FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Olea europaea var.sylvestris - Rodrigo S.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 11:45 pm    Assunto: Responder com citação

Foto da arvore actualmente:
15-10-2009





Olá a todos.

Bom este projecto terá novo rumo depois de varias opções para eliminar certos erros que tem,compactando-a mais,baixando-a mais e eliminar o tronco e a copa mais alta.
Foi bastante estudada,com colegas e amigos e alcança-mos duas hipotese para seguir:

Plano 1:

Desenho gentilmente realizado por meu colega Pedro Nascimento .


Plano 2:



1ºPlano: mais artistica e mais rapida, penso que ficaria igualmente atrativa se conseguido o plano,mas que iria desvirtualizar um pouco a especie e artificializa mais a planta.

2ºPlano será mais lento para conseguir,menos artistico,mas seguirá mais a natureza da especie e a atração será dada pelo nebari forte em conjunto com copas bastante amplas e compactadas,um genero mais natural que ganhará força com o passar do tempo e com o envelhecimento natural das ramas e troncos.

Duas soluções que tinha,e tenho ainda.
Mas penso seguir pelo caminho mais naturalismo da sua forma original e da especie.(2ºPlano).

Aproveitando outras arvores com nebaris menos "potentes" para seguir por caminhos mais e artisticos de madeira morta,aí sim onde temos de ir buscar por vezes beleza onde ela não existe através de tecnicas mais artifiçiais.

Fica aqui desde já os planos que tenho para a arvore.
E que seguirei no futuro,e continuarei a apresentar meu trabalho para vós,gostando sempre de alguma opinião.

Leonardo obrigado por suas palavras e me desculpe só responder agora...

Cumprimentos para todos.


Editado pela última vez por Rodrigo Sousa Vidal em Qua Out 21, 2009 12:55 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
TARCISIO DIAS
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 30/01/09
Idade: 49
Mensagens: 144
Localização: São Sebastião-SP

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 8:32 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Sousa Vidal escreveu:
Olá a todos.

É mesmo ,mas não basta ter boa base!! Embarassed

Tenho ainda bastante que me ocupar, para conseguir tirar as copas mais compactas e proporçionais,e por contra tenho de refazer sua parte de trás que sofreu açidente. Sad

Mas vou trabalhando ao ritmo que a planta me autoriza.

Obrigado a todos Wink e continuarei mostrando seu desenvolvimento,esperando sempre opinião desse lado.

Enté...



Bonsai é isso mesmo amigão, parabéns trabalho perfeito até agora!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 03/10/08
Idade: 40
Mensagens: 2019
Localização: Ijuí-RS

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 8:40 am    Assunto: Responder com citação

O colega lusitano está a milhas de distância, literalmente. Acredito que o segundo projeto seja mais apropriado, realmente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Qua Out 21, 2009 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

É mesmo!!

Algumas milhas entre o desenho e a arvore(tal como nossa situação geografica),seria bom se fosse tão rapido seu desenvolvimento no solo como no papel.Mas...

Acredito no desenho como algo fundamental para nos orientar-mos e saber o que estamos a fazer e as tecnicas que pressisaremos de utilizar,mesmo sabendo que ,pois poderá levar algum tempo(bastante) para chegar ao objectivo.

Tarcio e Arzivenko:
Obrigado por o incentivo.

E por concordarem comigo na opção de desenho.
Embora vá isolar da parte viva,os troços que iram ser utilizados para o 1ºplano sem cortar,para se algo correr mal,continuar a ter essa hipotese de trabalho.

Abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2010 8:02 pm    Assunto: Preparação para 2010 Responder com citação

Olá a todos os participantes deste forum,uma saudação grande.

Vou publicar mais uma pequena intervenção que fiz na planta deste tópico,como partilha.
A arvore se vai fazendo com calma e ao ritmo dela mesmo,eu apenas a vou orientando,e com os anos espero que me vá dando a alegria de a ver fazendo-se até Bonsai.

E por aqui na terrinha ,vamos entrar agora na epoca de desenvolvimento,por essa razão para prepará-la para mais um ano de desenvolvimento fiz um pequeno trabalho,para ir guiando aos poucos a planta.

Apenas "descasquei" a rama que irá ser abulida do desenho sem qualquer tratamento da madeira.
O objetivo é encaminhar a força para as ramas que farão parte do desenho.

E a madeira morta deixar agora o tempo fazer o seu trabalho este ano,descobrindo os veios na madeira a trabalhar.

Fica aqui as fotos de como se encontra actualmente,e que vou mostrando de passo em passo seu desenvolvimento neste tópico:

2/3/2010






Para todos
Cumprimentos
Rodrigo Sousa
_________________
Blog:
http://kintall.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2010 3:53 pm    Assunto: Responder com citação

Linda sua planta!
Mas agora que vc tirou o ramo da esquerda.... o da direita tmb precisa sair!!!

Maravilha de planta!
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Como está a planta????
POste fotos!
abraço!
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Maio 11, 2010 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Markus,

Concordo com você.

Este projeto deve ser mantido:




Poste fotos Rodrigo, seria muito bom para vermos o estágio.


Abraço:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
claudionor anacleto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 18/01/10
Idade: 51
Mensagens: 289
Localização: Jaraguá do Sul-SC

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 12:16 am    Assunto: Responder com citação

gostei do material é mais um exemplar digno de todos elogios e espelho para podermos ter como base do que podemos fazer com nossas plantas
parabens
abraços
_________________
"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rodrigo Sousa Vidal



Registrado: 09/07/09
Idade: 49
Mensagens: 48
Localização: Algarve-Portugal

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 5:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos.
Viva Markus,Illex e Claudionor.

Desde já obrigado pelos comentários e opiniões que são bastante importantes os pontos de vista de cada um. Very Happy

É verdade,o "tempo" na Internet é bastante diferente de o "tempo" nas nossas plantas para transformar um dia em Bonsai.
O que parece imenso tempo on-line no cantinho das nossos projetos Bonsai é uma insignificancia.

Pois é o que sucede com esta Olea,tenho estado trabalhando a parte que só se vê daqui a uns anos.
O famoso "corta e cresce",para construir a ramificação proporcional,coneça e sinuosa tipica das arvores desta especie quando crescem soltas no solo.

Ou seja um trabalho de bastante interesse,mas que não apresenta efeitos visiveis imediatos como conseguimos por exemplo nos 1ºs trabalhos nas coniferas.
Deixo crescer a copa está praticamente composta e volta a cortar,avançando por vezes um nó ou dois apenas,o que em fotos é insignificante.
Mas Marcus fica prometido que na proxima primavera na altura do transplante e defoliação mostrarei com as ramagens "despidas" o resultado de tais trabalhos.,aqui no Atelier.

Quanto ao rumo a seguir para o desenho,não pus de parte o desenho fustigado da arvore,por isso não podei o tronco para trabalhar por agora.
Está agora descarnado e o tempo(e algum fogo) vai-se encarregar de mostrar os veios na madeira para trabalhar.

Claro nesse altura actualizarei aqui seu cantinho no Atelier junto de vós.

Mais uma vez agradeço aos três os comentarios,que desejo que se repitam muitos e muitos anos enquanto a arvore vai se desenvolvendo e "aparecendo",com os devidos tempos que nessecita para se conseguir um bom trabalho e uma boa interação com a planta.

Um grande abraço deste lado do Oceano Atlantico.
Rodrigo Sousa
_________________
Blog:
http://kintall.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil