|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Netosevero
Registrado: 06/11/09 Idade: 38 Mensagens: 19 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 3:50 pm Assunto: Ficus |
|
|
Olá a todos..
tenho esse ficus aqui e queria contar com a ajuda de vocês para estilizá-lo.
Está ramificado em 4 ramos. O segundo da esquerda para a direita é o maior, mas a distancia copa/chão dele eh muito grande. Eu queria fazer algo para não perder as raizes já se desenvolveram para fora do solo.
Toda sugestão será bem vinda..
Obrigado desde já
Editado pela última vez por Netosevero em Sex Nov 06, 2009 4:21 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Netosevero
|
Enviada: Sex Nov 06, 2009 3:52 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 12:39 am Assunto: sugestão |
|
|
caro amigo,
Pela primeira foto, me parece que vc tem no vaso mais de uma planta. Me parece 3 ou 4 mudas plantadas juntas.
O que eu sugiro é que primeiro separe as mudas em vasos diferentes. Depois de certificar que sobreviveram a estas mudanças, utilizaria o arame mais grosso que vc conseguir e estilizaria, ou pelo menos daria algum movimento para quebrar essas retas que vc tem hoje.
Só o fato de dar movimento nesses galhos retos, provavelmente já irá fazer com que emita galhos novos na parte externa das curvas que vc fizer. Tenho feito isso com sucesso.
Agora, quanto a estilo para estilizar...só depois de separar elas.
Como o ficus cresce e engrossa rápido e principalmente aguenta bem essas mudanças, eu faria isso.
abraço,
Vitor Martin |
|
|
 |
Netosevero
|
Enviada: Sáb Nov 07, 2009 1:08 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Vitor..
Na verdade é uma planta msm.. os 4 ramos dividem a msm raiz.. vou tentar separá-las então e ver se consigo dar uma forma boa a eles.. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 11:16 am Assunto: |
|
|
Penso que poderia manter unidos , já que são um.
Faça uma poda e corte os galhos de acordo com o calibre , o mais grosso , maior , até o mais fino que deve ser o menor .
faça os cortes em diagonal . uns 45 graus , para dentro da planta ...
Acredito que terá uma pequena floresta . Mas , não faça nada até ter certeza , espere novas opiniões , posso estar errado .
Boa sorte. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|