|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
geancar
Registrado: 01/11/09 Idade: 54 Mensagens: 10 Localização: Guaira-PR
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 11:58 am Assunto: Ficus Ganthel (trançado) |
|
|
Olá pessoal, minha esposa comprou a uns tempos atrás um Ficus daqueles trançados, segundo a floricultura seria um bonsai. Bem, o trançado atrapalha a conicidade, então pensei em enterrar mais da metade do tronco, usando um vaso fundo encobrindo o trançado. Será que brotarão raizes do tronco e no futuro poderei ir cortando para colocar em um vaso raso?
Grato! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 12:29 pm Assunto: |
|
|
ola, estes ficus trançados não são um bonsai de nenhuma maneira e difíssilmente podem se tornar um porque pode demorar até 5 anos para sumir as tranças.
Esta espécie de fícus é bem chatinha de se trabalhar e os galhos da mesma saem tudo do mesmo ponto e difíssilmente pode se formar uma boa copa a partir disto.
Mas se vc quer formar um bonsai a partir dele o melhor é fazer alporques em varias partes do tronco e fazr com que as raizes cheguem ao subsrato e isto escondera as tranças.
Com o pote e terra difíssilmente vai nascer as raizes e se nascerem pode acontecer de nascer em poucas partes do tronco.
t+. |
|
|
 |
geancar
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
Opa Rodrigo, obrigado pela dica, realmente não estou nada animado com esta planta, minha esposa comprou, se fosse eu nem teria cogitado em adquirir, talvez eu a plante em um vaso realmente grande e mantenha como planta ornamental, sem me preocupar em transformá-lo em bonsai.
Grato |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 4:40 pm Assunto: |
|
|
Amigo, muitas vezes se tem reservas em dizer ao colega do fórum o que seria o melhor ele fazer porque a gente não quer desestimular quem está começando.
Mas como o amigo mesmo notou, vou confirmar que, tendo outras opções de plantas para fazer bonsai, não utilize um ficus trançado. Não que seja impossível, mas é um trabalho penoso que pode mais desestimular do que incentivar. E lá, depois de uns 3-4 anos você vai perguntar a si mesmo porque não pegou outra coisa. Eu faria o mesmo que voê mesmo sugeriu: colocaria num vaso como planta ornamental e utilizaria outra planta para bonsai. ressaltando que o problema não é ser um ficus, aliás os ficus são boas opções para fazer bonsai, especialmente para inciantes. O problema é o fato de ser um ficus trançado.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
geancar
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 5:48 pm Assunto: |
|
|
Opa Élio, sem problemas. Como falei esta é uma planta que minha esposa comprou e que eu torci a cara quando vi, tenho duas primaveras, que do meu humilde ponto de vista são bem promissoras (uma delas tem fotos aqui no fórum), mais uma pitangueira de floricultura que também não me anima muito e uma outra mudinha que é meu xodó e dizem ser de pitangueira, ainda posto as fotos aqui, esta por ser pequena está em uma peneira e já já vai pra mamadeira, as raizes já estão apontando. Se não for misturar assuntos queria saber se alguém sabe se as pitangueiras quando tem o tronco enroscado com outro se juntam? mais ou menos como o ficus, no entanto sem trançar.
Grato a todos! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|