FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxinho (Pós poda e tracionado)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

O galho mais grosso pode mesmo dar trabalho... a madeira do buxinho é dura!!! Tente utilizando dois arames no mesmo galho, caso não consiga, tracione e movimente apenas os mais finos.

O acabamento no toquinho do galho retirado é feito com o alicate bola ou da forma que o Bruno falou... O acabamento côncavo e a pasta resulta na cicatrização certa do local Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo Ramos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 12:28 pm    Assunto: Responder com citação

Oi apossas!!
Depois do corte do galho e com o tracionamento, sua planta já tomou outra cara, já tomou forma.... Quanto a sugestão de aramagem e tracionamento, falei do tracionamento devido a dureza que o Buxinho possui nos galhos.
Agora que você já cortou galhos, tracionou, apesar de que o Buxinho parece ser resistente, dê um tempo pra planta se recuperar para depois transplanta-la para o escorredor/mamadeira.
Show de bola sua planta! Me deu até vontade de comprar um Buxinho pra cuidar... (haja espaço lá em casa... hehehe)
Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 28, 2009 3:40 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Chará (e conterrâneo) e Paulo...como eu disse, foi por isso que fiz o tracionamento depois (antes tinha aramado mas achei que os galhos não estavam obedecendo bem) pois percebi que os galhos são muito duros. Quanto ao transplante, é o que vou fazer realmente, dá um tempinho pra ele se recuperar (pois já "fucei" muito nele) aí sim colocarei num escorredor e farei uma pequena "cirurgia" nos calombos que ficaram no tronco devido aos cortes nos galhos...no mais, ele está bem...

Obrigadão pelas ajudas e quando eu fizer o transplante e a remoção dos calombos do tronco eu postarei novas fotos dele.

Abraço a todos

Alexandre
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 12:24 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal, algumas fotos atuais do buxinho...já tinha ouvido falar muito sobre esta espécie (sobre suas mortes sem motivos), mas agora que estou sentindo isso "na pele", pois de uma hora pra outra começaram a secar todos os galhos e folhas (e olhem que não fiz a desfolha dos galhos, pois sei que se deixar oss galhos sem folhas eles secam), de repente quando vi que ele talvez estivesse realmente "tentando o suicídio" resolvi tirar do local que estava (um jarro de cimento) e colocar num escorredor apenas com pedriscos e areia grossa, e podar os todos os galhos secos. Verifiquei que sua raiz não está morta, mas aí é que está a minha dúvida: por ser uma espécie um pouco sensível (creio eu), será que vai resistir? O que mais eu deveria fazer para recuperá-lo?

Abraço a todos.
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal, algumas fotos atuais do buxinho...já tinha ouvido falar muito sobre esta espécie (sobre suas mortes sem motivos), mas agora que estou sentindo isso "na pele", pois de uma hora pra outra começaram a secar todos os galhos e folhas (e olhem que não fiz a desfolha dos galhos, pois sei que se deixar oss galhos sem folhas eles secam), de repente quando vi que ele talvez estivesse realmente "tentando o suicídio" resolvi tirar do local que estava (um jarro de cimento) e colocar num escorredor apenas com pedriscos e areia grossa, e podar os todos os galhos secos. Verifiquei que sua raiz não está morta, mas aí é que está a minha dúvida: por ser uma espécie um pouco sensível (creio eu), será que vai resistir? O que mais eu deveria fazer para recuperá-lo?

Abraço a todos!!!!!!!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 7:12 pm    Assunto: Responder com citação

apossas só o que dá para fazer agora é deixá-la se recuperar. Não ponha adubo e não mexa mais nela. Agora é só água e meia sombra.

Mas infelizmente acho que ela não vai mais se recuperar. Você pode e deve tentar, mas é quase certo de que já está morta.
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Poie é Marco, foi o que fiz, está sem adubo e a meia sombra...mas vou acreditar, espero poder vê-la verdinha de novo Crying or Very sad

Valeu Marco.

Alexandre
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

é meu amigo, sinto muito lhe dizer, por experiência própria, que sua planta dificilmente resistirá à sequência de intervenções... estou escaldado com buxinho...

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Acho q vai morrer!
Buxinho tolera poda drástica sem deixar nenhuma folha?
Ja fiz isso e morreu!
Quero ver!
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 21, 2009 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Markus, mas a desfolha não foi opção minha, ele estava secando todoooo aí resolvi eliminar os galhos secos cortando-os pela metade (no seu comprimento)...tbm estou achando muito difícil por se tratar de buxus mas fazer o quê né? a esperança é a ultima que morre (depoiss do buxinho, claro). rsrsrs

Abraço
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 22, 2009 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Esse assunto é igual estaca de jabuticaba... Tem gente que fala que dá certo, porém NUNCA vi.... Acho DIFICIL quebrote novamente.....
Bruno NF

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Não perca as esperanças! Se serve de consolo vou contar o que aconteceu comigo. Tenho um flamboyant a mais de 7 anos e todo ano ele perde todas as folhas, pra depois rebrotar( ele mesmo perde, não intervenho em nada). O tempo em que ele ficava sem folhas era sempre curto, poucas semanas, mas esse ano foi atípico, ele ficou mais de 5 meses sem uma só folha, completamente pelado. Todos aqui em casa me diziam que ele já estava morto, e até eu já começava a pensar o mesmo, até que boooom! Ele me surpreendeu e começou abrotar denovo com força total.

Continue regando, bem pouco, porque sem folhas ele não precisa de muita água. Espero que dê certo com seu buxinho!
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 23, 2009 2:00 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Bruno, é o que estou fazendo e claro que serviu sim de consolo cara, mas a situação é que trata-se de um tal de "buxinho" né cara, mas mesmo assim valeu sim cara.

Abraço

Alexandre Possas
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Infelizmente acho que esse não tem mais jeito mesmo, mas... pelo menos serviu de abrigo pros necessitados!!! rsrsrs Very Happy

Matheus 31
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

arranha a casca na base e ve se ta vivo ainda
mas eu acho que ele morreu :/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: