Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Jun 09, 2009 5:46 pm Assunto: Jabuticabeira 00 |
|
|
Olá amigos do fórum,
esta jabuticabeira estava postada indevidamente no fórum EXPOSIÇÃO... por isso resolvi mudar o tópico de lugar.
Comprei esta muda em junho de 2006 neste vaso retangular quando comecei a trabalhar com bonsai e achei o máximo...
Uma das coisas que percebi com a minha pequena evolução é que o vaso retangular não é adequado para o estilo pretendido (hokidachi), além do que é péssimo para as trocas de calor do substrato. Tratei logo de trocá-lo...
Ainda assim, este vaso redondo não é um vaso pra bonsai. Aqui na minha região é difícil encontrar. O jeito foi improvisar com um aparador de água de vasos maiores. Fiz vários furos embaixo e fiz o transplante...
ATUALIZAÇÃO JUNHO de 2008
ATUALIZAÇÃO DE JUNHO DE 2009
Fiz uma poda neste galho que estava engrossando demais e destoando dos demais:
Sugestões e críticas são sempre bem-vindas.
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jun 09, 2009 7:05 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Edson, o caminho é esse mesmo. Sempre com muita paciência, dedicação e interesse é que poderemos desenvolver a contento uma planta como essa sua jabu.
O estilo Hokidashi, erroneamente interpretado como estilo "vassoura", é na realidade o estilo "escova". Talvez porque a escova japonesa seja um pouco diferente da escova brasileira, sei lá. Mas enfim....
Bem, voltando a sua planta, temos que nesse estilo o tronco deverá ser o mais reto possível, e os galhos, partindo quase do mesmo ponto, deverão ser estendidos para cima, ligeiramente entreabertos, formando uma copa densificada e bem estruturada.
Os desenhos acima ilustram bem este estilo, e talvez possam servir como um referencial para seu trabalho. Geralmente este estilo apresenta apenas duas variantes: a primeira, diz que a copa deverá ser mais aberta, enquanto na outra, será mais arredondada, mas não em forma de bolinha, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
roney
|
Enviada: Ter Jun 09, 2009 8:50 pm Assunto: Roney |
|
|
Boa Noite Amigo Edson
Arvore linda vc tem ai, tenho pena que em Portugal não exista a Jabuticaba, tenho visto que ela dá lindos bonsais.
Parece que a participação que o colega Nickyfury lhe dá será a ajuda necessária para o amigo Edson fazer dessa linda arvore um lindo bonsai, mas eu tambem já vi que vc sabe exactamente o que quer na arte dos bonsais, e na grande maior parte das vezes já tem a ideia formada do que quer não é verdade meu amigo, claro que é sempre bom ovir uma ou outra opinião que muitas vezes nos vem trazer nova luz para a nossa ideia, felicidades para a sua Jabutiaba e pra vc.
Tenha uma otima noite
Abraço
Roney |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 7:30 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury obrigado pelas dicas e e pelas imagens.
Roney é mesmo uma pena que não tenham aí em Portugal esta bela espécie; mas se não me engano, vi um caso no fórum da Bonsai Milenar que alguns amigos conseguem a Jabu vinda de outras partes do Globo; não sei se é verdade, mas valeria a pena investigar pois ela dá de fato belíssimos exemplares...
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
roney
|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 7:50 pm Assunto: Roney |
|
|
Olá Edson Boa Noite
Obrigado pela informação, vou procurar mesmo e se houver possibilidades vou adquirir uma sim. Tenho visto que todos vocês falam nela e os bonsais são muito lindos vê-se que é uma planta que se adapta bem ao bonsai e ficam maravilhosas, mais uma ve obrigado Edson pela sua informação.
Tenha uma otima Noite
Abraço
Roney |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 10, 2009 11:06 pm Assunto: |
|
|
Roney,
alguns bonsai de Jabuticaba pelo mundo:
Esta aqui supostamente é da Ilha de Java Note ao fundo outro belíssimo exemplar
Alguns artistas nacionais:
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
roney
|
Enviada: Qui Jun 11, 2009 12:17 pm Assunto: Roney |
|
|
Bom Tarde Edson
Você é um mauzão, quer me fazer inveja e deixar-me com agua na boca né, obrigado Edson, elas são divinamente lindas, vou tentar ou aqui ou vinda daí eu vou conseguir uma um dia destes, meu ermão vai morar na fortaleza pode ser que ele um dia me traga uma da origem quem sabe.
Abraço
Roney |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Jun 12, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
Ola Edson . Uma duvida : Essas jabus que vc postou estão desfolhadas ou são de alguma região de clima muito frio ???? Poraqui elas não perdem as folhas assim ... Que beleza de ramificações ... heim ??? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jun 12, 2009 4:28 pm Assunto: |
|
|
Sergio,
isso eu não sei te dizer, mas apostaria que estão desfolhadas.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 9:44 am Assunto: Troca do substrato |
|
|
Amigos,
segue aí uma pequena atualização. Foi feito um transplante para troca do substrato da mamadeira, desta vez com uma carga maior de matéria orgânica.
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 11:29 am Assunto: |
|
|
se vc for seguir no estilo vassoura da uma abaixada nos primeiros galho pra que eles fiquem quase na horizontal
abraços |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Jan 15, 2010 9:29 pm Assunto: |
|
|
Show de bola a evolução desta jabu...
Parabéns Edson  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 17, 2010 9:02 am Assunto: |
|
|
Vhalveruth,
nestas imagens não se consegue perceber mas os primeiros galhos estão na posição sugerida por você; assim que puder vou fazer algumas fotos desta estrutura.
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
|