Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 7:25 pm Assunto: Praga em azaléia |
|
|
Pessoal,
Minha azaléia está com uma praga que ainda não sei o que é. Vocês poderiam me ajudar a identificar? Como devo proceder para acabar com o problema?
Acredito que seja um fungo, mas como não conheço direito resolvi perguntar.
Essa praga está atacando todas as minhas plantas e estou com medo de perdê-las.
Estou usando Cupro dimmy (cobre 20%), mas parece não estar resolvendo.
Agradeço a todos que tentarem me ajudar.
Um abraço,
Fábio
 |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Set 10, 2005 7:36 pm Assunto: pode ser |
|
|
Fala Fabio belezinha, pois bem fala pra gente o que é o seu substrato e onde e como esta o posicionamento em relação ao sol, ja tive algumas azaleias com isso e era substrato depois eu posto umas fotos delas pra ver como estão. _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Souza
|
Enviada: Seg Set 12, 2005 11:08 am Assunto: |
|
|
Olá Fábio e Mago. Fábio tenho uma azaléia na mesma situação da sua, agora o Mago disse que pode ser o substrato, o que eu usei foi uma terra vegetal comprada numa agropecuára, misturado a telha moída e casca de pinheiro.
Que fazer para resolver?
Abraços. _________________ Bonsai, bem que podia significar PACIÊNCIA. |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Seg Set 12, 2005 12:58 pm Assunto: |
|
|
Na segunda foto tem uma folha que apresenta sintoma de deficiência de Potássio, note que a folha vai ficando escurecida da margem para o centro em forma de "V". Na terceira foto vi uns pontinhos, me parece pulgão, isso vc controla retirando-os manualmente ou com um jato de água nas partes atacadas.
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Set 12, 2005 1:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Fábio !!!
OH !!!!!! ETERNO EMBARCADO !!!!!
Creio que o problema da sua azaléa é mesmo o substrato.
Primeiramente eu tiraria todas as folhas que apresentam a deficiência, depois eu colocaria um pouco de carvão vegetal moído e esperava a reação.
Espero ter contribuido.
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 12, 2005 7:27 pm Assunto: . |
|
|
Não acredito que o problema possa ser substrato porque não está atacando apenas as azaléias e o substrato das plantas atacadas é diferente. Assim, também não acredito que seja deficiência de potássio.
Sobre a opiniao da Ângela, já fiz o que disse, apenas não coloquei ainda o carvão moído. Quem sabe fazendo isso não dá certo? Vou tentar encontrar esse material (não sei onde) e colocar na terra.
Esses pontinhos pretos são formados por um material granuloso. Será que são pulgões mesmo? Posso estar enganado, mas ainda acho que é algum fungo. O que é bom pra combater fungo? Só não vale me dizer calda bordalesa porque não consigo encontrar com facilidade.
Sou muito grato pela ajuda dos amigos.
Um abraço,
Fábio |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Ter Set 13, 2005 12:16 am Assunto: |
|
|
Fábio, se vc não consegue encontrar a calda bordalesa, procure pelo produto " CUPRO" da dimy! É só disolvê-lo em água na proporção indicada e borrifar sobre suas plantas! O ideal é fazer pelo menos uma aplicação mensal como prevenção!
Abraço |
|
|
 |
joaoporto 3.o PASSO

Registrado: 10/11/04 Idade: 56 Mensagens: 589 Localização: São José do Rio Preto-SP
|
Enviada: Qua Set 14, 2005 4:31 pm Assunto: |
|
|
eu tenho uma azaleia com o mesmo problema, na minha opinião é cochonilha, apliquei malation com oleo mineral. tirei todas as folhas e queimei, parece que resolveu as novas brotações ainda estão novas mas até agora não apareceu mais nada, vou repetir a aplicação daqui a uma semana. _________________ Porto Bonsai
São José do Rio Preto-SP
www.portobonsai.com |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 14, 2005 7:23 pm Assunto: . |
|
|
Átila,
Obrigado pela dica. Realmente o Cupro dimmy acabou com um fungo que atormentava meu asplênio, mas ainda não resolveu o problema da azaléia. Vou continuar usando para ver se melhora. Só que agora vou usar mensalmente como você sugeriu.
Joaoporto,
É difícil encontrar óleo mineral? |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qui Set 15, 2005 1:08 am Assunto: |
|
|
Fábio existe um produto chamado BRILHA FOLHA que é a base de óleo mineral, talvez possa ajudar, ele é mais p/ estética mesmo, mas funciona contra cochonilhas de carapaça, se for esse o seu caso o que pelas suas fotos não parece ser! Esse óleo deve ser usado em conjunto com um inseticida como disse o joaoporto.
té mais |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Set 15, 2005 5:42 pm Assunto: oi |
|
|
fabio tente utilizar um pouco de laterita na mistura do substrato que normalmente melhora eu uso: gamma solo com terra vegetal e um pouco de laterita funcionou que uma beleza. _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
|