FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Iniciante
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
ChepA



Registrado: 27/01/10
Idade: 42
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2010 1:01 pm    Assunto: Iniciante Responder com citação

Boa tarde a todos,

sou novo na arte do bonsai e gostaria de algumas dicas. Minha arvore é uma cerejeira, comprei ela no supermercado e quero trabalhar nela a fim de torna-la um bonsai. Eis algumas dúvidas:
- Quais ferramentas (alicates, tesouras...) preciso comprar para a realização de poda? Coisa básica para poder começar.
- Alguem recomenta o uso destes kits de adubos (http://www.bonsaikai.com.br/KitAdubo.asp) ?

Quando chegar em casa vou postar as fotos dela e ver o que o pessoal recomenta fazer com ela.

[]'s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/12/09
Idade: 40
Mensagens: 294
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2010 1:40 pm    Assunto: Re: Iniciante Responder com citação

ChepA escreveu:
Boa tarde a todos,

sou novo na arte do bonsai e gostaria de algumas dicas. Minha arvore é uma cerejeira, comprei ela no supermercado e quero trabalhar nela a fim de torna-la um bonsai. Eis algumas dúvidas:
- Quais ferramentas (alicates, tesouras...) preciso comprar para a realização de poda? Coisa básica para poder começar.
- Alguem recomenta o uso destes kits de adubos (http://www.bonsaikai.com.br/KitAdubo.asp) ?

Quando chegar em casa vou postar as fotos dela e ver o que o pessoal recomenta fazer com ela.

[]'s


Vc pode comprar de inicio apenas um alicate de poda em um Super mercado. Custa uns R$15,00.

Quanto aos adubos vc mesmo pode fazer usando Torta de Mamona e Farinha de Osso.

Veja abaixo alguns links que podem te ajudar:

http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/aprenda-tecnica-do-escorredor-mamadeira.html
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/adubacao-macro-e-micro-nutrientes-e.html
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/adubando-com-torta-de-mamona-farinha-de.html
_________________
Abraços,

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ChepA



Registrado: 27/01/10
Idade: 42
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2010 9:07 pm    Assunto: Responder com citação

Como sou iniciante, gostaria de algumas opiniões do q fazer com ele. Abaixo seguem algumas fotinhos dele:

Foto próxima do tronco:


De lado:


Próxima do tronco porem do outro lado:


De mais longe:


[]'s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 07/12/09
Idade: 40
Mensagens: 294
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sex Jan 29, 2010 9:17 pm    Assunto: Responder com citação

Primeiro passo, plantar no escorredor para engrossar o tronco!
_________________
Abraços,

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ChepA



Registrado: 27/01/10
Idade: 42
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Seg Fev 01, 2010 7:58 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia ricardo,
vi no seu blog como plantar no escorredor e depois colocar na mamadeira, porém estou um pouco inseguro para fazer isso e gostaria de alguma ajuda.

Devo comprar um escorredor (de massa??) e colocar a planta la? Este escorredor fica depois direto em cima da mesa? Estou em dúvidas quanta a terra que uso, como trabalho em uma área nada a ver com botânica e plantas não tenho nem noção do que é a terra que tu coloca no blog.

Vou te perguntando aos poucos tá?

Dando uma procurada no forum, achei esse link http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5584&highlight=substrato , é esse substrato que coloco no escorredor?

[]'s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 3:19 pm    Assunto: Responder com citação

Chepa, boa tarde!

Pense que substrato é o meio de fixação e transporte de uma planta.
As raizes irão buscar alimento e humidade entre as partículas dele. Portanto tem que ser um material que acumule humidade e não enxarque.
Solos arenosos deixam os fluídos escorrerem,... mas ficam humidos... porém secam rápido... portanto a lógica seria uma mistura de materiais orgânicos e inorgânicos.... utilizo pedrisco (aqueles de decoração de vasos) os mais pequenos, areia média ou grossa... peneire antes, e utilize o que ficou na tela... acrescento terra vegetal, aquela vermelha que vende em loja de jardinagem,... e completo com humus de minhoca... aquela terra preta ensacada... uso esta dosagem para cada um dos itens aseguir, areia/terra/pedrisco = 30 unidades cada (pode ser colher, pa, dosadores etc...) e 10 a 15 unidades de humus... a água é absorvida rápidamente e não acumula nos meus vasos... eu coloco tota de mamona, esterco de galinha ou farinha de osso, sobre os vasos, alguns dias após o transplante... em regra aprox. 30 dias...

bom esta é a minha receita... mas como substrato é uma coisa muito particular, e depende do clima e região local, você aos poucos chegará no seu padrão....

abraços e boa sorte...
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ChepA



Registrado: 27/01/10
Idade: 42
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

opa....muito obrigado pela atenção e ajuda. Hoje vou colocar ela no escorredor cfe o Laudir falou (apenas areia grossa), porém vou adicionar um pouco da terra que veio no vaso do bonsai.

[]'s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Fev 02, 2010 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Carlovich, me tire uma dúvida, quando vc diz que usa pedrisco desses que enfeitam os jarros, vc se refere aquelas pedrinhas branquinhas que colocam em cima do jarro? É pq nos meus eu tava utilizando tijolo moído, com cascalho de rio, humus de minhoca e vermiculita. Sendo que eu tava querendo substituir o tijolo moído, por alguma outra coisa, pois aqui n tem pra vender pronto, e pra eu mesma moer o tijolo é muito difícil. Passo uma tarde inteira pra conseguir um punhado. Sendo que se for esse pedrisco eu já vi pra vender, até de vérias cores e tamanhos, eu poderia comprar de uma cor neutra e utilizar, mas eu sempre ficava em dúvida se ele seria realmente adequado. Eu usaria então os pedriscos, a areia de rio, um pouco de humus de minhoca e vermiculita, que retém umidade e faria um pouco o papel do tijolo, o que vc acha?
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 17/08/09
Idade: 49
Mensagens: 2284
Localização: Urupá-RO

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 9:29 am    Assunto: Responder com citação

Iana.

A função do tijolo, além da drenagem, é fornecer um pouquinho mais de nutrientes (isso foi o que me ensinaram ou me fizeram entender).

Já os pedriscos têm a unica função de fornecer a drenagem.

Vc já tentou conseguir os cacos de tijolo em uma loja de Materiais de construção? Lá tem muito na área de carregamento.

God bless you!
_________________
O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
IanaMel
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 06/01/10
Idade: 37
Mensagens: 172
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 10:44 am    Assunto: Responder com citação

Oi ladir, na verdade o problema não é bem conseguir os cacos de tijolo, aqui em casa está em construção e tem bastante. O problema maior é quebrá-los até o tamanho adequado de 3 a 7 mm. Eu pensei em usar um pouco mais de vermiculita, pra fazer a função de absorção...
_________________
Iana Melo
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
CARLOVICH
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 21/12/09
Idade: 48
Mensagens: 354
Localização: SÃO PAULO-SP

MensagemEnviada: Qua Fev 03, 2010 12:07 pm    Assunto: Responder com citação

OLÁ...! EU ACHO QUE A VERMICULITA COMO ABSORÇÃO JÁ CUMPRE O QUE PROMETE... O CACO DE TIJOLO POR SER POROSO, NÃO ENXARCA MAS RETÉM MOLÉCULAS DE ÁGUA TAMBÉM... EU NÃO UTILIZO EXATAMENTO PELO TRABALHO....

A AREIA AO MEU VER TAMBÉM RETÉM ÁGUA... PORÉM SECA MAIS RÁPIDO...
PORTANTO DEVE-SE TOMAR MAIORES CUIDADOS QUANTO AOS INTERVALOS DAS REGAS...

O SOLO VEGETAL TAMBÉM RETEM UM POUCO... E O HUMUS TAMBÉM... SÓ TOMEM CUIDADO PARA NÃO COLOCAREM MUITO MATERIAL ORGÂNICO... POIS AI DEVEREMOS SUBSTITUIR O SUBSTRATO QUANDO ELE ESGOTAR-SE...
ISTO É APENAS O RESULTADO DE ALGUMAS OBSERVAÇÕES BASEADAS EM EXPERIÊNCISA MINHAS...

EXISTE NO FÓRUM PESSOAL ESPECÍFICO E TÉCNICO QUE PODE DAR INFORMAÇÕES EMBASADAS OU DETALHES MUITO MAIS ESPECÍFICOS QUANTO AO SISTEMA FISIOLÓGICO DA PORÇÃO RADICULAR DE UMA PLANTA....

POR ENQUANTO MINHAS MUDAS E BROTOS ESTÃO AGUENTANDO BEM COM ESTA MINHA RECEITA....

ABRAÇOS....
_________________
Tree at work!! Árvores treinando-me...!!!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ChepA



Registrado: 27/01/10
Idade: 42
Mensagens: 13
Localização: Porto Alegre-RS

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 2:13 pm    Assunto: Responder com citação

Cfe falei acima, segue minha Cerejeira no escorredor:

FOTO ATUALIZADA 03/02

Ela tava ficando um poko murchinha, mas ai comecei a dar bastante agua e ela ta ficando mais bonita. Tb pq aqui essa semana a temperatura não baixa de 35ºC!

[]'s
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/02/09
Mensagens: 847

MensagemEnviada: Sex Fev 05, 2010 8:54 pm    Assunto: Responder com citação

ola Inamel, retirando a sua duvida sobre as pedrinhas coloridas: As pedrinhas coloridas contem substancia para pegarem a cor e isto pode ser prejudicial a planta o mais facil é vc pegar areia grossa e penerar...
moer tijolo realmente ninguém merece...
a parte fina da areia vc pode lavar e usar para fazer estaquias e recuperação de yamadori.

t+.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil