|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiaraju 1.o PASSO

Registrado: 05/09/05 Idade: 68 Mensagens: 100 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 10:03 pm Assunto: Tiaraju |
|
|
Alô,
Meu nome é Tiaraju, sou formado em Agronomia, mas já faz muito tempo que abandonei a profissão. Voltei a buscar, no "fundo do baú" os conhecimentos para aplicar no bonsai.
O interesse começou há uns 10 anos, quando ganhei um bonsai de jaboticaba - um heróico sobrevivente porque, por eu não saber coisas básicas, ele ficou mais de cinco anos dentro de casa, recebendo muito menos água do que devia.
A paixão começou há pouco mais de 4 anos, quando fiz meu primeiro curso básico, De lá pra cá, já fiz diversos cursos, workshops, participei de eventos - inclusive do Bonsai 2008 do Mestre Mário. Também aprendi muito do pouco que eu sei aqui no Fórum do Atelier do Bonsai
Nesse tempo, já matei muita planta, mas também tive muita satisfação de ver os resultados dos trabalhos feitos.
Jaboticabeira em início de trabalho (em 2008)
Carvalho com 10 anos. Coletei a mudinha com 2 folhas e fui conduzindo em um grande vaso de cerâmica. A foro é do dia do primeiro reenvase, com corte de parte da raiz pivotante e troca para um vaso menor, em 2008. Daqui a uns dois ou três anos, vai para um vaso menor que o atual, com novo corte da pivotante
Esta sequóia foi comprada da Belvedere com cerca de 10 anos de idade, há três anos. Recentemente, apresentou problema de podridão de algumas raízes e tive que reenvasá-la, com troca de todo o substrato e corte das raízes podres. Por causa das raízes mortas, parte da casca também morreu e foi retirada até encontrar a casca viva. Dá pra ver que sobrou pouca coisa, mas ela ficou muito bonita. Agora é dar um jeito na ramificação, depois que ela se recuperar bem (já está rebrotando, mostrando que a intervenção foi bem sucedida)
Este jacaré foi trabalhado há pouco mais de um mês, em setembro de 2009. Ainda falta acertar melhor a copa, terminar o trabalho de jin e fazer todo o trabalho de shari. Mas isso vai ser depois que ele se recuperar dos trabalhos feitos.
Desde que o bonsai virou uma "cachaça" pra mim, freqüento o Fórum, muito mais olhando do que me manifestando. Mas agora, considerando acontecimentos recentes, achei que, independente de ser obrigatória a apresentação pessoal, tá na hora de todo mundo mostrar a cara.
Tá aí a minha.
Posto algumas fotos das minhas plantas, porque 90% delas estão na casa de uma amigo: o edifício onde eu moro vai ser pintado e está sendo lavado com uma solução de cloro, então tive que esvaziar a minha sacada e, depois de ficar com cerca de 90 vasos dentro da sala de estar por uns 10 dias, resolvi que não dava mais, que as plantas precisavam de sol e "aluguei" um pedaço do pátio do meu amigo Adilson (muito obrigado)
Assim que puder, tiro mais umas fotos e posto aqui.
Abraços
Tiaraju |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Nov 12, 2009 11:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Thiarajú, seja bem vindo ao forum, hehehe.
O carvalho está um espetáculo e o trabalho na secóia ficou muito bom, parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 9:36 am Assunto: |
|
|
Olá amigo, seja bem vindo ao fórum.
Já tem boas plantas, também gostei da sequóia, está na minha lista de aquisições...
Abraços |
|
|
 |
Tiaraju 1.o PASSO

Registrado: 05/09/05 Idade: 68 Mensagens: 100 Localização: Bento Gonçalves-RS
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 9:53 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas boas vindas
Ricardo
O carvalho eu tenho desde bem antes de começar a conhecer alguma coisa de bonsai, então o desenvolvimento inicial dele foi quase que totalmente livre, só fiz algumas poucas podas e direcionei um ou dois galhos fazendo tração com barbante - empirismo total. Mas hoje acho que ele está realmente bonito. Assim que puder, posto fotos mais recentes.
A sequóia tem a mão de dois mestres pelos quais tenho o maior respeito: Charlinho, de Barretos, e Carlos Tramujas. Não tinha como não ficar bonita.
Até porque o material inicial é um pré da Belvedere com um tronco espetacular. Hoje em dia é difícil conseguir um pré com essa idade (8 a 10 anos quando eu comprei) e com esse diâmetro na base.
Na medida do possível, posto fotos de algumas outras plantas.
E também vou botar uma foto minha no avatar, dentro do espírito de "mostrar a cara".
Abraços
Tiaraju |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 1:23 pm Assunto: |
|
|
Tiaraju, nem dá para dizer bem-vindo ao fórum, afinal já fazem alguns anos que nos encontramos por aqui. Aqui nos conhecemos antes e depois pessoalmente em eventos. De qualquer modo, bem-vinda tua apresentação e conhecemos um pouco mais do amigo e de suas plantas. Tá bem encaminhado. Abraço e a gente se vê por aí. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|