|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 27, 2009 11:57 am Assunto: JLT ALPORQUIA - PAPEL ALUMÍNIO |
|
|
Observei no bonsaimilenar que os luzitanos utilizam papel laminado em volta do alporque.
Meu questionamento é:
Para o clima de Rondonia (quente e úmido) é recomendável uma vez que o papel alumínio estará aumentando a temperatura no alporque?
Vou fazer o teste mesmo assim. Talvez isso acelere o processo de enraizamento.
Postem suas opiniões!
Editado pela última vez por Laudir em Qui Jan 14, 2010 10:01 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 27, 2009 12:48 pm Assunto: |
|
|
ola, se ai é sempre quente não presisa de papel aluminio só é importante cobrir com um saco plastico ou algo do genero pára que as raizes ainda frágeis e finas não queimem .
t+. |
|
|
 |
Fernando Andrade

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 9:26 am Assunto: ... |
|
|
Ainda acho válido fazer a experiência, pode ser que acelere o processo, depois relata o resultado...
Abraços... _________________ "E por não estar competindo, ninguém no mundo podia competir com ele"
São José dos Campos - SP |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 3:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Até onde sei, aqui em Brasilia estamos usando o papel aluminio para recobrir superficies grandes por ocasião de cortes radicais. Aplica-se primeiro uma boa pasta cicatrizante, e em seguida cobre-se o local com um pedaço de papel aluminio. Isso acelera o processo de cicatrização e de fechamento do corte, proporcionando um melhor resultado, inclusive.
Se há aceleramento nesse processo, talvez possa haver tambem em caso de alporquia. Apesar de ser um local quente, Rondonia é uma região mais úmida. Isso pode ser interessante, tambem. Estaremos aguardando o resultado de seu trabalho nesse sentido, para apreciar e discutir os resultados.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 12:59 pm Assunto: |
|
|
Tenho utilizado o plastico preto (sacos de lixo) com esse mesmo objetivo. Após cobrir todo o esfago com plastico transparente, e fazer as amarras, dou também algumas voltas com o plastico preto. Na hora de fazer uma vistoria, retira-se somente o plastico preto, sem mexer no esfagno.
Acredito que tenha a mesma função, esquentar mais a região do alporque e proteger as frágeis raizes dos raios solares.
Talvez com o papel aluminio esquente um pouco mais, só tomando cuidado que este papel normalmente tem dois lados, um lado com brilho e outro sem brilho. Para quem aprecia assar carne com este tipo de papel, o lado 'brilhoso' fica para dentro, para não refletir o calor.
Sds
Alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 4:32 pm Assunto: |
|
|
Faço alporques há uns 30 anos. Considero que o sucesso de um alporque tem mais a ver com: espécie de planta, época que é feito, estado vegetativo da planta, galho escolhido. Tem outros detalhes que acredito serem de menor importância. O caso do papel alumínio creio que seja um deles. O alporque feito na planta certa, na época certa, com galho em estado vegetativo pleno tem tanto sucesso de resultado com ou sem o papel alumínio, assim como o contrário também. Mas é apenas minha opinião baseada em experimentos próprios, na região onde vivo, o que também é um fator de influência.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Isailton Matteussi 1.o PASSO

Registrado: 04/05/09 Idade: 73 Mensagens: 100 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qua Jan 13, 2010 9:33 pm Assunto: Alporquia papel alumínio |
|
|
Laudir.
Estamos aguardando atualização para sabermos se a experiência foi válida.
. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Jan 14, 2010 9:49 am Assunto: |
|
|
Alow amigos... tive que adiar o teste.... mas daqui um mes eu posto fotos
Com a jabuticabeira nao deu certo pq a semvergonha cicatrizou o anel....
fiz com um pé de poncâ (nao sei se é assim q se escreve). _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
rnpelarin

Registrado: 24/11/09 Idade: 45 Mensagens: 31 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 4:59 pm Assunto: |
|
|
Galera,
Deixa eu tirar uma dúvida com vocês.
Eu comecei uma alporquia a uns 4 meses em um limoeiro, é um galho grande, inclusive tem frutos.
Usei apenas o sfagno e o enraizador, fiz alporquia no sistema de ponte, deixando um caminho no anel sem ser cortado.
Até o momento esta tudo correndo bem e me parece que em breve já deve estar pronta para ser separada da árvore pois já tem bastante raiz no sfagno que nasceram
Gostaria de saber, daqui pra frente, como devo proceder com esta peça que sera retirada da arvore. Corto abaixo de onde foi feito o anel imagino, mas dai, ponho em que tipo de vaso, que tipo de adubo, terra, substrato, etc. etc.....
Devo podar o galho inteiro antes, tirar os frutos, deixo folhas, poucas, muitas, nenhuma antes de retira-la da arvore ?
valeu pessoal  _________________ Rafael Pelarin
www.osclassificados.com/rnphp |
|
|
 |
rnpelarin

|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 5:01 pm Assunto: |
|
|
Outra pergunta,
Tem uma pitangueira aqui que gostaria de fazer alporquia nela também,
até que grossura de tronco aplica-se a alporquia ?
Nela tem alguns troncos com 10 cm de diametro ou até mais, sera que posso fazer neles ?
valeu _________________ Rafael Pelarin
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 9:19 pm Assunto: |
|
|
Rafael, para a retirada da alporquia é necessário sim retirar graande parte da massa verde, especialmente se, como você disse, é um galho grande. Frutos, então, nem pensar em deixar. Esta retirada dos galhos e folhas poderia ser feita na mesma hora da retirada do alporque, mas, sendo o galho grande também se indica retirar boa parte da massa verde logo. A quantidade e tamanho das raizes no alporque é pequena em função do pouco espaço, então a massa verde que deve ficar também tem que ser pouca, como também não deixar galhos longos. O ideal seria se tivesse alguns galhos finos e curtos, com folhas, bem perto do local do alporque, daí poderia retirar todo o resto. Para retirar corte logo abaixo de onde foi feito o anel e plante em um substrato misto e bem drenado, pouca terra, muito pedrisco, areia grossa, telha triturada, o que tiver. Neste fórum tem várias sugestões de misturas de substrato. Pode plantar em um vso, bacia com furos, ou até preferencialmente em um escorredor de massa para no futuro indentivar o crescimento e brotação na mamadeira. Procure com a ferramenta de busca neste fórum a técnica "ëscorredor/mamadeira" . Adubação somente depois que novos brotos surgirem após o plantio, cerca de um mês após.
A questão sobre o alporque em pitangueira, devo dizer que por ser uma mirtácea a alporquia não é muito eficiente. Se deixar ponte de casca, cicatriza sempre, sem enraizar. Mesmo retirando toda casca a tendência é mais em cicatrizar do que enraizar, então a cada 60 dias é bom abrir o alporque e ver se não está cicatrizando, raspando o material que se regenera. Mesmo assim pode levar até dois anos para enraizar. Isso acontece com quase a totalidade das mirtáceas: pitanga, jaboticaba, camboin, guabiroba, guabiju, araçá, etc... veja que a jaboticaba do Laudir também cicatrizou, não é novidade... o sucesso com a goiabeira, normalmente é melhor entre as mirtáceas. Em galhos grossos, então é praticamente impossível o enraizamento. Ao contrário de algumas espécies de plantas que se pode fazer alporques em galhos bem grossos.
Espero que ajude.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
rnpelarin

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 8:10 am Assunto: |
|
|
Legal Elio,
muito obrigado pelas suas dicas, vou segui-las.
Sobre espécies, mangueira será que enraiza facil se eu fazer um alporque ?
obrigado
Rafael _________________ Rafael Pelarin
|
|
 |
ALEXNOCERA 1.o PASSO

Registrado: 24/01/09 Idade: 51 Mensagens: 128 Localização: Barra Velha - SC
|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 12:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio Luis, aproveitando a sua resposta, ainda é uma época boa para alporquia em mirtáceas (em especial para jabuticabas e pitangas), já que estamos praticamente em meados do verão ?
Obrigado.
Sds
Alex. _________________ “Você pode considerar uma planta como uma pincelada numa tela ou como um ponto num bordado, porém não deve esquecer que se trata de um indivíduo.”
Roberto Burle Marx |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 3:58 pm Assunto: |
|
|
Rafael, como moro na Serra gaúcha e aqui por causa do frio não temos mangueiras, nunca tentei fazer alporque. Mas acho que deve se tentar, até acredito que possa enraizar bem. Acho, apenas.
Alex, como eu disse parece que nunca é uma boa época para alporque em mirtácea eheheheheh. De qualquer modo, no geral o verão é sempre uma boa época para alporque, primavera e verão. Inclusive eu gosto de fazer alporques no fim do verão para retirar no fim do inverno-início de primavera, quando considero ser a melhor época para o desmame/retirada. Mas no caso das mirtáceas, que tem dificuldade em enraizar, isso quase nunca acontece antes de um ano, ano e meio. Então pode fazer praticamente em qualquer época pois ela não vai enraizar logo de qualquer forma. E de qualquer forma tem que ficar cuidando a cicatrização do anel, então...
abraço
Elio _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Fev 02, 2010 10:55 pm Assunto: |
|
|
Rafael e Alex............sigam as orientações do meu xará!
A larga experiência dele o capacita a dizer o que ele disse, com muita propriedade: Alporque em mirtáceas, só se for a última opção.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|