|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 19, 2009 6:57 pm Assunto: Informação da Azaléia |
|
|
Estava com essa azaléia em um vazo grande para que ela se desenvolvesse e utilizasse ela para trabalhos bonsaísticos. No entanto, ultimamente tem chovido muito em minha região, então, ela vem apresentado uma queda de folhas e amarelamento. Nesse fim de semana retirei do vazo coloquei-a em uma vazilha com o substrato contendo telhas de cerâmica trituradas junto com cinzas de material queimado, havia queimado umas folhas no quintal e sobrou umas cinzas no local, colhi e resolvi colocar em seu substrato, será que dar certo ?
 |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 19, 2009 7:59 pm Assunto: |
|
|
ola, a retire destas cinsas o mais rápido possível, as cinsas não são componentes de um substrato élas são apenas um adubo rico em potassio. O que vc pode usar é uns 10% de carvão e só.
A azaléia é uma planta aciducifólia isto quer dizer que ela vive em solos de ph baixos com bastante matérial organico ácido, (é uma das poucas espécies assim).
Um substrato ácido e adequado vc pode fazelo com: terra vegetal, casca de pinus, agulhas de pinus secas, laterita, fibra de coco, pó de xaxim, e etc...
Eu particularmente uso esta composição e estou tendo bons resultados:
agulhas de pinus 15%
terra vegetal 15%
areia de rio 50%
carvão 10%
palha de aço 10% (bombrio)
porém isto varia de cada bonsaista.
O fato de as folhas estarem amareladas pode ser pelo substrato por falta ou excesso de água. Aqui em lages esta tendo chuvas frecuentes mais não estou tendo muito problema, isto porqué o substrato que estou ultilizando é drenante e após a chuva seca rápido.
Após remuda-la deiche-a na sombra durante tres semanas.
Não tenha medo de perguntar, o pessoal aqui é bem solidário ...
ps: retire as folhas danificadas.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 19, 2009 8:26 pm Assunto: |
|
|
Blz, irei retirar as cinzas, as folhas eu retirei praticamente todas mesmo.
É, as folhas realmente é por não ter drenagem no substrato, por isso retirei do vaso. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 11:45 am Assunto: |
|
|
ola, joão. É isso ai mesmo, as cinzas podem até queimar as raizes da planta tendo em rezultado uma debilitação. Procure um PH abaixo de 7.
boa sorte...
t+. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Out 20, 2009 2:15 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas informações, retirei todo o substrato que havia colocado, como não tive tempo de arrumar o substrato indicado, coletei umas terras em meu quital e coloquei no lugar do substrato que tinha cinzas, no fim de semana irei providenciar o pó de xaxin e as cascas de pinus.
Brigadão aê. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|