FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Opinião sobre Piteco
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
mouzer

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 10:33 am    Assunto: Opinião sobre Piteco Responder com citação

Boa Tarde amigos,
gostaria que alguem me ajudasse com este piteco, tenho ele desde a semente, mas como sou iniciante, não sei qual estilo dar, ate agora eu sei plantar, transplantar, cuidar, mas o estilo ainda pega e muito...
se for possivel, gostaria que quem pudesse me ajudar, colocasse na imagem oq eu poderia fazer, com setas, desenhos etc.
ficaria muito grato. abraço a todos

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 10:52 am    Assunto: Responder com citação

mouzer, apesar de sua plante ter uma boa estrutura acho que não deve se apressar em relação ao estilo, se quizer um resultado no futuro que seja gratificante deve então trabalhar a conicidade e o nebari. Vejo que tem muito espaço na sua casa e a melhor coisa que você poderia fazer na minha opinião era planta-la no chão (se você não tiver problema com cachorro)e deixa-la engordar, tenho certeza que você não vai se arrepender.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
mouzer

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Edu, muito obrigado pela dica.. porem eu tenho sim problemas com cachorros.. e 3.. labradores ainda por cima, por isso a cerca ao fundo da foto Smile
posso plantar em uma bacia... eu fiz esta desfolha hoje, ela estava muito bonita..
mas nao querendo demais.. poderia explicar como eu trabalharia o nebari e a conicidade da planta? essas sao minhas principais duvidas.. oq seria exatamente conicidade? eu vejo algumas plantas tao lindas, mas so vejo de frente, nao vejo os lados entende? entao nao sei se tem galhos pra frente, galhos atras, isso me atrapalha pois nao tenho noção direito. seria isso a conicidade?
forte abraço
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

Sei muito bem como é o problema com os labradores, tenho cinco, fiz um jardim com cerca mais quando eles querem alguma coisa não a cerca que resista.rsrsrs, e é um verdadeiro desafio criar plantas e labadores. Pois bem, para se trabalhar a conicidade do tronco você precisa deixa-la crescer bastante e engordará naturalmente onde se deve trabalhar após a engorda os brotos ou galhos mais baixos, (divida a planta em três partes, a mais baixa a do meio e a parte mais alta da planta, é nescessário que a parte mais baixa seja mais grossa que a parte do meio, e a do meio mais grossa que a parte mais alta isso é a conicidade). O nebari são as raizes viziveis que encontram com a terra você deve trabalha-las de modo que cresçam por todo o contorno da planta.

Em relação a distribuição dos galhos eu os distribu-o da seguinte forma: de baixo para cima;o primeiro galho para o lado o segundo para tráz, o terceiro para o outro lado o quarto para frente e assim por diante, mais sem sobrepor os galhos, de forma que toda planta receba lúz. ou dessa forma:

repare que o galho da frente nunca deve ficar apontado diretamente para o observador, nele se faz uma leve curva para um dos lados. Até mais.
mouzer

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 3:13 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Edu..
estou começando a entender um pouco... só não entendi uma coisa.. o primeiro galho para o lado, o segundo para trás.. eu devo curvar o segundo galho para tras da planta?? se vc reparar no piteco da foto.. todos sao para o lado.. poderia me explicar um pouco melhor? vc acha que, depois da desfolha, eu devo replantar este piteco em uma bacia com um novo substrato para o piteco se desenvolver e fazer algo para o nebari dele? ja vi algumas materias sobre modificar o nebari, utilizando pratinhos de vasos, colocar a planta em cima deste prato etc. porem nao esta muito explicado, ou eu que não entendi mesmo poderia me ajudar?

grande abraço e boa sorte com os 5 labradores!!! Razz
mouzer

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

este estilo de galhos para frente, tras, lado... serve para todo tipo de piteco ou especificamente para este?
grande abraço
Edu Miranda
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 4:30 pm    Assunto: Responder com citação

No caso da sua planta acho que só o quarto galho ficaria para tráz você tem que buscar dar triangulação a sua planta ,esse tipo de aramação vale para qualquer planta desde haja galhos suficientes para isso. mais creio que não seja nescesário arama-lo agora. Espere começar a brotar para transplanta-lo, existe sim uma tecnica para desenvolver o nebari onde se prega a planta em uma madeira plana e espalha as raízes em volta da planta, usar um prato também pode ajudar mais com o tempo as raízes empurram o prato para baixo. Você tem que focar no primeiro galho pois é ele que será a continuação do tronco mais tarde depois que engordar dando aquela conicidade.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 11, 2009 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

Edu, parabens pelas colocações...simples mas bem esclarecedoras.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
mouzer

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 12:49 am    Assunto: Responder com citação

Edu, muito obrigado pelas dicas...
não sei se vc vai me entender, mas eu ainda nao entendi direito.. mas com suas dicas, eu ja tenho um novo rumo para pesquisas e estudos.. oq eu nao entendi é: como vc viu que somente o quarto galho deveria ficar para tras... mas ja vou pesquisar mais, eu virei alguns galhos pra tras, outros pra frente RS amanha eu irei tirar uma foto e postarei aqui.
grande abraço
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 9:59 am    Assunto: Responder com citação

Realmente, o Edu adiantou o serviço, deu uma aula.

Quanto ao nebari, uma medida simples que pode ser tomada com mudas ainda pequenas é afixá-las com prego ou gancho em um pedaço plano de madeira, e então plantar com substrato por cima, desta forma a planta se obriga a desenvolver raízes superficiais.

Quanto a tua planta, também acho que ainda é bastante nova, poderia fazer esta intervenção escrita a cima, e plantá-la novamente no escorredor, se não tens espaço ou local para plantar no chão, utilize a mamadeira.

Quando à estilização, você deve pensar primeiro na estrutura primária, tronco e nebari, a formação da copa pode ser toda feita depois, o importante é conseguir calibre no tronco e raízes radiais.

Mesmo a disposição dos galhos você pode deixar para depois, uma coisa que costumo fazer em mudas que ainda não tem estilo definido é o grow-and-cut, deixa crescer o galho, depois corta após o primeiro nó, e deixa crescer denovo, então corta outra vez, desta forma irá adicionar movimento sem tração ou aramagem, mas pelo simples desenvolver de novos ramos, e uma conseqüência desta técnica é o desenvolvimento da conicidade em todos os ramos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
mouzer

MensagemEnviada: Seg Out 12, 2009 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, muito obrigado pelas dicas.. vou tentar segui-las aqui..
so uma duvida...
pregar a raiz na madeira? alguem tem um texto com fotos para eu ver? coloca a planta sobre a madeira, e prega de baixo pra cima? de cima pra baixo? assim que a planta se recuperar eu vou planta-la em um escorredor, nem vou mexer nas raizes ou eu corto a raiz? da forma que, cresça novas raizes capilares para os lados?

um grande abraço a todos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: