FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com uma Romã p/ um Principiante
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
wtico

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 7:58 pm    Assunto: Ajuda com uma Romã p/ um Principiante Responder com citação

Caros amigos

Gostaria de pedir ajuda, pois ganhei uma Romã neste mês de dezembro desde então estou estudando pesquisando aprendendo com todos aqui, já li bastante coisas pretendo adquirir uma literatura "A Arte do Bonsai" do autor Peter Adams, estou também negociando um kit de ferramentas, gostaria de pedir a opinião dos amigos mais experientes nesta arte e se possível dar dicas dos primeiros passos que devo dar e se estou no caminho certo, vou postar uma foto da minha Romã creio que seja um Pré Bonsai segunda a pessoa que me presentiou ela tem 5 anos.

desde já agradeço a todos

Editado pela última vez por wtico em Seg Dez 28, 2009 10:43 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
apossas
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza fera!!! Cara, pelo pouco conhecimento que tenho, acho que o melhor por enquanto é dar um tempinho para ela se acostumar um pouco com "seu novo lar", talvez não será bom mecher nela agora, mas daqui a 1 ou 2 semanas poderia tirá-la deste vaso de plástico e passá-la para um escorredor (posteriormente escorredor/mamadeira), acho que bom seria retirar os frutos dela tbm...a composição do substrato deve ser bem drenante e na hora que for aguar cuidado para não deixar o solo encharcado (isso poderá apodrecer as raízes). Acho que de início é isso cara, mas bom esperar dicas dos mestres mais experientes.

Abraço cara e boa sorte com sua 1ª de várias que terá (tenho certeza).

Alexandre
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Wtico,

Troque o substrato dela pois estes substratos que vem quando compramos normalmente não são os melhores. Eu colocaria ela no escorredor para ela se desenvolver, engrossar o tronco e os galhos etc. Colocaria um substrato com uns 40% de caquinhos de telha e 60%de terra vegetal com esterco de gado (normalmente vendida em Supermercados). Desta forma vc tem um substrato nutritivo e drenante. Deixaria ela se desenvolver e depois de alguns meses faria uma desfolha e postaria novas fotos para ter idéias sobre o estilo a ser seguido.

Quanto as ferramentas, acho que para o inicio vc pode se virar com uma tesoura de poda destas que vendem nos Super mercados. Custa uns R$ 15,00. Depois qd vc estiver mais experiente compre ferramentas profissionais.

Lembrando que depois que vc trocar o substrato deixe a planta se recuperar uns 20 a 30 dias. Não adube planta recem transplantada.

Bom, tb sou novo na área mas pelo que eu já vi é basicamente isso.

enquanto vc aguarda novas orientações já pode ir preparando os cacos de telha, terra e areia. Compre tb o escorredor (destes plásticos de macarrão ).

Abraços!

Ricardo Santos
wtico

MensagemEnviada: Seg Dez 28, 2009 10:42 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado amigos,

pelo pouco q prendi até agora era justamente isto q estava pensando em fazer, mas talvez não neste momento, pois li em algumas matérias q não seria bom transplata-la durante o verão, mais estou aqui justamente para isso para trocar informações e adquirir um pouco mais de conhecimento sobre a arte, o que vocês acham?! e quanto a Literatura "A Arte do Bonsai" do autor Peter Adams vocês podem me dar alguma referência?! mais uma vez obrigado
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 11:48 am    Assunto: Responder com citação

ola, a planta se apresenta saldavel, geralmente se nomeia este tipo de ''bonsai'' de bonsai comercial.
Geralmente alguns bonsaistas retiram os frutos das plantas até que elas se formem e vão para o vaso definitivo, então se vc preferir um crescimento mais asselerado de ramos e folhas é conveniente que vc retire as flores.
Sobre o substrato, quando alguém posta o seu primeiro bonsai eu sempre indico a não aplicar nada nem uma tecnica porque quase sempre acabamos matando nossas primeiras plantas, mas se esta planta já viveu 3 ou 4 anos neste substrato porque não pode viver mais alguns meses no mesmo? até porque agora não é a melhor época para efetuar o tranplante, o transplante deve ser feito no inicio da primavera logo que a planta apresentar as primeiras brotações da estação.
Outro motivo para vc não transplantar é que quando podamos as raizes o crescimento da copa diminui fortemente e não queremos isto porinquanto não é? antes de pensar no sistema radiocular pense na parte do tronco e da copa da planta e porisso te aconselho plantala em uma bacia maior ou um escorredor+mamadeira (prefiro a bacia) assim terá um dezenvolvimento dobrado e logo poderá comessar com as primeiras podas para se chegar a um bonsai.
como substrato vc pode usar 40% matéria inorganica e 60 de matéria organica.

não se esqueça de uma boa adubação, NPK 04-14-08, é o ideal para uma boa frutificação.

boa sorte...
t+
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 11:49 am    Assunto: Responder com citação

ola, a planta se apresenta saldavel, geralmente se nomeia este tipo de ''bonsai'' de bonsai comercial.
Geralmente alguns bonsaistas retiram os frutos das plantas até que elas se formem e vão para o vaso definitivo, então se vc preferir um crescimento mais asselerado de ramos e folhas é conveniente que vc retire as flores.
Sobre o substrato, quando alguém posta o seu primeiro bonsai eu sempre indico a não aplicar nada nem uma tecnica porque quase sempre acabamos matando nossas primeiras plantas, mas se esta planta já viveu 3 ou 4 anos neste substrato porque não pode viver mais alguns meses no mesmo? até porque agora não é a melhor época para efetuar o tranplante, o transplante deve ser feito no inicio da primavera logo que a planta apresentar as primeiras brotações da estação.
Outro motivo para vc não transplantar é que quando podamos as raizes o crescimento da copa diminui fortemente e não queremos isto porinquanto não é? antes de pensar no sistema radiocular pense na parte do tronco e da copa da planta e porisso te aconselho plantala em uma bacia maior ou um escorredor+mamadeira (prefiro a bacia) assim terá um dezenvolvimento dobrado e logo poderá comessar com as primeiras podas para se chegar a um bonsai.

não se esqueça de uma boa adubação, NPK 04-14-08, é o ideal para uma boa frutificação.

boa sorte...
t+
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 11:50 am    Assunto: Responder com citação

boa sorte...
t+
wtico

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 1:08 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo obrigado pela atenção ,

Muito obrigado pela ajuda, acho que vou realmente seguir a sua indicação mas tenho algumas dúvidas, se possível gostaria de mais uma vez pedir a colaboração dos mais experientes:

1º poderia passa-la para uma bacia ou escorredor+mamadeira já, ou deveria esperar até o começo da primavera

2º alguem poderia me ajudar com a adubação não entendo muito bem como funciona os termos "NPK" este tipo de adubação é organica ou química

3º o substrato seria areia + terra

Forte Abraço
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 1:28 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho que vc pode trocar imediatamente pelo escorredor. Comprei uma Jabuticabeira que veio num vaso igual ao da sua Romã e na mesma semana coloquei noutro vaso maior. Tenho tb uma aceroleira que veio na mesma situação e já coloquei no escorredor. Ambas estão se desenvolvendo muito bem.

Outra coisa, o substrato que a planta está atualmente já deve estar sem muitos nutrientes e já deve contar muitas raízes. Mantê-la neste vaso por mais alguns meses não vai ajudar no desenvolvimento.

Abraços!

Ricardo
Franz Lopes
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 4:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Wtico,

Creio que em São Paulo o clima esteja ameno, até palas chuvas que tem ocorrido por ai. Eu acho...

Neste clima favorece o transplante.

Concordo com o amigo Rodrigo a não ser por um ponto, creio que o prioritário neste momento seja a raiz. Não que você deva fazer podas drásticas na copa, mas é o desenvolvimento da raiz que dará suporte para o desenvolvimento global da planta e futuras possibilidades de trabalho na copa, além de permitir um bom nebari.

Quanto a adubação, se proceder com o transplante, só se preocupe com a primeira adubação apenas após um mês, pelo menos.

Pode utilizar adubo químico ou orgânico. A proporção 10-10-10 atende por enquanto.

A proporção do substrato varia, mas recomendo uma mistura de Areia grossa, caco cerâmico, casca de pinus e uma proporção menor de terra vegetal.

Boa sorte.

Franz Borges
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: