Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Onaicat

Registrado: 19/07/07 Idade: 48 Mensagens: 10 Localização: salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 4:30 pm Assunto: Umbuzeiro |
|
|
Olá esse é meu pequeno umbuzeiro... estou começando com bonsais, treinei um pouco com ficus, queria uma opinião de vocês sobre meu pequeno umbuzeiro.
ele tem aproximadamente 3 anos e foi "gerado" de uma semente, só que achei que ele cresceu demais, está com 50cm do substrato ao ápice, teria como eu diminuir ele em altura?
grato a todos.
 _________________ "A vida é como o Jazz... é melhor quando se improvisa" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Nov 13, 2009 6:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Taciano !!!!!!!!!!!
Aí em Salvador tem vários bonsaistas que conhecem bem esta planta e podem ajudá-lo.
Aguarde qu co certeza eles lhe darão as dicas.
Parabéns por ter obtido esta planta por semente. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Onaicat

|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 11:48 am Assunto: |
|
|
Pensei em fazer uma poda drástica, mas gostaria de saber se a espécia suporta rebrotar do toco, e como deveria ser o procedimento para a poda? _________________ "A vida é como o Jazz... é melhor quando se improvisa" |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 12:41 pm Assunto: |
|
|
E se vc nao fizesse a poda drástica e usasse o estilo literati nele? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Onaicat

|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 1:47 pm Assunto: |
|
|
até poderia ser, mas o umbuzeiro tem o tamanho das folhas grandes acho que ficaria estranho, minha idéia inicialmente sempre foi um hokidachi por ser a forma original do umbuzeiro, mas queria ele menor e com a copa robusta. Mas vou pensar com carinho na possibilidade e obrigado pela dica...
me deram a idéia também de deixar ele crescer livre para engrossar mais o tronco base para só depois pensar num hokidachi, o que acha? _________________ "A vida é como o Jazz... é melhor quando se improvisa" |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 2:49 pm Assunto: |
|
|
é uma ótima saída.
neste caso eu recomendo vc plantar ele no chão.
faça um buraco de 1metro quadrado no fundo coloque bastante terra adubada. jogue areia grossa e coloque a planta. depois nas laterais coloque areia grossa tb.
vai desenvolver raízes pequenas e vai fazer ele engrossar o tronco.
ou melhor ainda, coloque no escorredor e qdo estiver aparecendo as raízes pelos buracos. enterre ele numa bacia com um bom substrato.
abraços! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 7:18 pm Assunto: |
|
|
Olá Taciano !!!!!!!!
Não posso dar muitas dicas porém, se você seguir a idéia de colocar a planta no chão.....
No buraco que fizer, coloque no fundo um bom pedaço de madeira ou quem sabe um cimentado para que não crie pivotante que poderá lhe criar um problema enorme quando retirar. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 9:02 pm Assunto: |
|
|
Onaicat escreveu: | ...me deram a idéia também de deixar ele crescer livre para engrossar mais o tronco base para só depois pensar num hokidachi, o que acha? |
É isso mesmo amigo! E depois pode podar drasticamente que ela nem sente  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Onaicat

|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 10:01 pm Assunto: |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Olá Taciano !!!!!!!!
Não posso dar muitas dicas porém, se você seguir a idéia de colocar a planta no chão.....
No buraco que fizer, coloque no fundo um bom pedaço de madeira ou quem sabe um cimentado para que não crie pivotante que poderá lhe criar um problema enorme quando retirar. |
No chão não tento, ela estava numa mamadeira e quando fui remover a raiz central estava dando algumas voltas na bacia, imagina como estaria no chão, vou manter ela no vaso e manter uma adubação vigorosa e verificar o crescimento, será esse vaso pequeno para tal? posso realocar para uma bacia mais robusta se for o caso aproveito para por mais matéria organica. que acham? _________________ "A vida é como o Jazz... é melhor quando se improvisa" |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Nov 16, 2009 10:12 pm Assunto: |
|
|
Ou poda drástica e espera!
Ou lota de arame e literati! |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Ter Nov 17, 2009 3:17 pm Assunto: |
|
|
aguarde ele engrossar como os amigos sugeriram _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
|