FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitanga Evolução
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 06, 2009 7:55 pm    Assunto: Pitanga Evolução Responder com citação

Gostaria de opiniões neste trabalho que esta sendo feito com uma pitanga adquirida a uns 3 meses, muda nova que recebeu uma poda drástica no tronco e agora no escorredor, brotou novamente e esta com um belo desenvolvimento...
Abraços Ricardo GV

Editado pela última vez por RicardoGV em Sáb Nov 07, 2009 10:12 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 8:50 am    Assunto: Responder com citação

poste as imagens diretamente aqui.

somente o link nao ajuda muito vc

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewforum.php?f=15
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Depois que começar a sair raíz pelo fundo do escorredor, coloque-a na mamadeira e deixe crescer livremente por um bom tempo. Eu deixei uma crescer por um ano e ainda não tá satisfatório pra começar a trabalhar mais intensamente.

Fiquei curioso em saber do que se trata essas "bolas" na base... parece batatas... hehe
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 5:50 pm    Assunto: Responder com citação

A dica mais usada no forum: "deixa crescer por um tempo na mamadeira"!
Ja foi explicado acima pelo Ezequiel!
Abs
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

é mais facil usar o Ctrl C e Ctrl V em pelo menos 50% das postagens.
http://pedique.blogspot.com.br/
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

Valew a todos pelas mensagens... o lance da mamadeira ja está no planejamento futuro.

Ezequiel... essas "Bolas na base, ou Batatas" Laughing como preferir, são pedras de jardim... as coloquei pois não senti firmeza na base, fiquei com receio de algo bater e forçar o tronco... mas foi mesmo por preenvenção pós transplante, no mais ficou como enfeite mesmo...

Estou contente do poda ter dado certo, e a pitanga ter brotado com força total, pois essa pitanga é minha primeira muda que se tranformará com o tempo num belo bonsai se Deus quiser...

Abraço a todos
RicardoGV
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ricardo, te fiz a pergunta por que certa vez li uma matéria sobre a utilização de determinado adubo orgânico que se preparava, fazia bolinhas e colocava sobre o vaso...

Filipe, além do ctrl c ctrl v, também é muito fácil apontar o dedo, difícil é tentar ajudar. Por que você não nos dá dicas de um expert em pitangas, já que estou também na situação do Ricardo, tenho umas aqui e tô meio perdido do que fazer com elas...

Aguardo
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

Pitanga é muito resistente, seja ao sol, falta de água, frio, podas, mas em contrapartida é uma planta com crescimento lento. Sua mudinha é apenas um bebê, não se desanime, pois é esta plantinha que irá te ensinar como se cuida de uma planta, vais aprender bastante com ela. Porém, não espere um lindo bonsai tão cedo, se quiser avançar no tempo, plante ela diretamente no chão por 3 ou 4 anos, na mamadeira talvez precise mais tempo, e/ou enquanto isto, procure por plantas maiores paralelamente. O primeiro erro do iniciante é achar que a melhor maneira de fazer bonsai é arrumar a menor mudinha possível, mas isto não é verdade, precisamos de material vigoroso, para que possamos podar, estilizar, e mesmo assim, a planta tem que se recuperar rapidamente para que possamos repetir o processo, vez após vez, e uma mudinha vai sempre levar muito tempo até que possa ser podada pela primeira vez.

Boa sorte com teu nenê.. quando chegar a hora de trabalhar com ela, você já terá trabalho com outras plantas maiores, e já saberá o que fazer, desta maneira será recompensador, um bonsai do zero.
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 07, 2009 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Arzinvenko pela experiencia passada em palavras.

Foi pela opção de aprender analizando e construindo as fases de trasformar uma pequena muda em um bonsai, que resolvi investir nesta pitanga, com ela ja adquiri experiencia em poda drástica, substrato, transplante e o prazer de cultivar uma planta ao seu objetivo.

