| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Thiagonava

Registrado: 17/12/09 Idade: 41 Mensagens: 16 Localização: Mirassol-SP
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 8:08 am Assunto: Mais uma Jabuticabeira |
|
|
Ola galera... bom... sei que já tem varias jabuticabeiras postadas, então chegou a hora da minha
tenho essa jabuticabeira
já esta no escorredor a uns 8 meses, porém o substrato que eu estava usando não drenava bem, então ontem eu troquei o substrato dela... pra 50% de casca de telha, 25% de areia grossa e 25% de humus de minhoca.
gostaria de saber se já posso fazer uma desfolha total nela... pra ver que estilo eu posso dar nela !
é aconselhável ?
Valeus =D _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 10:06 am Assunto: |
|
|
Amigo Thiago,
Recomendo você postar mais fotos de outros ângulos da planta, inclusive nebari, para que os amigos do fórum possam opinar melhor.
Abraço.
Franz Borges _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 10:28 am Assunto: |
|
|
ola, Apezar da desfolha ajudar na recuperação acredito que seja bom vc esperar ela se recuperar e logo enseguida aplicar a desfólia, vc trocou o substrato fora de época então é melhor vc esperar ela se recuperar antes de qualquer coisa.
O substrato esta bom assim, mas vc poderia ter colocado 40% de humus e o resto de matéria inorganica já que a jabu gosta de substrato sempre húmido.
Boa sorte...
T+.
ps: poste fotos após ela se recuperar e vc aplicar a desfólia... |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 11:54 am Assunto: |
|
|
Atualizando as fotos
 _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Ter Dez 22, 2009 8:09 pm Assunto: |
|
|
boa noite galera... continuando aki... cheguei do serviço hoje e notei que as folhas da jabu estavam murchando... então dei uma desfolhada... segue as fotos
e agora... deixo ela se recuperar ? tiro os galhos mais finos e aramo os mais grossos para dar forma, o que faço ? _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 42 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 9:35 am Assunto: |
|
|
Thiago,
Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?
Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.
Abraços,
Ricardo |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 11:25 am Assunto: |
|
|
| ricardosantos07 escreveu: | Thiago,
Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?
Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.
Abraços,
Ricardo |
bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 42 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 11:42 am Assunto: |
|
|
[/quote]
bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D[/quote]
Lembre de regar bastante até a água escorrer por baixo do escorredor! Ela gosta de muita água!
Aparentemente estas folhas murchando pode ser uma defesa natural da planta após o transplante. Porém, como eu tb fiz o transplante da minha sem desfolhar e ela não perdeu as folhas e nem murcharam, se eu estivesse no seu lugar, eu, com cuidado, misturaria terra vegetal a esse substrato. Deixe ela na sombra até se recuperar.
Abraços!
Ricardo |
|
|
 |
Thiagonava

|
Enviada: Qua Dez 23, 2009 12:27 pm Assunto: |
|
|
vou colocar um pouco de terra vegetal hoje nela... =D
valeus pela dica _________________ "Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino" |
|
|
 |
|