FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carvalho para Bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 09, 2005 11:28 pm    Assunto: Carvalho para Bonsai Responder com citação

Amigos do Bonsai,

Alguem ai tem experiencia ou ja fez Bonsai de Carvalho??? é que gostaria de saber curiosidade mesmo. Se puderem me responder obrigado.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
João_Pedro

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 2:14 am    Assunto: Responder com citação

Ola Illex!

Eu tenho dois pre-bonsai de carvalho, ja consegui diminuir bastante o tamanho das folhas. O unico problema é que ele engrossa o tronco de forma muito lenta, mesmo estando em uma bacia, eu tenho deixado alguns ramos crescerem bastante pelo ano todo e depois podo no inverno.
Na capa do livro do Harry Tomlinson tem um carvalho bem legal, da uma olhada!
ja ia me esquecendo! Tem outro problema que é o mildio, tenho que fazer uma alicação preventiva de sulfato de cobre todo o mes.

Espero que tenho ajudado!

Abraços
João Pedro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 7:04 am    Assunto: Re: Carvalho para Bonsai Responder com citação

Oi Illex, tudo bem?

Tentei por alguns anos desenvolver um bonsai de carvalho, a partir de uma muda com 2 cm de diametro de tronco. Acabei desistindo pelo seguinte:
1- o mildio era constante e de dificil combate,
2- o tamanho das folhas exige um bonsai de grande porte para ficar proporcional,
3- os nós (entre folhas) eram grandes e não consegui formar uma estrutura compacta

Acho que se voce conseguir uma árvore de porte maior e evitar o mildio, vale a pena tentar.

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 1:14 pm    Assunto: Responder com citação

Enquanto isso na casa de Roy Nagatoshi.........

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=653452&size=3

Ganhei uma mudinha de Quercus rubor no ano passado e a pessoa que me deu disse que essa espécie dava muito problema de mildio..........
Gostaria de dizer que por enquando nada aconteceu quanto a isso, mas as saúvas devoraram todas as folhas uns dias atrás.....agora nasceram várias e a muda está muito bem e nada de mildio.
Será que isso deve ao fato de ter um clima mais seco por aqui no Rio ?

[]s
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 2:18 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Ratto, tudo bem?

Caramba!!! ... O Roy precisa de escada prá podar esse carvalho !!! Very Happy
Lindo bonsai, talvez confirmando que prá carvalho, o bonsai de grande porte é o mais indicado, pelo tamanho das folhas.

O que eu tinha também era o Quercus Robur e, aqui em Sampa, tinha míldio o tempo todo. Pode ser a umidade mesmo, mas não consegui combater. Desfolhava, aplicava enxofre, sol pleno, boa drenagem... etc... etc....

Acabei presenteando um amigo meu de sobrenome Cravalho, que procurava essa árvore prá colocar na entrada da chácara. Fora de Sampa e plantada no chão, vai bem....

Abraço,
Charles
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 2:41 pm    Assunto: Responder com citação

Faz algum tempo recebi sementes de Carvalho de um amigo que mora na Flórida...
Mas nem cheguei a plantar, pois estava sem espaço na sementeira nesta época, então repassei para alguém que pediu... acho que foi o André.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 10, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Aew amigos,

Obrigado por todas as informações, podem ter certeza que estao ajudando muito. Se puderem podem escrever mais sobre o assunto, aho que todos estamos aproveitando. Obrigado.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mizuno

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Illex
O gênero Quercus (dos carvalhos) contém muitas espécies.
Eu tenho pré de 3 espécies diferentes:
o carvalho americano, tem folhas grandes com recortes fundos e denteadas.
Tem uma espécie que veio do Chile (deve ser européia) que tem folhas ovaladas, pequenas e serrilhadas nas bordas
E tem um outro, com folhas médias, de bordas onduladas.
Desculpem não colocar os nomes científicos, mas não tenho aqui agora.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Mizuno escreveu:
Illex
O gênero Quercus (dos carvalhos) contém muitas espécies.
Eu tenho pré de 3 espécies diferentes:
o carvalho americano, tem folhas grandes com recortes fundos e denteadas.
Tem uma espécie que veio do Chile (deve ser européia) que tem folhas ovaladas, pequenas e serrilhadas nas bordas
E tem um outro, com folhas médias, de bordas onduladas.
Desculpem não c

olocar os nomes científicos, mas não tenho aqui agora.

Amigo Mizuno,

Muito obrigado pelas dicas, naos e preocupe procurarei os nomes cientificos.

Abraços:

Illex
Tiaraju
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 12:00 pm    Assunto: bonsai de carvalho Responder com citação

Pessoal,

Tô começando a fazer alguma coisa em bonsai, mas já há algum tempo eu tinha em casa uma muda de carvalho, mantida em um vaso pequeno.
No último fim de semana "meti a tesoura" nele. Acho que ficou quase bom, pensando em pré bonsai.
Como da poda restaram algumas pequenas estacas, claro que elas estão todas em vaso. Alguém sabe alguma coisa sobre estaquia em carvalho? Funciona?
Quanto ao míldio, que alguns citaram, não tenho nenhum problema com ele. Como estou em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, talvez o clima mais frio e seco ajude nesse aspecto.
Tenho procurado informações sobre carvalho e só aqui achei alguma coisa. Se tiverem mais alguma informação quanto a poda, adubação, qualquer coisa, por favor repassem.

Obrigado.

Abraço

Tiaraju
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 06, 2005 12:06 pm    Assunto: Responder com citação

tenho mudas de 3 especies de carvalho e estão todas bem, agora o crescimento realmente é bastante lento.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 07, 2005 2:27 am    Assunto: . Responder com citação

Mildio? O que é isso? Um tipo de fungo? Hã? Rolling Eyes Shocked !
João_Pedro

MensagemEnviada: Qua Set 07, 2005 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

Como eu estudo em Pelotas e minha família mora em Bagé, eu pude notar que o mildio ataca o carvalho mais em Pelotas que é úmido que em Bagé que tem o clima mais seco. Em Bagé os Carvalhos se desenvolvem de uma maneira mais rapida porque raramente são atacadas pelo fungo, e se tornam árvores muito grandes, enquanto aqui em Pelotas eles são pequenos e estão quase sempre sendo atacados pelo míldio.

Abraços
João Pedro
Tiaraju
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 12, 2005 11:39 am    Assunto: Míldio, carvalho, etc. Responder com citação

Pois é, o míldio é realmente um tipo de fungo , que ataca as mais diversas plantas. Nunca vi em carvalho, mas geralmente se apresenta como uma "poeira" clara (branca, cinzenta) depositada sobre as folhas.
João Pedro, estive em Bagé neste fim de semana e lá, na floricultura Kalanchoe tem mudas excelentes para bonsai. Fala com o Cipriano ou com a Ana Celina, proprietários da floricultura. Os dois são agrônomos e podem trocar mais alguma informação contigo.
As minhas estacas de carvalho continuam na terra e a minha esperança vai aumentando, porque as gemas estão continuando seu desenvolvimento, com folhas novas começando a se abrir. Se alguém tiver alguma notícia mais sobre estaquia em carvalho, toda informação é muito benvinda.

Abraços

Tiaraju
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: