|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:13 pm Assunto: Ficus... URGENTE ATAQUE DE FUNGO, ---> ÓBITO !!! |
|
|
Esse ficus é de uma tia minha, por sorte meu pai em uma visita o achou entre algumas plantas em seu quintal e o trouxe para mim...
...se não acho que ele iria ser descoberto quando dinossauros voltassem a habitar a Terra!!!
Não se sabe qual a frente ou as costas...
Cabo de vassoura para ter ideia da grossura
reparem essa raíz em formato de ovo, dela sai um tronco que se junta ao principal logo acima da plata... estranho isso!!!
nebari que deverá ser bem analizado e trabalhado...
O mais surpreendente é que esta planta tem em média 20 anos ... ela realmente a esqueceu ... de 60 cm de altura não passou e seu tronco esta na grossura de um cabo de vassoura...
Me ajudem no que fazer para salvar este exemplar que pode se tornar um belo bonsai...
Obrigado _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas."
Editado pela última vez por RicardoGV em Sáb Maio 29, 2010 2:54 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:18 pm Assunto: |
|
|
Boa idéia!
vou visitar meus parentes na esperança de que um deles tenha esquecido uma caliandra, ficus, jabuticabeira, buxus, azaleia, bougainville no quintal de casa.
vai que funciona comigo tb.. rsrsrs
vc tem um ótimo material para ser trabalhado. Vai lhe trazer alegrias. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
apossas 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 5:38 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, 20 anos nesse mesmo cantoooo caraa!!!! Poxa, cara não sou um expert não mas acho que cairia bem ela sair desse local sem espaço para suas raízes desenvolverem e ir para um escorredor. Quanto as raízes, acho melhor aguardar dicas dos mestres do forum.
Abraço cara
Alexandre |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 7:10 pm Assunto: |
|
|
Bom amigo sugiro que vc retire a planta deste vaso, pois o substrato está muito compactado, de uma boa olhada e faça uma poda das mesmas. Sugiro que vc a plante em um escorredor visando aplicar a técnica da mamadeira na planta.
Se tiver espaço me casa plante no chão, pois o desenvolvimento será muito mais acelerado.
Vc poderia ainda fazer alporques em galhos que vc ache que tenham futuro.
Essa galho que desce só podem ser duas coisas, ou eram duas plantas que com o tempo acabaram se fundindo, ou é uma raís area.
Pensando nessas raízes e estilos acho que talvez o Neagari ( raíz exposta ) cairia bem. |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

Registrado: 07/09/09 Idade: 38 Mensagens: 152 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Dez 21, 2009 9:51 pm Assunto: |
|
|
Como não tenho espaço para colocar este ficus no chão, vou aplicar a técnica do escorredor/mamadeira, não irei mexer no nebari por inquanto, vou estudá-lo bem... ( se alguem tiver alguma sugestão, por favor..)
Voces acham que devo após colocá-lo no escorredor, pinçar as folhas, dando uma desfolha praticamente geral? ou não esta na época apropriada? pois sei que o ficus reage bem à essa técnica...
Há alguma chance desta raíz aérea abraçar alguma pedra, ou ja está num grau de crescimento difícil para isto???
Aguardo sugestões e ajudas, pois será o primeiro material desenvolvido que aplicarei conhecimentos adquiridos aqui no fórum.
Obrigado _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 7:56 am Assunto: |
|
|
tb to afim de vizitar parentes pra ver se acho algo assim...
e sobre a pedra, ao meu ponto de vista da de fazer uma pedra artificial.
abraços |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 9:08 am Assunto: |
|
|
Vc pode retiralo e fazer uma desfolha nele, mas recomendo que vc deixe algumas foljas nas pontas dos galhos pois se não estou engando trata-se de Ficus Benjamina. Está variedade de Ficus custumar secar galhos quando fica totalmente sem folhas.
Faça o seguinte pegue uma bacia grande furada nas laterias e fundo, prepare um substrato bem drenante e com bastante M.O.
Quando retirá - lo fotografe as raizes e poste aqui no fórum para poder ver a situação que elas se encontram.
Está raiz area ae na minha opinião não está legal pensaria seriamente em descarta - la. |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 11:07 am Assunto: |
|
|
Cezar, obrigado pelas dicas ...
Infelizmente acabei de ler seu conselho e tem mais ou menos 1 hora e meia que fiz a passagem deste ficus para um escorredor; as raízes estavam bem compactadas e emboladas, dei uma poda nelas (não muito), fiz da forma como já vi alguns trabalhos aki no fórum, espero ter acertado...
No nebari retirei apenas uma raíz que dava a volta, cruzando todas as outras, vou esperar um pouco para definir quais ficarão expostas...
Vou providenciar esta desfolha da forma como disse, deixar as pontas com algumas folhas...
Tracionei um galho que estava cruzando a copa, o ficus é maleável, porém parece não respeitar a direção que se coloca, por ser uma árvore forte, ja vi uns casos aki no fórum de aramações em ficus que não deram muito certo...
Vamos ver agora a recuperação dele... se irá reagir bem a este substrato novo e ao escorredor...
Obrigado a todos e VÃO A CAÇA NOS QUINTAIS DOS PARENTES ;
Ricardo GV
 _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 11:39 am Assunto: |
|
|
Bom agora é aguardar a recuperação da planta.
Vc pois ela em cima do telhado de sua casa ?
Kra se fosse vc retirava ele dae essas telhas de amianto esquentam muito, isso pode acabar matando a sua planta. |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 4:23 pm Assunto: |
|
|
Não, não amigo Cézar, eu moro em apartamento, e por sorte minha mãe é a sindica, então eu tenho a chave de acesso ao telhado... lá há um comodo onde deixo minhas plantas, estava no telhado pois tinha feito a primeira rega, então sai um "barro" da água, vai direto para a canaleta do telhado...
As plantas ficam neste comodo, sem sol excessivo, é um lugar arejado e tranquilo para eu trabalhar...
Fiz uma desfolha agora pouco... não em excesso, tirei as folhas grandes, velhas, deformadas ... Como voce disse, vamos esperar agora a recuperação...
Obrigado novamente a todos pelas dicas, abraços..
RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 01, 2010 6:12 pm Assunto: |
|
|
Atualização... fiz algumas podas neste ficus, e agora dá pra visualisar como seus galhos cresceram retorcidos (analizem a linha vermelha), tentei uma aramação para corrigir, porém ele não respeita, estou pensando em fazer uma poda drástica mantendo essa nova brotação mais baixa, só não sei se é correto ou não, e se for onde devo cortar?
Agradeço a opnião e critica de todos...
RicardoGV
 _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 06, 2010 5:40 pm Assunto: |
|
|
Amigos
Peço ajuda neste fícus...
Como escrevi a cima, realizei algumas podas em galhos para abaixar a copa e visualizar melhor o posicionamento e direção dos galhos, quando vi que estão retorcidos e fora de parâmetro com a planta, minha duvida é se devo recomeçar este fícus a partir desta nova brotação, ou um pouco acima.
Ajudem-me, pois esse fícus já tem muitos anos e não quero tomar providência sem antes receber experiência e conselho dos amigos.
Obrigado, RicardoGV _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 12:09 pm Assunto: |
|
|
Oi Ricardo
Eu faria a poda logo acima do galhinho... Depois é mesmo aguardar...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 07, 2010 4:18 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Alexandre,
Agora vou criar coragem e me concentrar para isso!!!
Daqui um tempo volto a postar novamente.
Abraço _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
RicardoGV 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 16, 2010 5:31 pm Assunto: Ataque de fungo no tronco, vai dá morte ...ajudem-me!!! |
|
|
Amigos, neste exato momento fui dá uma olhada neste ficus pois estava preocupado pois após a poda realisada como dito nos tópicos acima, apenas aquele galhinho desenvolveu e ate hoje não surgiram brotações envolta.
O problema é que quando toquei a tronco, percebi que estava mucha, a casca, quando apertei-o a unha entrou com facilidade, enfim, peguei logo uma faca afiada e fiz um corte, para minha surpresa e desespero, estava tudo preto, tomado por fungos e por isso novas brotações não saíram...
Estou sem camera, não poderei por fotos agora, estou lascado...
Falando assim dá pra ter uma ideia do que está acontecendo?
Alguem ja passou por algo parecido?
Me ajudem pois a planta esta morrendo
obrigado... _________________ "Creio que o paciente cultivo do Bonsai pode fazer com que as pessoas sejam mais pacíficas." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|