Analizo varios de seus trabalhos, e receber opnião e experiencia de um bonsaista como voce é gratificante.
Obrigado pela força!!! Wink

RicardoGV
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 9:25 am    Assunto: Responder com citação

Caro Esequiel,

Expert em Pitangas!!!!!! essa foi boa..hehehehehehehe
Aconselho colocar esta muda em um vaso maior, após seu desenvolvimento (+-03 anos), aí sim coloque em um escorredor e depois na mamadeira, ou nem coloque no escorredor, basta um vaso bem profundo e com adubação constante (intercale com organico e quimico).
Melhor seria se estivesse no chão....

Neste caso, desta Pitangueira o Ctrl C e Ctrl V já resolveria!!!!
http://pedique.blogspot.com.br/
LORDCRAST

MensagemEnviada: Dom Nov 08, 2009 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

é um "bebe" mesmo...

se tiver lugar pra plantar na terra pra ela encorpar seria ideal..
se não continua no escorredor/mamadeira..

boa sorte...

abraço..
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 09, 2009 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Agradeço a participação de todos... só não entendi esse lance de "Ctrl C e V"

Sempre soube da dificuldade que se dá pelo crescimento de uma muda tão jovem, mas foi como eu disse acima, estou com ela aprendendo certas etapas que eu não aprenderia se pegasse um pré bonsai ou mesmo um bonsai pronto... para mim seria muito fácil, pois tenho facilidade no manejo de plantas, faço isso com muito prazer...

Além dessa pitanga, tenho várias mudas em desenvolvimento, com tronco mais grosso que irá adiantar vários processos...
Os mais experientes sempre falam que se deve pegar algo mais bruto, formado, para que se aprenda rápidamente o que se deve ou não fazer...

Para mim isso é jogar o carro na frente dos bois... ultrapassar etapas para se dar o luxo de ter uma experiencia avançada para mostrar aos outros o que sabe, porém vaga...

Como a arte do bonsai é feita dentro de bastante tempo, é dentro desse tempo que a sua experiencia se forma, e assim colherá frutos doces e suculentos, e não amargos e secos...

Agradeço as idéias, mas não tenho onde colocar a pitanga ao chão... então seguirei com ela nesse escorredor e depois na mamadeira ela irá se fortalecer mais....

Abraços
RicardoGV
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 31, 2010 11:52 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje esta trasplantei esta pitanga para uma bacia grande com 70% areia, 15% adubo (esterco) e 15% Terra fértil, pois ela não estava se desenvolvendo como esperado neste escorredor, quando retirei suas raizes estavam finas, aparentemente frágeis, espero que ela se recupere e siga com força total.

Desculpem não postar fotos pois estou sem camera no momento.
Logo terei novas imagens, post somente para registrar a data do transplante.

Abraço a Todos,
RicardoGV
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 8:50 am    Assunto: Responder com citação

Quando a planta está num escorredor, a idéia é que ela solte as raízes pequenas para que passem pelos furos do escorretor.
Quando elas já saíram dos furos é o momento de depositar o escorredor sobre uma bacia que deve conter: terra estercada (20%), areia grossa (40%) e cacos de tijolo (40%).

com uns 3 meses após colocar sobre a bacia (rica em substrato), vc verá o ótimo resultado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
RicardoGV
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Abr 01, 2010 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Então Laudir, estava no escorredor sobre a bacia, ela estava se desenvolvendo sim, soltou varias brotações... porém opnei por colocar na bacia para ter maior espaço e ver se engrosse mais o tronco, coisa que não estava acontecendo no escorredor.
Quando olhei as raízes, as capilares estavam muito finas e fracas, e a pivô não estava procurando alguma profundidade, outro motivo para eu deixar ela crescer livre na bacia. O certo era colocá-la no chão e esquecê-la, como outros amigos ja me sugeriram.

É ainda uma muda bem nova. Deve ter 1 ano e pouco.
Vou fazer esse teste por alguns meses, como coloquei um substrato bem arenoso, vamos ver se dará certo. depois que as raízes se prolongarem bastante colocarei novamente no escorredor.

Obrigado pela informação e opnião, sempre admiro suas projeções e opniões no fórum, postarei fotos de hoje para amanha. Até Breve!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: