Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vderetti 1.o PASSO

Registrado: 17/01/10 Idade: 36 Mensagens: 149 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Qui Jan 28, 2010 11:54 am Assunto: Jabuticabeira yamadori!! (Atualizado - 31/03/10) |
|
|
Pessoal, achei esta jabuticabeira na casa do meu vizinho que ia cortá-la, então resolvi pegar.
Isso foi dia 11/01 e depois de replantar e podar ela ficou assim.
Então ela ficou um pouco esquecida e sofreu um ataque de formigas, da qual ela está se recuperando agora. Cheia de brotos.
Olhem as brotações.
Cortei pouco os galhos porque foi minha primeira árvore, então estava com medo de prejudicá-la. O que acharam?? Gostaria de ver suas projeções.
Editado pela última vez por vderetti em Qua Mar 31, 2010 2:30 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 6:48 am Assunto: |
|
|
ahh sorte
uma bela jabu.
abraços |
|
|
 |
ricardosantos07 2.o PASSO

Registrado: 07/12/09 Idade: 41 Mensagens: 294 Localização: Salvador-BA
|
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 11:02 am Assunto: |
|
|
vderetti,
Notei que ela está sem proteção (sombra). Não deveria deixá-la à sobra por 30 dias? Está com sol direto?
Eu estou com uma muda de jabu muito parecida com a sua, e estou na torcida pra que ela se recupere do transplante. Quais os cuidados que vc teve com ela até o momento? |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 11:44 am Assunto: |
|
|
Muita água e sombra, de preferência rega até trêz vezes ao dia e se possível usar algum hormônio enraizador. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 29, 2010 12:02 pm Assunto: |
|
|
Flavio, elanão está com sol direto. Coloquei alí só para tirar a foto.
Ela ficou um tempinho abandonada, então pegou um pouco de sol em outro lugar que estava por isso as folhas mais velhas estão queimadas. Água ela teve em abundância, choveu bastante aqui e deixei ela na chuva, pois o substrato tá bem drenante, apesar de agora ele estar meio comprometido por causa das formigas. Mas é isso, e o enraizador.
Jabuticaba é uma planta forte, se recupera muito rápido e gosta de água.
Boa sorte com a sua Jabu. |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 11:17 am Assunto: |
|
|
Atualizando...
menos de uma semana...
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 6:11 pm Assunto: |
|
|
Amigo
Esta tua jabu tem tudo pra ficar parecida com a do amigo Blackneedles deste tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13638 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 7:34 pm Assunto: |
|
|
Seficar parecida estou feliz...
Acho que agora o melhor que eu tenho a fazer é deixar ela crescer livre um bom tempo, né?? |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Fev 03, 2010 8:10 pm Assunto: |
|
|
Deixe ela crescer sim, lembre que ela está gastando as energias para formação das folhas, as quais irão fotossintetizar e prover a planta toda com hidrocarbonetos, só então ela vai de fato enraizar. Por esta razão é importante não perturba-la, e não remover massa verde, qualquer folha é importante nesta fase! |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 11:20 am Assunto: |
|
|
Olá vderetti,
sua jabu vai indo muito bem... parabéns. Acho que sua planta ficaria bem assim, o que acha? (foto) Pretendo fazer isso com a minha, que, alias, já está brotando. Ufa, Assim como vc, eu tive medo de cortar muito os galhos. Entao deixei os galhos bem altos. Mas 3 dias depois do transplante eu decidi arriscar e ja cortar bem baixinha, com 24 cm, já no tamanho definitivo porque no meu entender, eu perderia o tempo da brotação que surgiria nos galhos altos. Ja que estamos falando de uma planta a medio prazo... 5 anos para formação.
a minha está qui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13606
Estou usando o complexo B, 3 vezes por semana, porque nao encontrei o hormonio enraizador. Por quanto tempo vc mantem o enraizador depois do transplante? Por ter duas jabus parecidas em fase inicial, penso que podemos trocar experiencias.
Continue compartilhando conosco evolução de sua planta.
um abraço
 |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 08, 2010 12:08 pm Assunto: |
|
|
Atualizando...
Mais 5 dias e olha só que bela brotação.
Como instrução do nosso amigo forista Arzivenko, deixo ela crescer livre... Flavio, repondi no teu tópico.
Valeu. |
|
|
 |
vderetti 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 12:14 pm Assunto: |
|
|
Aí está mais uma atualização...
10 dias depois da última.
 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Fev 18, 2010 12:17 pm Assunto: |
|
|
Continua somente olhando, regando e fotografando... fazendo isso vc nao vai estressar tanto ela kkk _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 4:37 pm Assunto: |
|
|
vderetti, blz?
sua jabu está ficando interessante...
voce disse que ela tinha tomado um pouco de sol e por isso queimou as pontas de algumas folhas.
aqui vai uma pergunta, ja que voce conduziu muito bem a sua até agora. voce acha que corro este risco colocando a minha jabu a meia sombra (sombrite 50%) agora que ela está com pequenas brotacoes? Ja tem 1 mes na sombra. |
|
|
 |
|