|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
r.ozelame 2.o PASSO

Registrado: 03/06/09 Idade: 40 Mensagens: 324 Localização: Ilópolis-RS
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 1:10 pm Assunto: |
|
|
Interessante pessoal, bela iniciativa.
No final poderíamos juntar a maioria das palavras usadas, tipo a lista do Elio.
Isso facilita, pra pessoas que como eu, que nunca conviveram com japoneses ou experts na língua.
Valeu mesmo. _________________ Sirvam nossas façanhas de modelo à toda Terra.
Att.
Ramon Ozelame |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 8:21 pm Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Belas postagens !!!!
Quero mais é aprender.............
Sobre o "plural" da palavra BONSAI, me inerva muito ouvir bonsais....
Ou BONZAI !!!!!!!!
Acho que este tópico está cumprindo sua finalidade.....cultura também é aki e aprender mais sobre bonsai também é neste forum....
Postem mais palavras que comumente utilizamos erradamente.
Obrigada. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 9:30 am Assunto: bonsai |
|
|
Shohin é fácil: Xôrrim.
Ezequiel, o idioma japonês utiliza simultaneamente três diferentes sistemas de escrita: o hiraganá, o katakaná e o kanji. O hiraganá é composto de 46 letras básicas e, por meio delas, podem-se grafar todos os sons da língua japonesa. O katakaná, também composto de 46 letras básicas correspondentes ao hiraganá, é utilizado principalmente para a transcrição de nomes de pessoas, termos estrangeiros e onomatopéias. Ambos são sistemas de fonogramas silábicos.
Já o kanji é um sistema que utiliza caracteres chineses, cada qual com signficiado próprio, porém apresentado mais de uma leitura. Basicamente, a pronúncia de um caractere pode mudar quando este fizer parte de uma palavra composta. Há duas leituras de um kanji: ON – pronúncia chinesa e KUN – pronúncia japonesa. O verbo ler, em japonês, é YOMU. Então, temos que existem as leituras ON-YOMI, chinesa, e KUN-YOMI, japonesa.
O que dificulta muito o aprendizado de um kanji é justamente essa singularidade de ter duas leituras principais (chinesa/japonesa) e vários significados possíveis. O kanji tem certo numero de traços e há uma única forma correta de escrevê-los. Não se escreve aleatoriamente, como se poderia erroneamente pensar.
Alguns caracteres, por exemplo, são radicais de várias palavras, podendo vir na função de prefixos ou sufixos a outro caractere.
Assim, ao escrevermos determinado kanji simples como por exemplo: 盆 BON, teremos neste kanji a presença de dois caracteres sendo o primeiro 分 bun, significando “fração” e o outro,
皿 sara, significando “prato”, ou “bandeja”.
Juntando o kanji “mulher” 女 cuja leitura é “onna”, com o kanji “criança” 子 leitura “ko”, teremos o kanji “gostar”, com outra leitura e outro significado é claro, “suki” 好.
Aliás, arvore é ki, 木, bosque é hayashi 林, floresta é mori 森 observando-se então que, conforme aumenta a quantidade de arvores, repete-se o mesmo kanji, mas altera-se o nome e o significado.
Para uma melhor compreensão, creio que o ideal é fazer um estudo mais profundo. Há sites na net que auxiliam enormemente, mas é preciso antes instalar fontes orientais no computador. Mesmo porque, com isso, consegue-se visualizar as páginas japonesas de bonsai pesquisadas via google. Tenho, entre meus "favoritos" dois sites de referencia para o aprendizado do idioma japonês, que repasso a quem se interessar em buscar maiores informações:
http://www.aprendendojapones.com/
http://www.nippobrasil.com.br/2.semanal.aula/index.shtml
Este ultimo site, em particular, é um achado. Ele traz, além da pagina de conversação em japonês, outros temas interessantissimos acerca da cultura japonesa como um todo: culinaria, jogos, diversão, fotos, etc, que auxiliam bem a compreender melhor o pensamento daquele país. Espero que possa ser de alguma valia aos nobres colegas. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 09, 2009 3:42 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela grande aula Nick, é sempre bom aprender um pouco mais. Vou tirar um tempo e visitar os sites indicados com mais calma.
Abraços |
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 06, 2011 7:35 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal
Resolvi resgatar este tópico por achar que ele poderia ser útil já que nosso Fórum está com muitos novos usuários.
Também tenho novas dúvidas, Alguém sabe dizer como se pronuncia SUISEKI e KURO MATSU?
Abraços a todos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|