tirar todas as agulhas de um local onde eu queria que brotasse um galho no futuro pois Pn so brota onde tem agulhas e so nasce agulhas onde tem agulhas tbm dai na maioria das vezes adiquirimos PN aqui que ja nãao da muito oq fazer por eles e esse é um de nossos maiores problemas, os Pn tbm exisxem que seja repseitada as epocas de pinçagem das agulhas(que é o mais importante pois é nela que vc vai destinar onde que mais agulhas e novas brotações), a epoca de cortar as gemas quando estão no tamanho desejado e se não o fizermos nas epocas não conseguiremos bons resultados e tbm a epoca de podas radicais pois se o fizermos fora de epoca o perderemos na certa pois ele vai colocar toda a seiva pra fora pelo corte ate morrer.


Olá Pessoal,

Exatamente por essas dificuldades é que desisti do Pinheiro Negro.

Quando eles (PN) chegam aqui no Nordeste, geralmente provenientes do Ceagesp, vêm com bastante agulhas e com um verde intenso. A Rejane, com todo respeito e admiração que tenho pelo seu trabalho, importa essas plantas e as comercializa em seu viveiro.

Aí eu pergunto: há quanto tempos esses pinheiros são cultivados? Qual seria a época de pinçar e podar o PN aqui no Nordeste?

Acho que o calor quase que contínuo na nossa região, faz com que o PN fique stressado, não repouse. As agulhas, devido a forte incidência da luz solar, tem uma grande tendência a se tornarem longas demais.

Eu não logrei êxito, mas ficaria muito feliz em descobrir os segredos de como cultivar um bonsai de PN aqui no litoral nordestino.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 7:59 am    Assunto: Responder com citação

sergivaldo se elas vinhessem direto da ceagesp pra rejane seria muito bom pois rejane saberia oq fazer com eles, mais o problema é que eu não vejo Pns chegando la assim eu vi dessa vez um amigo dela que tinha alguns e levou pra ela mais todos eram demaziados longos tanto nos galhos quanto nas agulhas dai que digo (eles ja estão perdidos pois não dão grande coisa) se ela recebesse eles pequenos e fosse cuidando deles, mais se algumas vez ela recebeu da ceagesp eu ainda não vi e provavelmente se ele receber o pessoal compra logo pois acham muito bonitinhos eles peguenos e assim eles não param la pra ela poder cuidar.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Oi André,

No Recife há um distriduidor de plantas ornamentais para floriculturas e viveiros em geral, trata-se do Recanto das Flores, da Cida. Ela fornece (ou pelo fornecia) plantas para a Rejane. Lá possível adquirir não apenas Pinheiros Negros (Kuro Matsu) como também Junípero Chinês.

Em Igarassu, há o Luiz Galvão que é proprietário também de um viveiro de plantas ornamentais e bonsai. Ele tem muito Junípero (shimpaku) e alguns Pinheiros negros.

Se você tiver realmente interessado em adquirir essas espécies, vou localizar o endereço deles e depois repasso para você.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

ficaria muito grato pois eu queria conhecer esses viveiros...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 1:14 am    Assunto: Responder com citação

André,

Não encontrei os endereços mas vou te passar umas coordenadas:

O viveiro do Luiz Galvão, fica localizado na cidade de Igarassu, numa rua paralela a BR-101. Como referência tome a sementeira Santa Amélia (BR-101), vindo do Recife, entre à direita logo após passar pela sementeira. Há uma placa enorme na BR indicando o viveiro do Luiz.

A loja da Cida, Recanto das Flores, fica na Av. Caxangá, logo após o viaduto da BR-101 que passa por cima dessa avenida. Quem vem do centro do Recife, em direção à Aldeia, após passar por baixo da BR-101, do lado esquerdo. Não tem êrro.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 8:44 am    Assunto: Responder com citação

Oi Sergivaldo...oi André

O Recanto das Flores eu conheço e recomendo, comprei muitas mudas, vasos, adubos... antes de conhecer a Rejane.

O Luiz e seu viveiro já ouvi falar, porém ainda não tive o prazer de conhecer...será que ele vem ao encontro ???

Abraços
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil