Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 8:16 am Assunto: Caliandra desconhecida [C. Surinamensis] |
|
|
Olá amigos,
um dia desses fazendo uma caminhada pelas ruas de minha cidade encontrei uma caliandra de ~ 3m de altura. Coletei alguns galhos e estou tentando uma muda com 10 estaquinhas. Seguem as fotos:
Acredito ser uma variedade da Calliandra surinamensis. Vejam uma foto da Internet. A difereça é que a minha tem 2 pares de folhas a mais:
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Sex Jul 01, 2011 10:20 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Dom Nov 08, 2009 8:43 am Assunto: |
|
|
Edson, essa é a surinamense sim, é linda de mais!
Da flor o ano inteiro! _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Netosevero
Registrado: 06/11/09 Idade: 38 Mensagens: 19 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Nov 18, 2009 10:19 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson, tenho intenção de começar a trabalhar com caliandras e queria saber se as estacas vingaram sem problema.. e que tipo de substrato vc tem deixado elas.
Obrigado |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 20, 2009 9:40 am Assunto: |
|
|
Olá Neto,
dos ramos que colhi fiz 10 estacas. Deixei algumas horas mergulhadas em hormônio e plantei num substrato tipo PLANTMAX-Florestais produzido pela EUCATEX. Até agora apenas uma delas está dando sinais de pega
Em se tratando de caliandra parece ser um fraco resultado.
Talvez só com mudas de ponteiro e areia lavada o resultado seja melhor...
Vamos esperar mais opiniões dos mais experientes...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 20, 2009 2:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson!
Pode ser a surinamensis como pode ser a Haematocephala. São parecidíssimas. Só alguém com muita experiência em taxonomia pode descobrir.
Quanto ao número de folíolos que vc cita, não deve ser fator de diferenciação.
Quanto à estaquia, quando a planta está com flores, há uma grande tendência das estacas não vingarem, ou seja, o percentual é baixo.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 21, 2009 8:23 pm Assunto: |
|
|
Elio,
veja aqui uma Caliandra que comprei apenas para matriz. Até onde pude identificar trata-se de uma Calliandra Haematocephala, muito difícil de se encontrar mudas em minha região. Como eu disse, a planta não foi trabalhada porque o objetivo é fazer algumas mudas por alporquia, mas seguem as fotos desta tímida floração por se tratar, na minha opinião, de flores de uma singeleza e delicadeza ímpares...
Note que a cor dos botões anunciam a cor da flor!!
Abraço.
Pedro Morales |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 21, 2009 9:56 pm Assunto: |
|
|
EDson,eu tenho uma branca e uma vermelha. Ainda não floriram, por conta das constantes podas para definir a estrutura básica.
Os entrenós longos e as folhas compostas, mais longas ainda, é que são a parte ruim dessas espécies.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 14, 2010 8:23 pm Assunto: |
|
|
Elio,
você tinha razão quanto à estaquia; nenhuma das 10 estacas vingou!!
O jeito foi "roubar uma mudinha!!"
Pedro Morales |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Jan 20, 2010 6:09 pm Assunto: |
|
|
PESSOAL, NO DEPTO DE JARDINAGEM DO HOME CENTER AO LADO DA MINHA CASA TEM MUDAS DE CALIANDRAS....
ESTOU QUASE COMPRANDO POIS PARECEM SADIAS...
O PROBLEMA É QUE ACHEI OS GALHOS MUITO LISOS E BRANCOS...!!
PRÓXIMO DA JUNÇÃO DOS GALHOS LONGOS... (QUASE 1,20m) ESTÃO NASCENDO VÁRIAS FOLHAS... ESPAÇADAS... ISTO É UM BOM SINAL...?
VALE A PENA PEGÁ-LAS? POIS QUERO CORTAR ESTES TENTÁCULOS PARA DIMINUIR A ÁRVORE...RSRS OU DEVO USÁ-LAS PARA ALPORQUES? MAS JÁ AVISO QUE NÃO FIZ NENHUM AINDA! E TENHO MEDO...!
AGRADEÇO AS OPINIÕES... ABRAÇOS.. _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|