|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Guerreiro
|
Enviada: Ter Nov 03, 2009 11:49 am Assunto: Meu primeiro bonsai, com alguns problemas |
|
|
Olá a todos, esse é o meu primeiro bonsai, creio que seja bem jovem e básico pois comprei em um supermercado à uns 5 meses.
Só realizei 2 podas de folha e troquei o vaso.
Estou preocupado com esses insetos, o que são? Eles prejudicam a arvore?
eu escolhi essa arvore por conta das folhas amareladas e o tronco composto e entrelaçado, se alguem tiver sugestões de cuidados, tambem são bem vindas.
Obrigado a todos. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Nov 03, 2009 12:23 pm Assunto: |
|
|
Bom, te apresento o Tripes, a praga mais comum em ficus. Ele é responsável pelo dobramento das folhas, a unica maneira de controlar é retirando as folhas que estiverem enroladas ou com estes insetos. Cuidado ainda se tiver outros ficus perto da sua residência, pois eles se dispersam com facilidade, coloque as folhas contaminadas dentro de um saco plástico, amarre, e ponha pro lixeiro levar embora.
Quanto a sua planta, algumas considerações. Ficus é ótimo para iniciantes pois é muito tolerante a falta de água, rega ou luz, também aceita muito bem as podas, é praticamente indestrutível, porém, não suporta o frio.
Bom, troncos trançados não são bem vistos no bonsai, pois são muito artificiais, aconselho, se possível, desmanchar a trança o quanto antes, depois de fundidos não será mais possível separar os caules.
Seu pote é bonito, mas durante o processo de treinamento, a planta não precisa estar necessariamente em um pote definitivo, pois nestes potes a planta fica com seu crescimento estagnado rapidamente, e para poder estilizar, se faz necessário que a planta cresça, ou então nunca teremos o que cortar.
Como é sua primeira planta, trate de eliminar as pragas, e mantenha a planta sadia e bem regada, conforme você se aprofundar no assunto, naturalmente surgirão novas alternativas e conhecimentos para aplicar em sua planta. |
|
|
 |
Bruno Guerreiro
|
Enviada: Ter Nov 03, 2009 12:26 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado pelas dicas, já irei imediatamente retirar as folhas e os bichos.
essa questão do troco não sabia, creio que não irei realizar essa alteração nessa arvore.
Acho que no meu caso o mais interessante será partipar para uma outra arvore em paralelo a essa |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Nov 03, 2009 12:30 pm Assunto: |
|
|
É exatamente isso Bruno, não se preocupe demasiadamente, a primeira planta serve principalmente para nos habituarmos com a fisiologia vegetal, é bem possível que você acabe matando ela por falta de água, ou muita adubação, melhor que faças isso com teu ficus do que com outra planta com maior potencial que venhas a adquirir. Como disse antes, te preocupe em manter esta viva, e enquanto isto, vai estudando.. Comece pelo forum aqui tem muito conhecimento de uma maneira bem simples de adquirir, sabe como? apenas lendo...  |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Nov 04, 2009 1:29 pm Assunto: |
|
|
Ola Bruno , Uma dica que posso te transmitir por experiencia propria é de que o tempo não para e não devemos deixar de fazer o que deve ser feito agora. ... Parabens pelo começo { toda longa caminhada começa com o primeiro passo ..}
Penso que se fizer as intervenções que são de praxe agora , no futuro ficará muito mais satisfeito com o resultado da sua dedicação ...
Tenho 3 ficus comprados tb em supermercados , trançados tb, mas com quase 10 anos de cultivo e cuidados ...
Todos os dias olho prá eles e me arrependo de não te-los destrançado quando eram fininhos, iguais a este teu{tb não sabia que deveria faze-lo} ... agora é impossivel e as marcas ainda estão lá. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 05, 2009 3:20 pm Assunto: |
|
|
O medo é natural e algumas vezes bem vindo, principalmente para um iniciante. Mas sem ousadia, sem errar, jamais aprenderemos, ninguem aprende sem tentar e se tentar algumas vezes vai errar mas só assim um dia aprendemos!
Abração! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 9:05 pm Assunto: |
|
|
Bruno, concordo em destrançá-lo. Mesmo que alguma muda quebre e só fique uma.
Aqui em Curitiba tem um super mercado que plantou ficus trançado, há mais de 20 anos. Ainda hoje dá pra ver o trançado, totalmente anti-natural.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 9:09 am Assunto: |
|
|
Também comprei um trançado aqui da feira de Holambra.
deixei ele deste jeito por uns 4 meses e finalmente destrancei.
eram 4 mudas e nao quebrou nenhuma delas.
Todas estao em treinamento pois sao muito fininhas.
siga a sugestão da maioria e vc vai ter é lucro. Serão 4 ao invés de uma.
coloque no escorredor e qdo as raízes sairem pelas laterais enterre dentro de uma bacia com um bom substrato. e como o pessoal sempre diz:
"esqueça ela por um bom tempo".
Quanto ao inseto:
Aqui na minha cidade a prefeitura caiu na besteira de plantar esta árvore por quase todas as ruas. Tem uma época do ano que eles infestam a cidade. voam por todo lado, têem uma ferroada dolorida e coça muito.
Se estiver com roupa clara, dá pra vê-la "chapiscada" de tanto que tem deles.
A prefeitura vai arrancar todos os ficus da rua e plantar sibipiruna e outras mais que nao estouram calçadas e nao provocam esta infestação geral. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 9:30 am Assunto: |
|
|
È pessoal,
Acho que pelo menos uns 60% dos que iniciaram na arte começaram com estes "trançados", temos que ver pelo bom...eles divulgam a arte ou dão um ponta-pé inicial para o primeiro contato com o Bonsai, mesmo sendo "mau-sai"....
Neste caso se destrançar, terá umas 03 mudas separadas, plante em vasos separados com bastante matéria organica. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|