FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Penjing Landscape
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2004 7:37 pm    Assunto: Penjing Landscape Responder com citação

Gente,

Disponibilizo aqui dois Penjing que fiz em evento nos dias 04 e 05 de setembro em Natal, quem sabe um início.
Só tenho a agradecer ao meu Mestre e amigo Mário Alberto Garcia Leal, sempre fiel com suas convicções de desenvolver a arte bonsai, quem tem o conhecimento não teme em ensinar. E quem inicia em fazer tem que expor seu trabalho, sabendo aguardar e absorver elogios e/ou críticas.

[]s em todos



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
andre
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 23/07/04
Mensagens: 264
Localização: Bezerros-PE

MensagemEnviada: Sex Set 17, 2004 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

cara goste muito do seu trabalho e so tenho elogios a vc.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/07/04
Mensagens: 1339
Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2004 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

Ficou ótimo... a aparência saudável das plantas faz toda a diferença nesse tipo de trabalho.
Abraços.
_________________
"You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2004 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Bergson,

Seu trabalho está excelente. Parabéns!!

Concordo plenamente que quem tem o conhecimento não deve realmente temer em ensinar. Muito pelo contrário, deve sentir-se orgulhoso em poder contribuir, de alguma forma, para a difusão "desse" conhecimento.

Aquele que acha que aprendeu tudo e não ensina, na verdade não aprendeu nada.

Gostaria de saber quais as espécies que você trabalhou nesses penjing's.

Um abração,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2004 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro Sergivaldo,

Todas as árvores são Serissas Foetidas, as que utilizei no Suiban pequeno venho produzindo (estão com 08 meses, utilizei solo bem drenado e adubação quinzenal, 70% torta de mamona - 20% farinha de osso - 10% cinzas e acrescentei mais 10% de vermiculita: que retém água e agiliza a decomposição do composto).
No suiban grande as serissas são produzidas pelo Martins acho que tem entre 02 e 04 anos.
Tenho que agendar uma visita a sua terra.

[]s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 7:26 am    Assunto: Responder com citação

Parabens é pouco cara, Laughing Laughing

MAGNIFICO trabalho, me interessei muito pelos penjing, já havia visto so trablahos do MAster MArio que tb depravamm. Por onde inicio, já que ensinar faz parte tb???

Very Happy

Tecno
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 9:24 am    Assunto: Responder com citação

MUITO BOM Bergson, MARAVILHA de trabalhos!!!

Como disse o Tecnolobo, já dá vontade de começar um também

Por favor, me tira essas dúvidas:

- De que material são feitos as pontes e a casinha?

- Num penjing feito com uma lasca de pedra (coletada na natureza), não é nescessário os furos de drenagem, certo?
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 11:41 am    Assunto: Responder com citação

Tecno,

Agradeço pelo elogio e sempre o direciono ao meu Grande Amigo e Mestre Mário Alberto Garcia Leal.

Sempre comungo da idéia de que para iniciar qualquer coisa, só precisamos de boa vontade e dedicação. O penjing não foge dessa regra, primeiro devemos observar sempre a natureza em nossa volta, vendo as proporções, as texturas, a topografia do solo.

Inicialmente após definir o que vai usar (suiban/bandeja ou uma lasca de pedra), deve procurar localizar as plantas na base a ser utilizada, procurando gerar movimento. Utilize um substrato normal, para fazer as diferenças de topografia e estabilizar as plantas, e no contorno do trabalho utilize turfa - para contenção (ou qualquer material argiloso de cor escura, que não se desmanche com facilidade). Em um penjing deve-se utilizar um número ímpar de árvores, procurando não misturar as espécies das árvores. As plantas maiores deverão ficar na frente, distribuindo as outras por tamanho, até que as menores fiquem por último, provocando uma sensação de perspectiva (profundidade). O solo deverá ter movimento, altos e baixos, para não gerar um aspecto monótono a seu trabalho. No acabamento aplicar diversos materiais, como: musgo, pedras, pedaços de madeira envelhecida, pequenas plantas, procurando dar um aspecto mais natural possível. Pode montar o penjing utilizando apenas árvores ou árvores e pedras, que darão o efeito de grandes montanhas.
Quando utilizar rios em seu penjing, o deixar sinuoso em sua forma, sempre gerando movimento. Pode completar sua paisagem com pontes, tôro (laternas), tôri (portais), casas, barcos, animais, figuras humanas, analisando sempre a proporção, e se os elementos escolhidos são adequados a paisagem. Uma boa opção de prazer e diversão, é você produzir esses elementos.

Espero que ajudado, qualquer dúvida pergunte.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Ter Set 28, 2004 12:09 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

Começei a fazer penjing, por ver o prazer que Mário tem em executar suas paisagens, passei a compartilhar dessa alegria e me realizei nela, achei o meu espaço.

Os elementos que tenho utilizado nas paisagens eu mesmo tenho produzido, mais uma maneira de sentir parte do trabalho. Eu utilizo para fazer as pontes, casas, portais, lanternas, barcos, etc, apenas madeira: balsa, bambu, palito de picolé, espeto para churrasco, palito para dentes, ou qualquer material que seja viável, apenas verifique se é de fácil manuseio. Aém da madeira uso cola branca ou cola para madeira e cola de bastão (com aplicador elétrico). Sempre busco o modo mais prático de executar o serviço, que gere um bom acabamento. A ferramenta que utilizo é uma régua e um bom estilete. É lógico que se tiver outros equipamentos (como uma micro retífica) facilita a execução do serviço, mas nada o impede de fazer.

A base para penjing não possui furos, por dois motivos: 1. para manter uma maior umidade, já que se utiliza musgo, pequenas plantas; 2. quando se coloca água nos rios (nesse caso a margem do rio deverá ser isolada, com pedras e massa plástica ou argamassa, para conter a água).

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/07/04
Mensagens: 1800
Localização: Cabedelo-PB

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Grande Bergson!!

Muito obrigado pelos valiosos ensinamentos.

Espero vê-lo fazendo uma demonstração no I Encontro Nordestino de Bonsai. Você poderá aproveitar sua ida ao Recife e passar lá em casa, terei a maior satisfação em recebê-lo.

Um grande abraço,

Sergivaldo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/07/04
Mensagens: 168
Localização: Recife-PE

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Sergivaldo escreveu:
Grande Bergson!!

Muito obrigado pelos valiosos ensinamentos.

Espero vê-lo fazendo uma demonstração no I Encontro Nordestino de Bonsai. Você poderá aproveitar sua ida ao Recife e passar lá em casa, terei a maior satisfação em recebê-lo.

Um grande abraço,

Sergivaldo


Opaaaa vc vem Bergson??? cara vai ser demaisss vou conehcer o Master Sergivaldo tb Laughing Laughing

Tecno
_________________
" ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Visitante






MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 5:58 pm    Assunto: Responder com citação

Berqson,

Tire uma duvida que tenho, quando se faz um penjing, quando se coloca agua, tem que isolar a parte de terra com massa plastica, eu pensava que se colocava uma camada de pedra britada em baixo e logo acima a planta com terra. entendeu?
Camada de brita ate um pouquinho acima do nivel da agua, depois vem a terra com as arvores sobre a brita.
Um abraço
Marcio Garcia
Voltar ao topo
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qua Set 29, 2004 9:18 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio,

Deixe-me explicar mais detalhadamente. Quando falo em usar massa plástica, é quando utilizar no contorno dos rios pedras, elas deverão ser fixadas ao suiban (bandeja ou laje de pedra), formando um cordão de isolamento entre à água e o substrato que forma a paisagem (mantendo a formação dos volumes e a limpidez da água). Quando utilizar grandes pedras, e elas ficam fixas na bandeja e as árvores em cima dela, não é necessário isolar, pois a pedra executa esta função.
Quando utiliza britas e por cima substrato, com o intuíto de evitar que à água se misture com o substrato, acho que não deva funcionar a contento.
Essa solução de terra + brita, normalmente é usada em drenagem, como solução para evitar acúmulo demasiado de líquidos, no caso do suiban o excesso de líquidos será drenado para a base e misturará com a água do rio, gerando uma mistura turva de solo + água.
No entanto cada um pode e deve fazer a sua própria maneira, testando e verificando os resultados. Nem sempre a solução que uso e encontro é a única e verdadeira. Se nos acomodarmos em uma única direção, deixamos de enxergar o que ocorre em nossa volta.
Qualquer coisa que possa ajuda, pergunte.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2004 9:03 am    Assunto: Responder com citação

Márcio,

Estava verificando uma paisagem mais antiga e observei que com o passar do tempo o substrato com a turfa que formaram o contorno do rio solidificam, permitindo a colocação de água. Servindo como mais um elemento para tornar a composição mais realista.

[]s

bergson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 13/07/04
Mensagens: 3311
Localização: Maceió-AL

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Uma mensagem apenas para que os participantes do fórum mostrem mais efetivamente seus trabalhos.

[]s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil