|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 1:20 pm Assunto: bonsai |
|
|
Acho um equívoco muito grande alguem dizer que o estilo FUKINAGASHI é o último a ser tentando para se estilizar uma planta qualquer. Na verdade, ele é dificilimo de ser composto de forma a ficar natural. Nisso o velho amigo Elio tem razão. São poucas as plantas que se adequam a ele, justamente em face a isso. Mas não é tão dificil assim nem tão absurdo sugerir que se estilize uma planta nesse sentido.
Alguns dos melhores bonsai e penjing trabalhados no estilo Fukinagashi foram realizados com ulmus, mas creio que podemos utilizar com igual resultado serissa, murta, pinheiro, junipero, caliandra, piracanta, celtis, e até mesmo ficus. Este último, inclusive, ficaria ainda bem atrativo se, a seu nebari, fossem agregadas pedras soltas, o que iria contribuir grandemente para um atrativo a mais.
Há que prevalecer o bom entendimento no sentido de que, para se estilizar uma planta adequadamente, em qualquer estilo, deveríamos levar em consideração a forma da planta. Com uma muda nova, bem fornida de galhos por todo o tronco, flexível, podemos estilizar e formar sua estruturação com facilidade. Entretanto, a uma planta mais robusta, de tronco mais grosso e galhos idem, é forçoso admitir que teremos que reduzir as possibilidades de estilização.
Creio que todo e qualquer estilo é praticável, desde que levemos isso em consideração. Temos que fazer um estudo detalhado e minucioso sobre qual a melhor maneira de conduzir o trabalho com determinada planta. Algumas, é claro, desde cedo indicarão dessa forma qual o melhor caminho a seguir com ela. Outras, porém, irão requerer mais atenção por parte do cultivador.
Mas discordo quando ouço ou leio que tal e qual estilo são os ultimos a serem aplicados por isso ou aquilo. Pura balela. Seriam dificeis de serem obtidos ou trabalhados, isso sim. Já ouvi muito sobre o estilo Literati, por exemplo, ou mesmo sobre o kengai total. Como agora, o Fukinagashi.
Edmilson, meu chapa, seu ficus está indo bem. Há muitas e controversas opiniões sobre qual a melhor maneira de conduzi-lo e que estruturação seria mais adequada. Gostei da projeção do bonsaista Ricardo Paiva, e creio que se o bonsaista Marcelo Duprat participasse, ele tambem iria concordar que essa é, de longe, a melhor opinião sobre sua planta.
Bem, agradeço a oportunidade, e como os demais, irei aguardar o deslinde desse trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 46 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 2:27 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
| nickyfury escreveu: | | Acho um equívoco muito grande alguem dizer que o estilo FUKINAGASHI é o último a ser tentando para se estilizar uma planta qualquer. Na verdade, ele é dificilimo de ser composto de forma a ficar natural. Nisso o velho amigo Elio tem razão. São poucas as plantas que se adequam a ele, justamente em face a isso. Mas não é tão dificil assim nem tão absurdo sugerir que se estilize uma planta nesse sentido. |
Nickfury, desculpe mas não consegui interpretar de forma muito clara seus comentarios. Em algumas partes vc diz que é dificilimo e depois diz que não é tão dificil assim.
Acho que devemos seguir o estilo que a planta nos mostram, pegar um chokan e transformar em fukinagashi (por exemplo) a nosso bel prazer não acho legal. Apenas minha opinião _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 7:34 pm Assunto: |
|
|
Bom eu sou aprendiz do aprendiz de principiante, ainda não tive oportunidade de participar de cursos ou workshop's sobre o assunto. Acho que 90% de meu conhecimento sobre bonsai saiu daqui deste forum.
Mas uma coisa que aprendi aqui e que julgo de grande importância, tentar seguir a naturalidade da planta, ou seja , tentar trabalha - lá de acordo com sua forma natural. ( Fui claro ? )
Quando sugeri o Fukinagashi pensei em um contexto mais amplo, não só a planta em um pote, mas sim um Peijing ( por isso sugeri expor mais as raízes pra passar a impressão de que a planta está sendo arrancada pelo vento).
Não tinha levado em conta a espécie usada nesse ponto concordo com o amigo Nick que " a uma planta mais robusta, de tronco mais grosso e galhos idem, é forçoso admitir que teremos que reduzir as possibilidades de estilização." Mas isso não é impossível de acontecer...
Bom gostei de ver o debate entre dois grandes bonsaitas.
E mais uma vez o amigo Ricardo Paiva matou a pau na sua projeção. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 65 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rodrigo, considerando a busca pela perfeição, em que a perfeição seja algo que se aproxime o mais possível da naturalidade, então estilizar a planta como um fukinagashi é dificil. Entretanto, não há contradição nenhuma quando eu escrevo que, se o cultivador tentar com afinco, ele irá encontrar facilidade em formar uma planta no estilo fukinagashi, aliás, como em qualquer outro estilo a que se proponha trabalhar.
No site AIDO BONSAI, o bonsaista Paulo Neto expõe fotografias de arvores encontradas na natureza, varridas literalmente pelo vento. Observando as formas que essas plantas atingem, após serem constantemente fustigadas por ventos fortes, podemos perceber que, por melhor e mais técnico que venha a ser nosso trabalho com o bonsai, dificilmente atingiremos a perfeição natural com ele, nesse sentido.
http://aidobonsai.wordpress.com/category/estilos-de-bonsais/
Entretanto, como qualquer outro estilo clássico japonês, podemos lançar mão dos recursos e técnica de que dispomos, para conseguir algo aproximado a isso. Há na internet inumeras fotos de bonsai nesse estilo, e, se não são tão naturais como se desejaria, pelo menos são muito bem trabalhados.
Alguns estilos são mais complexos que outros. Partindo de um tronco com um movimento levemente sinuoso, podemos facilmente montar um bonsai no estilo moyogi. A tecnicidade do bonsai irá depender, é claro, de que nossa planta tenha ao menos galhos distribuidos o melhor possível. Dependendo da espécie da planta, aliás, poderemos até mesmo formar esses galhos desde o inicio e atingir a plenitude e maturidade através de inumeros recursos e trabalhos, de forma a obter o melhor e mais perfeito bonsai no estilo moyogi.
Ouso dizer, porém, que podemos não ter o mesmo resultado ao tentarmos estilizar um kengai pleno, um fukinagashi ou um literati. Acredito que a complexidade em estilizar uma planta depende, basicamente, do material que temos em mãos. Em seguida, da perícia técnica do cultivador e de sua capacidade em modelar uma planta. É preciso considerar, entretanto, que mesmo estilos complexos podem guardar certa facilidade em serem construídos. Mas essa construção será tão ou mais complexa quanto for nossa exigência em atingir a perfeição com a planta.
Visitando o site bonsai shari sidiao, podemos ver o apuro técnico levado ao extremo, em que a perfeição é buscada e alcançada de uma forma até mesmo absurda, como o detalhamento da estruturação aerea dessa Bougainvillea glabra, uma mísera primavera, como muitas que temos visto aqui no forum, atinge um patamar inimaginável:
Então eu pergunto: é possível considerar esse bonsai um trabalho natural? Há, na natureza, alguma primavera que se aproxime ao menos um tiquinho da perfeição, principalmente nos galhos com suas ramificações filigranadas, dessa planta? Não creio. A perfeição está no bonsai, e na técnica primorosa de seu cultivador, que com trabalho árduo e constante, logrou êxito em atingir o mais alto grau de apuro e esmero. No entanto, o estilo trabalhado é facil de ser atingido. Dificil, mesmo, é atingir o mesmo grau de perfeição. Mas se ele pôde, então creio que qualquer um que se proponha a tanto, tambem poderá chegar a esse resultado.
Voltando ao fukinagashi: observando as arvores no site Ai do bonsai, vemos que nem são tão perfeitas assim. Mas os bonsai que lá são apresentados a título comparativo, esses sim, são perfeitos, em todos os detalhes, diga-se. Um estilo dificil de ser atingido? nem tanto. Mas um estilo dificil de ser trabalhado, como qualquer outro estilo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 51 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:36 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo Ricardo Paiva, simplesmente sensacional sua projeção.
De antemão agradeço a todos foristas pelos comentários, realmente estou muito feliz por minha planta trazer à tona todas estas dúvidas e todos estes comentários. Esta é minha forma de contribuir para a arte bonsai (é um pingo no oceano, mas o oceano é formado por pingos unidos).
Sempre colocarei fotos elucidando minhas tentativas, penso que isto ajuda a visualização.
Todos comentários e projeções estão sendo arquivados, assim como será as fotos e atualizações da planta para futura analise.
Quando ao galho maior ele já esta no seu tamanho máximo (pode ate ser diminuído) porém aumentar não. Quero que ele juntamente com futuros brotos dele forme a copa desta planta.
Realmente a planta será recolocada no vaso, estou aguardando uma recuperação da mesma.
Quanto a galho da plaqueta, estava com vários brotos pequenos, porém todos saindo do mesmo ponto, coisa indesejável, mas acho que é característico desta planta. Como retirei todos e a forte adubação orgânica é provável que terei sucesso na emissão de novos brotos em pontos diversos do tronco.
Caro amigo, muito obrigado mesmo pela projeção, tenho de aprender photoshop, para melhorar a qualidade da minhas, são um horror.
Abraço fraterno, continue participando _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:40 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo Thiago Giaconi, realmente o cara é fera.
A participação do pessoal é gratificante, quando você pensa que esgotos todas as possibilidades, alguém chega com um projeto igual a este e agradavelmente faz você repensar tudo que estava definido.
Abraço fraterno e muito obrigado pela participação. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 8:49 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo Rodrigo Dias, o Ricardo realmente traduziu em desenhos todas nossas palavras. Ficou muito bom.
Em relação a questão estilo fukinagashi, concordo com a dificuldade, não obtive um sucesso considerado em minhas tentativas, mas com o tempo creio que irei aperfeiçoando e futuramente seja capaz de um varrido pelo vento agradável. Particularmente para este estilo vejo mais harmonia em plantas com características específicas (casca grossa e rugosa, folhas escassas e pequenas, ex: caliandra, serrisa etc...
Sem dúvida alguma Tramujas e Gerpe são grandes mestres, uma pena que não participam deste fórum.
Mostra sua murta ai ???
Abraço fraterno e obrigado pela participação e sugestões. _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 10:24 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo Nick, tudo bem com vc??
Digo sempre que a arte bonsai, exige dedicação e estudos. Isto é essencial, creio sempre que vontade e dedicação faz toda a diferença. Antes mesmo de pegar na tesoura é preciso pensar bastante, estudar, ver outros trabalhos. Isto abre nosso leque de opções.
Fico imensamente feliz em ver sua participação no tópico
Quanto ao fícus, qual sua sugestão?
Grande idéia sobre Marcelo Duprat, estarei enviando MP, vamos ver se ele retorna minha mensagem e participa do tópico.
Nick aguardo suas sugestões e observações; quanto a atualizações estarei postando assim que modificar algo.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 21, 2009 10:33 pm Assunto: Retornando |
|
|
Caro amigo César, igual a você também julgo ser um aprediz, e por mais que o tempo passe, assim quero continuar ser.
Quanto a curso, vai se programando, já já Bonsai 2010 estará saindo do forno. Não esqueça, final de maio temos um compromisso. O fórum é muito didático, ajuda muito mas ver a coisa a vivo é espetacular, alem é claro o prazer em poder encontrar com os amigos.
Procuro sempre colocar minhas plantas da forma mais natural, muitas das vezes não consigo. O problema é a peçinha que fica segurando a tesoura kkkkkk mas vamos aperfeiçoando com o passar do tempo, sempre curtindo com felicidade esta viagem maravilhosa.
É sempre muito bom ver um debate de idéias, principalmente entre duas feras.
Abraço fraterno e obrigado pela participação _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Out 22, 2009 9:49 pm Assunto: |
|
|
Bom amigos
Depois de tantas belas dicas, eu também gostaria de pitacar
Gostei do vaso atual, fazendo o reposicionamento como sugerido... O desenho da copa ficaria parecido com o do belo projeto do amigo Ricardo, tendo um pouco mais de espaços vazios entre os galhos para deixar a árvore "mais dramática", como sugeri o vaso e o nebari  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|