|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 1:21 am Assunto: Caliandra vermelha tronco duplo. Atualizado! 07/02/2010 |
|
|
Bem, acho que essa só falta formar a copa e caprichar nas desfolhas para reduzir o tamanho das folhas. Opiniões e sugestões são bem vindas.

Editado pela última vez por marco_avelar em Dom Fev 07, 2010 8:16 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 7:35 am Assunto: |
|
|
Marco, tenta tirar uma foto um pouco mais de longe e se possivel com a planta desfolhada
abs _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 8:10 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo eu também achei essas fotos muito ruins .
Eu tentei tirar uma foto da base e a noite para ficar o mais visível possível porque essa planta está perdendo algumas folhas, que estão ficando amarelas, por isso vou esperar um pouco mais para fazer a desfolha, mas quando fizer eu tiro uma nova foto! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 9:39 pm Assunto: |
|
|
Olá Marco!
Vc tem um belo material nas mãos!
A Calliandra tweedii tem a característica não só de folhas grandes como também entrenós longos. Assim, sugiro desfolhá-la, selecionar os ramos que ficarão, tirando os que nascem juntos ( e isso acontece muito). Em seguida podar os galhos que ficaram, deixando só a primeira gema latente. Depois ir podando assim sucessivamente, para que os entrenós fiquem mais curtos.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 10:52 pm Assunto: |
|
|
Elio obrigado pela dica, essa história dos entre nós longos está me causando muita dor de cabeça com várias plantas. Deixo uma semana sem mexer e quando vou ver tenho que eliminar praticamente todo o galho para refazer o trabalho .
Abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 9:05 pm Assunto: |
|
|
Desfolhada:
Frente:
Atrás:
 |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 9:25 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Fugindo rapidamente do assunto. Como faço para alterar o Título do meu Post quando atualizo ele?
Obrigado! _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 10, 2010 9:30 pm Assunto: |
|
|
Ricardo você entra com o seu login, na parte de cima à direita da primeira mensagem do tópico aparece um botão para editar a mensagem. É só clicar e alterar! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 7:25 am Assunto: |
|
|
Em breve farei uma seleção de galhos e iniciarei o trabalho de ramificação.
Brotações:
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 8:55 am Assunto: |
|
|
caramba.... 18 dias e já proporcionou esta brotação toda...
Parabéns! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 12:07 am Assunto: |
|
|
Laudir acho que a boa recuperação dela se deve a 3 fatores:
1- Quando eu a comprei esperei que ela se estabilizasse no novo ambiente, secaram algumas folhas, ela demorou umas semanas para começar a crescer, mas se adaptou;
2- Boa adubação, antes e depois da desfolha; e
3- Muita, mas muuuuuuuuuuita chuva, muita meeeesmo!!!!! Aqui em SP está chovendo todos os dias a mais de 1 mês. São chuvas muito fortes que duram algumas horas, daquele tipo de chuva que parece que vem de lado, não adianta guarda-chuva nem se refugiar embaixo de alguma cobertura, se não tiver alguma porta ou parede além da cobertura é igual a tomar uma ducha de mangueira, a água vem de lado mesmo!!!! Ou chuvas "médias" que duram 10 ou 12 horas!!!!!
As letras "SP" para mim no último mês estão significando: "Santa Paciência!!!!"
Abraço! |
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 9:04 am Assunto: |
|
|
Ficou muito legal!
parabéns! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 7:22 am Assunto: |
|
|
Bonsaísta obrigado! Mas ainda falta algum trabalho para terminar essa copa...
Abraço! |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 8:11 am Assunto: |
|
|
Marco, tens uma belíssima Caliandra!
Fugindo um pouco do assunto também, como és um dos poucos colegas bonsaístas do fórum (pelo que conheço) que mora aqui em São Paulo, gostaria de receber algumas dicas quanto a determinadas espécies...
A Caliandra mesmo é um exemplo - eu tenho uma Dormideira (Mimosa Pudica L.) que está demorando a se adaptar, e uma mudinha de Caliandra que algumas vezes fica com as folhas amareladas. E como não encontrei ninguém aqui que trabalhasse com tal planta (Dormideira) (ainda nesse clima em São Paulo) gostaria de fazer um paralelo quanto aos cuidados de ambas.
Pelo fato de ambas pertencerem à mesma Família (Fabacae) e terem em comum a subfamília (mimosoideae), acho que têm algumas características comuns quanto ao metabolismo.
No meu caso, deixo-as numa varanda onde recebem luminosidade direta do nascer do sol à (aproximadamente) 9:00 hs. Depois desse horário, elas continuam no mesmo local, em sombra total. Deixo todas as plantas transplantadas ou recém adquiridas neste local, mas quando as transporto para um local onde passam a receber luz direta até as 12:00, elas passam a queimar (inclusive as mais resistentes, como o Buxinho).
Acho que essas horas a mais fazem diferença, porém creio que a luminosidade na varanda não é suficiente e tenho receio de que morram.
Dias atrás adquiri um Acer Kaede e ele estava queimando as pontas no local onde o comprei - o "salvei" e coloquei na varanda; ele vai bem, e as folhas pararam de queimar, mas com esse tempo receio de que apodreçam as raízes.
Gostaria de saber: luminosidade, substrato, rega (para começar), da sua Caliandra. E também se você possui ou pretende possuir algum tipo de Acer (e se acha que eu fiz uma boa escolha ao adquiri-lo para viver aqui em Sampa). |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 30, 2010 8:04 pm Assunto: |
|
|
Allan obrigado!
Em relação ao acer você fez uma boa escolha, o tridente é mais resistente ao nosso clima. Eu já tive uma muda de palmatum que não foi para frente, mas o meu tridente vai muito bem. É só não deixá-lo exposto ao sol do meio dia, principalmente nos dias mais quentes de verão, que ele vai muito bem.
(Inclusive se você puder me mandar por mp ou e-mail o endereço e o preço que pagou pelo seu eu agradeço )
O meu é esse aqui: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11665
O buxinho, que você citou, não deve ficar exposto ao sol forte, ele é uma espécie de meia-sombra.
Essa caliandra ai tem um substrato mais orgânico, terra preta. Quando eu a trousse, a uns 2 ou 3 meses, ela também secava algumas folhas, mas poucas. Vezes por sol queimando brotinhos novos, ou as folhas que ficavam em baixo das outras e secavam por falta de sol. Depois de um tempo ela se adaptou, foi só ter paciência...
Eu tenho outra caliandra, uma branca, que eu comprei mudinha e está crescendo bem. Coloquei como cascalho uma mistura de terra preta, lascas de madeira, caco de telha e areia, mas a maior parte do substrato é terra vegetal.
O ideal é que ela pegue sol direto, quando o sol fica muito forte as folhas se fecham e ficam protegidas.
A rega é uma vez ao dia, sempre rego no final da tarde, e se no dia seguinte o substrato estiver úmido eu não rego.
Bons para deixar a meia-sombra são: Fícus, acer, serissa, ulmus, buxinho, etc...
No sol: piracanta, todas as coníferas, primaveras, caliandras, pitecos, pitangas, jabuticabas, etc...
O mais importante para a planta se adaptar é esperar o tempo da planta e não tentar impor o nosso tempo a ela. Coloque no lugar mais adequado para a espécie, regue e adube (eu prefiro orgânico TM+FO) e as deixe lá. Uma hora você vai olhar para elas e perceber que cresceram e estão bem adaptadas. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|