Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Henrique Domingues 1.o PASSO

Registrado: 19/12/09 Idade: 46 Mensagens: 149 Localização: Bocaina-SP
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 4:47 pm Assunto: Crescimento do Bonsai |
|
|
ola pessoal,
Bem como sabem nao tenho experiencia com bonsai e aos poucos estou aprendendo. Agora arrumei uma muda de um pinheiro( ainda nao sei a especie) em breve postarei fotos.
Pessoal e o seguinte; eu estava pensando...
Para fazer um bonsai obtendo apenas uma muda e alguma especie, no caso vamos supor a muda do meu pinheiro.
Nao seria mais viavel ao invez de eu deixar a muda em um vaso de bonsai, plantar a muda na terra mesmo (claro que bem preparada adubada etc) e conforme for crescendo, no proprio solo, eu ir colocando os arames e dando forma ao bonsai?
Penso o seguinde nao teria um crescimento mais rapido e claro engrossaria o troco e os galhos mais rapido do que deixa-lo num vaso de bonsai?
estava pensando em deixar no solo e ir dando forma a ele, e quando estiver com um troco e galhos razoavelmente com um calibre legal dai sim eu colocaria no vaso.
O que voces acham?
Como disse sou muito novo no assunto e espero que minha pergunta nao seja tao ruin assim rsrsrs
grande abraco a todos |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 5:51 pm Assunto: |
|
|
vc pode utilizar o escorredor/mamadeira
mas plantar no chão pode tb....
neste caso vc tem q ver o seguinte:
1. mesmo depois da parte aerea estar pronta, vc terá de trabalhar as raízes. Pois plantada no chão a arvore vai soltar a raíz (ponteira) apical.
2. para evitar a raíz apical, o pessoal aqui do forum utiliza um prato virado de boca pra baixo. no fundo do buraco... logo em cima a planta ... pode deixar as raízes tocarem o prato.
3. se vc tem intenção de fazer um buraco com 40cm de profundidade e 40cm de largura/comprimento, faça esta medida ao dobro... ou seja: 80cmx80cmx80. Enxa o fundo com terra bem adubada. coloque o prato, coloque a planta e preencha o restante com areia grossa.
é uma sugestão minha. aguarde mais opiniões. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 7:24 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica,
Relamente nao havia pensado na raiz apical, realmente ela cresceria muito grande e para baixo impossibilitando depois de coloca-la em um vaso.
O melhor entao seria plantar em um vaso nao tao profundo mas com uma area boa nas laterais certo ?
abracos |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 9:38 pm Assunto: |
|
|
Bom amigo, plantas plantadas diretamente no chão tem o desenvolvimento muito mais rápido isto é fato.
Já o li em algum tópico por aqui onde o grande bonsaista Nicky Furi sugerir a um colega que retirasse sua planta do vaso ou escorredor não me lembro direito e a planta - se no chão, para desenvolver mais todo o conjunto da planta.
Bom o que eu sugiro a vc é que siga o conselho do amigo Laudir sobre o prato virado de boca pra baixo.
. |
|
|
 |
Allan M Visitante
|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 9:52 pm Assunto: |
|
|
Sérgio,
É muito recomendado para alguns bonsaístas para que plantem suas plantas no chão no intuito de desenvolvê-las e trabalhá-las. Porém em alguns casos (como o de pessoas que moram em apartamentos ou casas que não têm uma área com terra, um jardim, etc, como é meu caso), se usa a dupla dinâmica de escorredor mais mamadeira.
Alguns até preferem usar o escorredor+mamadeira pois possibilita, entre outras coisas, o controle das raízes, controle de adubação, troca mais fácil de substrato (em casos onde o substrato pode ter sido feito errado), controle de luminosidade (caso sua planta estiver queimando por execesso de sol ou recebendo pouca insolação, pode facilmente trocá-la de local), etc.
Isso, como vês, varia de bonsaísta para bonsaísta a depender de suas possibilidades.
Na verdade eu não sei dizer qual das técnicas é mais ''rentável'', uma vez que comecei há pouco o uso de escorredor e por hora não vou poder plantar nenhuma de minhas plantas no chão.
Acho que a dica mais importante, caso for plantar alguma de suas plantas no chão, é a de dar atenção ao nebari e às raízes. Como foi dito, tem de se ter cuidado com a ponteira que pode se fazer. para evitar isso, usa-se um prato plástico ou qualquer outro com a boca virada para baixo (convexo) no intuito de que as raízes se "distribuam" horizontalmente. |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 17, 2010 10:52 pm Assunto: |
|
|
poxa bem legal o link da pra ver certinho como fazer.
Acho que irei comecar essa tecnica, assim e mais garantido.
So mais uma pergunta:
Como devo fazer o substrato do escorredor? ali fala de materia organica e nao organica, posso utilizar aquela terra vegetal (preta) que vende nas lojas para plantas ? qual a porcentagem de cada?
Vou comecar a plantar varias mudas de varias especies e fazer um pequeno viveiro de bonsai, assim daqui uns 3 anos terei varios exemplares legais e ate la da pra aprender muitaaaa coisa.
Pessoal obrigado pelas dicas. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 8:13 am Assunto: |
|
|
Bom dia Sergio.
Bom sobre o substrato do escorredor.
Eu uso
-> 20% de terra preta(essa ai q vc citou)
-> 80% de pedriscos de 2 a 5mm
na bacia (mamadeira) eu uso so terra preta ou terra preta com esterco bovino curtido... e uma adubação organica forte...
boa sorte |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 9:21 am Assunto: |
|
|
valeu pelas dicas,
Gostaria de postar mas uma pergunta aqui mesmo ao inves de criar um outro topico.
Vi em algumas foto que os bonsais ficam ao ar livre, fico pensando se nao ha problem em dias de muita chuva ? principalmente igual tivemos em janeiro que choveu praticamente todos os dias, o que voces aconselham deixar em algum lugar coberto com boa luminosidade ou pode deixar ao ar livre sem problemas ?
obrigado mais uma vez |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 10:22 am Assunto: |
|
|
Minha sugestão é que se deixe ao ar livre mas com uma cobertura que impessa que as plantas sejam massacradas por chuvas torrenciais.
recomendo um sombrite ou deixa-las abaixo de alguma arvore alta. Se bem que corre-se o risco desta árvore cair sobre os bonsai kkkk _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 11:43 am Assunto: |
|
|
Lembre-se que algumas plantas não gostam de muita água. Se vc deixar ao ar livre faça como o Laudir sugeriu. use sombrite ou deixa debaixo de plantas mais altas ou debaixo de alguma proteção. _________________ Abraços,
Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/ |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 12:05 pm Assunto: |
|
|
legal,
No momento o meu esta em uma area coberta, mas como vou fazer varios bonsais e ir aprendendo mais entao terei que arrumar um lugar reservado e especial, vou fazer um pequeno coberto de eternit no quintal de casa entao e colocar os bonsais em baixo assim ficara protegido de chuvas e tera boa luminosidade. como o quintal e bem grande entao terei espaco de sobra ainda. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 12:18 pm Assunto: |
|
|
nossa que legal ficou show mesmo, ehh por enquanto vou comecar devagar e aos poucos posso ir aumentando gracas a Deus tenho especao de sobra no meu quintal e muitooooo grande mesmo da pra construir umas 2 casas pequena so nos fundos do quintal de casa, entao espacao nao sera problema.
Consegui hoje um pingo de ouro maravilhoso, ele ta no quintal da minha tia e ela disse que poderia pega-lo, o tronco principal ja esta por natureza bem grosso e torto e tem algumas raizes legais nas laterias, mais tarde vou la arranca-lo e coloca-lo em um vaso depois colocarei fotos para opnioes de como arrumar ele bem legal.
abracos |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 12:21 pm Assunto: |
|
|
estaremos aguardando as fotos  _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|