Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 12:50 pm Assunto: Jambeiro (secando alguns galhos) - ATUALIZADO 16/01/10 |
|
|
Olá pessoal do Atelier, apóss um período de "ibernação" (por vários motivos) estamos aqui de volta...abaixo um jambo todo "despenteado" no escorredor para opniões (estilo, podas, projeções) dos amigos e mestres do forum.
Abraço a todos

Editado pela última vez por apossas em Sáb Jan 16, 2010 9:53 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:06 pm Assunto: |
|
|
Desfolha ele e tira umas fotos para o pessoal visualizar a estrutura da copa. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:15 pm Assunto: |
|
|
Essa espécie é bem resistente quanto a podas drásticas e desfolhagens não é?
Abraço |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:32 pm Assunto: |
|
|
Quanto a poda drástica eu tenho certeza que sim. Já a desfolha nao sei dizer, mas vc pode fazer uma desfolha bem leve.
Não tire toda a estrutura da folha. Use uma tesoura e corte a folha deixando um pedaço do "talo" dela.
tenho um jambo aqui e fiz uma poda drástica nele... está uma lindeza que só vendo. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:40 pm Assunto: |
|
|
Ahhhhhh...entendi.
Obrigado pela dica e...vou aguardar mais algumas sugestões antes de qualquer intervenção.
Abraço
Alexandre |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 6:32 pm Assunto: |
|
|
Depois de uma desfolha...
Gostaria que alguém me ajudasse quanto ao estilo, se devo aramar agora e podar alguns galhinhos etc.
Agradeço muito a ajuda.
Abraço a todos
Alexandre Possas
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 9:50 pm Assunto: |
|
|
Pra mim o estilo já está aí: hokidashi! Natural, só falta engrossar muito este caule! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 9:06 am Assunto: |
|
|
Corte os tres primeiros galhos, dê uma aramada para espalhar melhor esta copa e o estilo Hokidashi vai ficar lindao! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 10:00 am Assunto: |
|
|
Valeu João e Laudir, acho que será isso mesmo!!!
Assim que o fizer postarei fotos.
Abraço, obrigado e um feliz natal pra vcs!!!
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 10:09 pm Assunto: |
|
|
apossas,
Não sei se ajudará, mas tenho um muito parecido com este teu. Dá uma olhada neste link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11961
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Dom Jan 17, 2010 9:20 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 24, 2009 11:10 pm Assunto: |
|
|
Ajudou sim Edson!!! Cara, agora no seu caso vc partiu praticamente para o zero!!!! Eu poderia ter aramado os galhos inferiores (2 ou 3) e ter tentado algo do tipo mas retirei-os e acho que irei partir pro hokidashi mesmo...assim que puder postarei as fotos dele sem os galhos inferiores e aramado.
Abraço Edson e obrigado pela dica cara.
Feliz Natal
Alexandre Possas |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Dez 28, 2009 3:58 pm Assunto: |
|
|
Oi xará
Particularmente eu não retiraria os galhos mais baixos... Estes seriam importantes, se não para o desenho final, mas também para servirem de galhos de sacrifício (ajudando a engrossar o tronco)
Depois nos mostre como ficou  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 28, 2009 4:36 pm Assunto: |
|
|
Acho que agora é esperar encher e engrossar o tronco, mas por favor, fiquem a vontade para darem sugestões, caso estejam vendo algo que eu não esteja.
 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Seg Dez 28, 2009 7:38 pm Assunto: |
|
|
A única coisa que me chama a atenção são as duas ponteiras grossas evidentes. O ideal seria que uma delas, provavelmente a da direita (a menor) fosse retirada. Porém, avalie se não perderia muito da estrutura ao fazer isto. Como a copa é densa isto esconderia o defeito, porém se puder ser feita a intervenção sem muito comprometimento do conjunto, pense na possibilidade. Abraços! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 28, 2009 9:24 pm Assunto: |
|
|
Irei verificar João, mas cara, acho que comprometirá um pouco sua copa (ficará um buraco no meio), mas claro que toda sugestão é super bem vinda camarada...mesmo assim verificarei a possibilidade da retirada com mais calma.
Obrigado João
Abraço cara.
Alexandre Possas |
|
|
 |
|