|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JulioRJ 1.o PASSO

Registrado: 31/01/10 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:26 am Assunto: |
|
|
problema arzevinko .. voce critica todas os topicos .. voce acha defeito em tudo .. voce falou em conicidade invertida.. po meu camarada ja ouviu falar em vassoura invertida ???
acho que quem tem que ler é voce .. o nebari estava enterrado ... desenterrei a 2 anos e ele estava desse jeito, gostei muito pois existem trançados que foram feito pela propria planta |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 11:34 am Assunto: |
|
|
Certo, você tem razão, eu critico demais, vou assumir isso como algo a ser melhorado, obrigado por me alertar.
Agora, quero que você esclareça algo que ficou no ar...
Quando critiquei o nebari da planta, você respondeu:
JulioRJ escreveu: |
a situaçao é que todas as minhas plantas se percebeu, sao artificiais, as raizes entrelaçando sao artificiai
|
E agora dizes o seguinte:
JulioRJ escreveu: |
o nebari estava enterrado ... desenterrei a 2 anos e ele estava desse jeito, gostei muito pois existem trançados que foram feito pela propria planta
|
Natural, artificial, aparentemente temos um conflito de conceitos, gostaria que você nos ensinasse, portanto, onde se enquadraria tua planta. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 2:55 pm Assunto: |
|
|
ela parece artificial .. mas foi feita naturalmente .. esse nebari . nao tive a intençao de entrelaça-lo ... ficou com aspecto artificial naturalmente |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 3:00 pm Assunto: |
|
|
Olha, Laudir, agradeço por usar minhas palavras! Quando disse "nebari natural", digo, sem intervenção do homem. Eu acho muito difícil retirar uma planta do solo com 20 anos de idade e seu nebari ser perfeito, vai ser igual a esse ou pior. Para ter radialidade, algumas espécies a produzem naturalmente, mas você pode pegar 100 pitangueiras que cresceram livremente, 99% não terá um nebari agradável, "perfeito". Por isto o meu comentário. Este nebari pode sim ser melhorado, e muito, mas com técnicas avançadas ou com uma alporquia na qual a espécie nem sempre responde bem. A ponta das raízes cortadas produziram raizes finas pouco estéticas, deveriam ser cobertas para melhorarem. Enxerto de raízes provavelmente sejam a melhor saída. Para quem tem só 22 anos e pouca orientação a planta é bem interessante. Se Julio não quiser eu a aceito numa boa! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 3:02 pm Assunto: |
|
|
Em tempo: o trançado eu retiraria, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 3:59 pm Assunto: |
|
|
essas raizes finas foram criadas nos ultimos 2 anos..... mas é aquilo que disse,, como o nebari estava enterrado eu me dediquei a parte de cima .. quando transplantei ve o nebari horrivel.. estava pior . fiz o melhor que pude para coloca-lo do jeito que esta agora.. to pegando essas opinioes e anotando para daqui um tempo poder fazer mais pelo nebari .. pois acho que ainda esta muito recente ... isso é que é o certo Joao .. uma opiniao como a sua .. é uma opiniao para reparar a planta, o que esta feito esta feito e nao uma opiniao de uma poda radical que se resolve uma planta q trabalhei durante anos.. quando postei o ulmus espiralado.. postei em busca de opinioes para resolver a triangulaçao, copa etc .. e nao a opiniao de alguns que disseram CORTE NA RAIZ E COMEÇE DO ZERO . .. entendeu joao ? o porque da minha revolta .. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
Vamos relaxar pessoal!
JulioRJ,
quando recebo criticas que não me interessam eu simplesmente ignoro, antes eu discutia, mas isso só cria atritos.
Arzivenko,
relaxa, não leve as regras tão ao pé da letra. Sabemos que internet tem problema de entonação, as vezes um comentário simples pode ser entendido como uma critica.
BON(M)SAI GALERA _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 5:22 pm Assunto: |
|
|
pois é Rodrigo .. imagina .. fiz esse ulmus espiral desde que tinha 13 anos .. achei que fosse estilo.. agora ele esta realmente um caos..entao postei ele para ouvir opnioes como : CORTE OS GALHOS DA COPA .. DEIXE CRESCER OS LADOS POIS A TRIANGULAÇAO ESTA RUIM ..
e nao foi esse o caso .. tive opinioes ignorantes assim : ESSA PLANTA ESTA HORRIVEL, CORTE NO ZERO E APROVEITE APENAS A RAIZ .. .
PO .. perai nao eh assim .. concerteza voce esta entendendo o que estou querendo dizer ..
Abraçosss |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 7:01 pm Assunto: |
|
|
Então PAZ e CARNAVAL!! _________________ João josé
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 7:32 pm Assunto: |
|
|
Não vou mais discutir este assunto, este é meu último comentário a respeito desde tópico e do outro, portanto, se quiser conhecer meu ponto de vista, leia com cuidado. Mas se teu ponto de vista basta, nem perca tempo.
Em momento algum fiz críticas diretas a qualquer pessoa, como o título deste forum diz, este é o local de analisar, comentar e criticar as plantas dos outros. Pessoalmente acho que é a forma mais rápida de se aprender e de melhorar, refletir a respeito das críticas e aceitar aquelas que me parecem úteis, com humildade, sem arrogância, afinal, se eu já considerasse minhas plantas perfeitas, não precisaria da opinião dos outros.
Parece que ninguém lê realmente as coisas.. bom, vou colocar pela terceira vez meu comentário original:
Arzivenko escreveu: |
É uma planta linda, parece bastante vigorosa e sadia, porém peca em estilo.
O nebari está uma bagunça, provavelmente foi negligenciado por anos. Quanto tempo faz que o substrato foi trocado completamente? Cogite fazer isto, organizando melhor as raízes, da mesma forma que podes, sem pressa, começar a analisar e cortar algumas raízes que cruzam e não poderão ser realocadas.
A estrutura primária do tronco não é harmônica, mesmo em um estilo naturalistic ela pecaria em balanço.
Obviamente que não vou nem sugerir uma poda mais radical em uma planta com 40 anos, agora ela já conquistou a afeição de todos. Sugiro que então faça a desfolha e nos mostre a estrutura dela, para ver se surge outra alternativa.
|
Rodrigo_Dias_RJ Como podes ver, meu comentário não foi apegado às regras, eu apenas fiz uma análise crítica da planta, pontos positivos e negativos! É o que eu espero que todos façam com as minhas plantas, mas se preferirem posso simplificar a partir de hoje, "bela planta", "linda", "parabéns".
JulioRJ Por favor, seja mais íntegro daqui para frente, você se contradiz a cada resposta, quando tento argumentar, você foge fora...
Vou parafrasear algumas passagens:
JulioRJ escreveu: | todas as minhas plantas se percebeu, sao artificiais, as raizes entrelaçando sao artificiais .. tento buscar formas que na natureza seria dificil de encontrar .. minhas plantas nao sao para parecer com uma arvore adulta, e sim parecer uma obra de arte . onde a natureza nao faria uma forma que eu faço .. |
Até este ponto achei que você tinha deixado o nebari assim propositalmente, afinal, você criou a obra de arte como ela é, certo?
JulioRJ escreveu: | o nebari desta planta permaneceu enterrado durante 20 anos .. entao nao tem como ser artificial pois foi a natureza que fez |
JulioRJ escreveu: | acho que quem tem que ler é voce .. o nebari estava enterrado ... desenterrei a 2 anos e ele estava desse jeito, gostei muito pois existem trançados que foram feito pela propria planta |
JulioRJ escreveu: | ela parece artificial .. mas foi feita naturalmente .. esse nebari . nao tive a intençao de entrelaça-lo ... ficou com aspecto artificial naturalmente |
Bom, agora o nebari ficou assim porque ficou enterrado por 20 anos, sendo que se desenvolveu naturalmente. OK, mas não foi o que eu falei? O nebari está uma bagunça, provavelmente foi negligenciado por anos. Você disse a mesma coisa com outras palavras! agora, por qual motivo eu fui carrasco contigo? se você mesmo concorda com o que eu falei?
JulioRJ escreveu: | acho que quando todos elogiam e somente voce critica minha arvore .. acho que seria um pouco de inveja sua |
Por favor, eu também elogiei a planta, mas além de elogiar, eu apontei as falhas que ela tem, mas tudo bem! não é motivo para jogar fora, eu também falei que agora ela já tem sua personalidade, e qualquer bonsaista apegado não faria nada radical nela! Mas veja bem quem está atacando quem aqui, eu não te fiz nenhuma crítica direta, eu apenas analisei tua planta!
JulioRJ escreveu: | quando postei o ulmus espiralado.. postei em busca de opinioes para resolver a triangulaçao, copa etc .. e nao a opiniao de alguns que disseram CORTE NA RAIZ E COMEÇE DO ZERO . .. entendeu joao ? o porque da minha revolta .. |
JulioRJ escreveu: | fiz esse ulmus espiral desde que tinha 13 anos .. achei que fosse estilo.. agora ele esta realmente um caos..entao postei ele para ouvir opnioes como : CORTE OS GALHOS DA COPA .. DEIXE CRESCER OS LADOS POIS A TRIANGULAÇAO ESTA RUIM .. |
Você deveria ter dito isto quando colocou teu ulmus naquele tópico, mas ao invés disto veja o que escreveu:
JulioRJ escreveu: | bonsai eh dar forma improvaveis na natureza.. gosto deste estilo de planta meio artificial, |
Bom, vou ignorar o fato de ter dito que o problema dos brasileiro é que seguem demais as regras (acho que é justamente o oposto, de qualquer forma, esse papinho de "o problema dos brasileiros" não cola). Vou ignorar o fato de usar coníferas para explicar o motivo das formas de tua decídua, também vou ignorar o fato do artificial/natural (que toda hora tem seu conceito invertido) e por fim, vou ignorar teu conceito de bonsai, que está bem perto de topiaria e ficus trançado.
Por fim, peço mil desculpas se causei transtorno em tua vida, peço desculpas se feri teu ego, e para não te agredir novamente (falando de tuas árvores) este será o último comentário que faço em tuas plantas, sinta-se livre para o que quiser.
Um abraço. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 9:48 pm Assunto: |
|
|
ahhhh meu camarada fica com teus yamadori ai e volta pra paraiba valeu ... vai caçar um enxada ... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:08 pm Assunto: |
|
|
Julio vou postar mais uma vez e se você não gostar da minha postagem, por favor, ignore, não é necessário responder, e eu prometo que nunca mais clico em um tópico criado por você, OK?
-O Bonsai é uma representação artística das árvores mais BONITAS, ANTIGAS e PERFEITAS da natureza e não de qualquer árvore.
-Todos os estilos que existem são baseados em árvores reais, que existem na natureza.
-Todas as técnicas e padrões estéticos visão recriar as coisas que acontecem com essas árvores na natureza durante centenas de anos, por tanto, o artificial não tem espaço e técnicas aplicadas de forma errada também não. Se a natureza cria um tronco retorcido a árvore tende a ser toda retorcida, não dá para ter uma parte reta, a outra retorcida, a outra parecida com uma mola, etc... fica antinatural e totalmente contrário ao espírito do bonsai que é criar uma miniatura das árvores mais belas da natureza!
-Como foi te dito no outro tópico sobre o estilo literati, que você se quer sabia que existia na natureza: O alumínio presente no solo queima a gema primária e a secundária toma o seu lugar dando à planta uma grande sinuosidade.
-Essa é a maior prova de que você não gastou nem um segundo estudando o assunto: achava que o literati não existia na natureza!
-Não é porque existem árvores feias e esquisitas na natureza que devemos copiá-las.
-Todas as dicas e críticas que você recebeu foram feitas por pessoas que queriam te ajudar a deixar a suas plantas o mais perfeitas possível.
-Você deveria se sentir agradecido por tantas pessoas terem perdido tempo olhando para as suas plantas e tentando te ajudar a alcançar um resultado o mais perfeito possível dentro de uma arte que você não entende muito.
-Pare de tentar convencer o mundo a gostar das coisas que você inventa. Quando você criar algo diferente que realmente seja bom as pessoas vão reconhecer, mas isso tem que acontecer naturalmente, você não pode obrigar ninguém a gostar das suas coisas. Quanto mais cedo você aprender isso mais chances você terá de ser feliz na vida. Ser mimado e arrogante só prejudica a você mesmo.
-Repito: as pessoas que mais fizeram críticas às suas plantas foram as que mais tentaram te ajudar.
-As árvores estrangeiras que você disse que são melhores que as nossas são as que mais seguem as regras e por isso são tão perfeitas. Faça o seguinte: leia todas as regras do bonsai, depois compare todas as regras com as árvores estrangeiras e você verá que os melhores bonsaistas do mundo e as árvores mais bonitas são as que melhor cumprem as regras.
-Perca a preguiça de estudar. Compre um bom livro, visite bons sites e aprenda o que é bonsai porque você não tem capacidade para reinventar uma arte que vem sendo aprimorada há milhares de anos.
-Todos os bonsais de outros bonsaistas que você postou como exemplos seguem de forma quase perfeita as regras que você ignora e não se deu o trabalho de aprender.
-Repito: Se você não gostou de alguma coisa que eu disse ignore, não responda, que eu nunca mais abro um tópico criado por você.
Abraço! |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:45 pm Assunto: |
|
|
caro marco . agradeço pelas palavras ditas acima .. alguns entenderam o pq da minha revolta. trabalho naquele ulmus espiral a 10 anos .. começei ele quando eu tinha 12 anos .. e a planta agora esta estranha .. entao pedi sugestoes do tipo JULIO CORTE OS GALHOS DA COPA .ou entao JULIO, DEIXA O GALHOS INTERMEDIARIOS CRESCEREM PARA FORMAR A TRIANGULAÇAO.. so que alguns membros como o Arzivenko.. deram respostas agrecivas .. ESSA PLANTA ESTA UM CAOS, PELO AMOR DE DEUS CORTE NO ZERO E APROVEITE APENAS A RAIZ . pq uma pessoa dar uma resposta dessa .. é uma pessoa ignorante, uma pessoa que acha q é a dona da verdade . se voce perceber a maioria dos topicos que ele opina, é criticando ou querendo dar AULA ..
ta me entendo ? sei que exagerei nas minhas respostas, mais foi na intençao em mostrar para esse paraiba que ele tem q ser mais sutiu e menos ignorante ....
faço parte deste forum a pouco tempo e gostei .. ja havia feito contato com o rodrigo por orkut .. somos vizinhos de cidade ..
em um forum como esse, cheio de pessoas que entendem do assunto .. voce tem que estar muito seguro do que postar .. bom o Arzivenko disse que trabalha com plantas a 1 ano e meio .. o meio ulmus espiralado tem um tabalho de 10 anos feito por mim quando eu ainda era criança ..
pela experiencia que tenho.. achei um absurdo ele fazer uma ignorancia dessa com uma planta que me acompanha desde criança ..
meu lance nao eh com voces .. eh pela ignorancia feita pelo Arzivenko em todos os topicos que eu coloco no forum ..
ta entendendo ??
abraçoooo . |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:47 pm Assunto: |
|
|
desculpe os erros como AGRECIVAS .. escrevo rapido .. |
|
|
 |
JulioRJ 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 13, 2010 10:51 pm Assunto: |
|
|
peguei o ulmus quando ele tinha 7 anos e eu 12 . era pequeno .. fiz 10 anos de trabalho nele . agora ele esta com 17 .. voce acha que seria certo seguir o Arzivenko .. cortar na raiz .. ????? pelo amor de deus ne gente ..
e o lance da critica .. ESTA PLANTA ESTA UM CAOS .. TUDO HORROROSO E TAL .. .. proibido o têrmo. perai .. esta planta eh como uma irma pra mim ..
primeiro que ele deve ter respeito com qualquer planta na natureza.. nunca dizer que uma planta é o caos .. muito menos uma planta q nao eh dele |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|