FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Selando feridas em árvores - Português
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/08/06
Idade: 42
Mensagens: 365
Localização: Betim - MG

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Bom,

Não tenho bagagem teorica pra falar sobre isso, então vou contar o que vejo lá em casa....

Em uma mesma azalea (e isso já aconteceu 1000 vezes) um corte sem seldor e um com selador: O que eu usei o selador fecha mais rápido, SEMPRE.

Não sei se é coincidência, ou lei da atração mas que funciona funciona....

Eu não sou sistematico com isso, tenho pasta cicatrizante japonesa, mas não uso em tudo que é corte não.... Mas até hoje ( uso a 5 anos) eu NUNCA tive problemas....

Acho que não é porque não existia antes e não "fazia falta" hoje seria inútil... Vejam as ferramentas... As grandes obras de bonsai foram iniciadas antes delas....

*Minha opinião.... Very Happy Wink

Um abraço,

Renan
_________________
Herrar é Umano....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Ter Dez 01, 2009 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Renan. eu também uso há mais de 5 anos em corte superiores ao diâmetro de um cigarro. Aprendi assim!
NUNCA tive problemas de apodrecimento.
Continuo fazendo podas perpendicular ao tronco (exceto quando quero dirigir uma nova brotação) pois tenho certeza de que a área é menor, e não maior, como erroneamente o Walter Pall cita.

Como eu disse, estou discordando do Walter Pall, não dos meus amigos aqui do Brasil.

abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Markus Von Kossel
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 30/10/08
Idade: 43
Mensagens: 635
Localização: Santa Cruz do Sul-RS

MensagemEnviada: Seg Dez 07, 2009 9:50 pm    Assunto: Responder com citação

Achei o texto pertinente. Nào sei se concordo com ele, mas precisamos ter em mente os interesses.
Faço um paralelo com os suplementos alimentares. Boa parte deles são desnecessários e muitas vezes até deletérios, mas sempre vendidos como fundamentais e importantes na saúde.
Uso a pasta cicatrizante, mas algo simples, não gasto 50 reais em uma bisnaguinha.

Abraços
_________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2010 2:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi pessoal....

Vi agora esta matéria e achei muito interessante a abordagem do Walter para justificar o não uso da pasta selante... Wink
Ainda assim, continuo achando muito dificil em alguns temas ligados a bonsai, afirmarmos de forma taxativa o que é certo ou errado... mais ainda considerando a infindade de variedades de plantas e espécies, climas, e demais particularidades, o que tende a criar também uma grande quantidade de exceções ligados a um mesmo procedimento... Rolling Eyes .. ou seja, o uso de pasta selante em diferentes plantas, em diferentes regiões, em diferentes climas e estações de ano, certamente provocará efeitos distintos... Rolling Eyes

Na matéria do Walter eu diria que 2 pontos principais me chamram a atenção:...
1- o estudo do Dr.Shigo sobre a compartimetalização das plantas, fazendo que um mecanismo delas isolem uma área prejudicada afete as demais, protegendo a planta com um todo.... Rolling Eyes
2- a própria característica dos trabalhos e estilos predominantes do Walter, definidos como "naturalisticos".... Rolling Eyes

Somando esses 2 pontos, e considerando que o apodrecimento natural dos locais podados e, portanto, com madeira exposta, são pontos valorizados pelo Walter nos seus trabalhos, me parece natural que ele prefira não usar pasta selante, que evitaria em parte este apodrecimento, seja pela proteção da madeira morta, seja pela estímulo à cicatrização...
Apoiado pelo estudo do Dr. Shigo que ele tanto valorizou no seu texto, ele deve ter se sentido mais seguro em não usar a proteção oferecida pela pasta... Rolling Eyes

Falando por mim, embora eu defenda o uso da pasta, não consigo atribuir a perda de uma única planta sequer minha, por não usar pasta... ou seja, acho que que não perderíamos plantas por isso...

Por outro lado, posso afirmar que na imensa maioria das plantas em que uso a pasta, consigo notar uma cicatrização mais rápida... (coisa indesejável para Walter).... Rolling Eyes

O efeito negativo da pasta, como afirmou o Walter, provocando o feito contrário ao manter o local podado úmido e propício para contaminações e apodrecimentos, jamais consegui notar que tivesse ocorrido em minhas plantas....

Acho válida a abordagem do Walter mas, acima de tudo penso que a opinão que ele emitiu é de grande valia para o estilo naturalista dele, onde a pasta evitaria o apodrecimento que ele tanto valoriza, a~lém de estimular as cicatrizações que tornariam menos visíveis as podas, coisa que ele tanto evita!.... Wink

Pessoalmente encaro aquela matéria como algo a se considerar, dependendo da expectativa do bonsaísta em relação ao trabalho que está fazendo...

Por fim, considero Walter competente, experiente, sério e de tal reconhecimento, que me impediriam de dizer que ele não razão nesse ponto. Apenas penso que esta colocação devesse ter sido feito de forma mais relativa e não tão geral e absoluta!.... Wink

Continuarei usando minhas pastas mas, não deixarei de refletir sobre a matéria dele, caso eu deseje um efeito mais aos estilos dele... com mais segurança de as plantas não morrerão pela ausência da pasta.... Wink Laughing

Abraços,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MATÉRIAS Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil