FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus... como fazer corretamente?
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 14, 2010 8:12 pm    Assunto: Ficus... como fazer corretamente? Responder com citação

Olá, é a primeira vez que posto aqui no fórum...
Bom, não precisa falar que sou iniciante, mas sempre gostei de bonsai. Com as poucas informações que eu tinha há 6 anos atrás, adquiri uma muda de ficus que com o tempo fui trabalhando para que ficasse o mais parecido com um bonsai...mas não é! (foto1). Detalhe que era daqueles ficus torcidos e se fundiram (ainda da para ver as linhas torcidas)
Recentemente ele foi infestado por uma praga que não sei o que é (foto2). Um colega meu então sugeriu que eu fizesse a desfolha e que assim também teria folhas menores brotando... então o fiz (foto3). Logo depois encontrei o fórum atelier do bonsai e entendi que antes de fazer qualquer besteira eu poderia aprender com quem entende...
Venho então pedir ajuda para vocês, sugestões (podem ser sinceros) sobre esta muda. Gostaria de transformá-la em um bonsai mesmo. Está neste vaso há 4 anos sem troca de substrato e nem poda de raízes. Deixei a copa crescer bastante para ver se o tronco aumentava mais rápido (as raízes cresceram bem).

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 14, 2010 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com seu amigo, a desfolha total é a melhor opçãopara acabar com pragas nas folhas, só não se esqueça de colocar as folhas fora ou até queimalas se deixar no chão do viveiro ou no vaso do bonsai o problemas não vai resolver.
O ficus tem portencial e ótimo nebari porém ele esta muito alto (poucos galhos baixos) eu sugiro uma alporquia na próxima primavera,
mas vamos esperar mais opiniões...

boa sorte...
t+
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 14, 2010 10:04 pm    Assunto: Responder com citação

As sugestões dadas são boas.
A planta está precisando de espaço para as raízes, provavelmente elas devem estar enrolando pelo vaso, o que vai dificultar você melhorá-lo depois. Então trocar de vaso é urgente para um mais largo, nem tanto profundo.
A praga me parece ser o trips. A desfolha é o ideal, mas possivelmente será necessário uma aplicação de inseticida próprio.
Se a planta crescer mais e deixar outros galhos crescerem mais abaixo pode não ser necessária a alporquia. Existem dois ou tres galhos grosso lá no alto da copa, acho que vai ter que decidir por um só. Preciso de fotos de outros angulos.
Tenho um Ficus benjamina postado aqui, recentemente, que pode te dar alguma luz: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13680&highlight=ficus+benjamina

BOA SORTE!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Rodrigo, mas o que é alporquia?

Oi João, realmente, eu também queria colocar ele num vaso mais raso e largo, mas teria prblema ser agora? Ou espero um pouco ou época certa?
Vou tirar umas fotos de outros angulos
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 10:00 am    Assunto: Responder com citação

O Ficus aguenta tudo, desde que você deixe-o uns 15 dias na sombra, tranquilo!

"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 10:53 am    Assunto: Responder com citação

Aproveitando o transplante, será que existe a possibilidade de tirar aquela raiz central (prolongamento do caule) junto? ela deve ter uns 2 cm de diâmetro.
Que mistura de terra faço também?

Editado pela última vez por Nikkei 100 em Seg Mar 15, 2010 5:31 pm; num total de 1 vez
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 11:05 am    Assunto: Responder com citação

Nossa, não tinha reparado nisso! Pode sim, deve. Mas é bom colocar alguma pasta cicatrizante após o corte. Tente fazer este corte de forma limpa, sem traumatizar muito a planta, pois se contaminar muito (fungos e bactérias) pode ser perigoso. Você tem alicates próprios para isso ou uma microrretífica? Ah, e cuidado ao desfazer o bolo de raízes pois elas são frágeis. Ela ainda está desfolhada? Se estiver, melhor ainda! Boa sorte!

ricardosantos07
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 11:24 am    Assunto: Responder com citação

Nikkei,

Uma ajuda sobre Alporquia: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/como-fazer-alporquia.html

Ricardo Santos
Salvador-BA
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 2:01 pm    Assunto: Responder com citação

ola, sugiro vc não podar as raizes agora, acredito que o transplante agora comprometa a planta mesmo sendo uma espécie resistente. O corte pode ser feito limpamente com uma tesoura bem afiada.
A alporquia é uma tecnica de reprodução da planta... http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/alporquia.htm
Se precisa ser feito neste ficus vai depender se vc prefere uma planta grande ou pequena.
Não se esqueça de que os galhos baixos devem ser mais grossos do que os mais altos...

boa sorte...
t+.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Eu gostaria que meu bonsai fosse daqueles grandes (mas na proporção certa). Sugestões para podar, acho que seria interessante agora que está quase sem folhas?!
seguem as fotos

frente

direita

atrás

esquerda

Gostaria de orientações quanto a poda e acerto de estilo.
[/img]
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 15, 2010 11:49 pm    Assunto: Responder com citação

Eu sei que tem um longo caminho, mas consigo visualizar esta planta, bem conduzida, a um patamar semelhante, mas por volta de uns 10 aninhos!
. Pode ser uma viagem, mas é uma inspiração e tanto!

Primeira coisa é retirar aqueles galhos laterais mais grossos, lá em cima, deixando o central que continua reto, dando continuidade ao tronco. Evite de pelá-la muito dos galhos, pode-os mais curtos para estimular novas brotações, e cuidado com desfolhas excessivas pois as vezes podemos perder alguns galhinhos! Se falei besteiras podem contradizer, amigos! Afinal é só minha opinião e a minha experiência!

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

João, sua sugestão seria estes cortes em vermelho?!
Podo também o primeiro galho (azul)?

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Estou projetando fazer um vaso novo para o meu bonsai, de cimento. Vou seguir a sugestão do colega e fazê-lo maior e mais raso. Já ouvi dizer que a profundidade do vaso deve ser a mesma da espessura do tronco?! Pretendo fazer um vaso redondo.
Tipo assim:
joão josé
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 16, 2010 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

A foto engana a gente as vezes. Quando falei galho central eu me referi olhando a foto da direita. Me parece ser o que mais continua o tronco reto inicial. A permanência deste galho inferior vai depender do estilo que vai querer. Se for seguir a proposta ele vai ser útil, se não pode ser retirado. O ideal é que, a maioria dos galhos seja diminuida, desde que existam folhas abaixo para poderem ser feitos galhos mais ramificados desde o início, evitando, assim, a ocorrência de galhos longos com folhas somente nas pontas, esteticamente duvidoso o resultado!
O vaso que pensas é muito bonito. Mas primeiro a desenvolva bem para poder chegar a colocá-la num vaso deste.

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2010 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

Editado pela última vez por Nikkei 100 em Qua Dez 29, 2010 3:24 pm; num total de 5 vezes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6

Ir para: